12.11.2018

FILMAÊ – 1º FESTIVAL DE CINEMA MÓVEL DE BRASÍLIA ESTREIA NO ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO

Restinga 1024x576 FILMAÊ 1º FESTIVAL DE CINEMA MÓVEL DE BRASÍLIA ESTREIA NO ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO

Evento cinematográfico recebe produções feitas com dispositivos móveis de 16 a 18 de novembro. A entrada é gratuita.

Steven Soderbergh, cineasta que ganhou um Oscar por Traffic, lançou Distúrbio, seu mais recente trabalho este ano. E um detalhe é surpreendente: o longa-metragem foi totalmente filmado com um Iphone. O público poderá conferir o resultado no dia 16 de novembro, sexta-feira, às 19h,durante a abertura do Filmaê – 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília. Oevento, que acontece até 18 de novembro no recém-inaugurado Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul – W3), dá espaço justamente para os trabalhos feitos por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

O festivalreúne cinéfilos, diretores consagrados e também aqueles que aspiram entrar para o mercado cinematográfico. Centenas de pessoas dos quatro cantos do país se inscreveram para participar do evento inédito no Brasil e na América Latina.

Foram 65curtas-metragens selecionados para passar na telona que será montada na sala Marco Antônio Guimarães do Espaço Cultural Renato Russo. Destes, 45 contemplam a mostra competitiva de produções nacionais e, os outros 20, compõem a mostra não-competitiva de filmes estrangeiros. Mas, no site do evento, os 82 curtas pré-selecionados poderão ser conferidos. Em www.filmae.com.br, pessoas de todo o país poderão ver com antecedênciae votar, pelo júri popular,nos melhores nas seguintes categorias: melhor filme, direção, atuação, edição, trilha sonora e fotografia. O júri oficial, formado pela equipe do festival, também marcará presença. Os vencedores, de cada categoria e área de atuação, serão premiados com programas de edição – um incentivo para continuarem no mercado – e com um troféu estilizado do Filmaê.

A abertura oficial do festival será na sexta-feira (16), às 19h. Distúrbio é uma trama de terror psicológico que retrata a história de Sawyer Valentini (Claire Foy), uma mulher que é perseguida por um perigoso stalker virtual. Ao recorrer à ajuda legal, ela é mandada para um sanatório e desconfia que o homem pode estar no mesmo local.O filme de 1h38 de duração estreou no 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Após a exibição, haverá um coquetel.

Mas a maratona vai começar logo pela manhã de quinta-feira (15). Debates, oficinas gratuitas que ensinam que é possível filmar conteúdos audiovisuais de qualidade utilizando apenas um smartphone ou tablet, exibição de filmes feitos por crianças e adolescentes rechearão a programação diurna do Filmaê.

As oficinas serão realizadas na quinta (15) e sexta-feira (16) das 9h às 12h e das 14h às 17h. A mostra com filmes que contemplam a categoria infanto-juvenil acontecerá às 10h de sábado (17). Uma boa pedida para os pais levarem seus filhos e os incentivarem a produzir.

Já a partir das 16h de sábado, será a vez dos filmes estrangeiros tomarem conta da telona. Às 19h do dia, filmes de ficção, documentários, reportagens, videoclipes e produções experimentais nacionais assumem sua vez na competitiva. No domingo (18), acontecerá um debate sobre “Narrativas Independentes: O Jornalismo Militante que utiliza o telefone como câmera e a conexão 4G como canal ao vivo”, às 14h30. As sessões de 18 de novembro se darão às 16h e às 18h. Às 20h, também de domingo (18), o público poderá conferir a premiação.  Programação completa em: www.filmae.com.br.  Todas as atividades e sessões têm entrada franca.

“Tivemos um retorno muito positivo, com pessoas de vários locais do país agradecendo por esta ideia. Afinal, o Filmaê permite filmar, com qualidade, sem grandes custos e recursos. Descobrimos que tem muita gente boa filmando pelo Brasil e abrimos uma oportunidade para estas pessoas. E isto inclui também os jovens e crianças que puderam ter contato com a sétima arte”, destaca um dos idealizadores e coordenador do Festival, Fernando Campos.

O Filmaê – 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília é uma realização da empresa Memória Digital e da Secretaria do Distrito Federal com o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura.

Oficinas e debates

O festival contará com quatro oficinas que pretendem mostrar ao público como é possível e divertido criar conteúdos audiovisuais de qualidade utilizando apenas o smartphone ou tablet. São elas: Oficina de produção audiovisual – técnicas de gravação com dispositivos móveis e a utilização de acessórios para smartphones e tablets; Oficina de produção de músicas e trilhas sonoras a partir de smartphones e tablets; Edição de imagens, pós-produção e finalização em tablets e oficina de fotografia e filmagens com smartphones direcionada a participantes da terceira idade.

O Filmaê fará também uma reflexão sobre a utilização criativa dos dispositivos móveis nos dias de hoje. O painel Quarta Tela terá palestras e debates sobre temas como: Narrativas independentes. O jornalismo militante que utiliza o telefone como câmera e a conexão 4G como canal ao vivo, o uso de dispositivos móveis no jornalismo tradicional e sobre o uso de dispositivos móveis na infância.

Equipe

FERNANDO CAMPOS – Coordenador Geral

GUILHERME CARVALHO – Produção Executiva

GUILHERME PASTANA – Produção Executiva

RODRIGO MAFRA -Programador Visual

MAURICÍO EUCLIDES DE LIME E BORGES – Designer Gráfico

LUDMILLA VALEJO – Coordenadora Administrativa

CECÍLIA BARROSO – Curadora da Mostra Internacional

BAÚ COMUNICAÇÃO INTEGRADA – Assessoria de Imprensa

 

Solipso 150x150 FILMAÊ 1º FESTIVAL DE CINEMA MÓVEL DE BRASÍLIA ESTREIA NO ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSORestinga2 150x150 FILMAÊ 1º FESTIVAL DE CINEMA MÓVEL DE BRASÍLIA ESTREIA NO ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSORestinga 150x150 FILMAÊ 1º FESTIVAL DE CINEMA MÓVEL DE BRASÍLIA ESTREIA NO ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSODistúrbio 150x150 FILMAÊ 1º FESTIVAL DE CINEMA MÓVEL DE BRASÍLIA ESTREIA NO ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSOAcômodo Incômodo 150x150 FILMAÊ 1º FESTIVAL DE CINEMA MÓVEL DE BRASÍLIA ESTREIA NO ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO

 

 

 

 

Serviço:

Filmaê – 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília

De 16 a 18 de novembro

Local: Espaço Cultural Renato Russo (W3 – 508 Sul)

Inscrições para oficinas, informações e horários: www.filmae.com.br

Entrada e inscrições gratuitas

Mostra infanto-juvenil

Classificação livre

Mostra de filmes estrangeiros e competitiva nacional

Não recomendado para menores de 16 anos

 

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!