EnglishJapanesePortugueseSpanish

Formando leitores através da escrita | Conferência de Jéferson Assumção


Foto Jeferson Assumção Formando leitores através da escrita | Conferência de Jéferson Assumção

Escritor e pesquisador, o conferencista defende o uso da escrita criativa como ferramenta para formação de novos leitores, mas também para ajudar profissionais de todas as áreas a inovar em suas respectivas áreas de atuação

No próximo dia 5 de maio, quarta-feira, das 9h30 às 11h, a Jornadinha Literária realiza a conferência Formando leitores através da escrita, com o escritor e pesquisador Jéferson Assumção. Com transmissão pelos canais da Jornada Literária do Distrito Federal no Youtube e no Facebook, Jéferson abordará a importância da escrita criativa para a formação não somente de futuros escritores, mas para profissionais de todas as áreas. A conferência é aberta ao público e a participação é gratuita. O público poderá interagir com o escritor enviando perguntas e comentários pelo chat do Youtube e do Facebook.

A escrita criativa tem-se revelado uma ferramenta cada vez mais preciosa não só para escritoras e escritores, mas também para profissionais de todas as áreas que, de alguma maneira, inovam, criam, imaginam em seus respectivos trabalhos. E conhecer os caminhos da escrita é de maior valor ainda para os formadores de novos leitores. O trabalho de Jéferson, com metodologia própria, mostra a maneira como arte da escrita é desenvolvida em três dimensões: técnica, criatividade e expressão. Trabalha a partir de uma visão sistêmica da escrita, relacionando-a com seus aspectos sociais e econômicos, além do estético. Na conferência, traz a ideia de escrita como sendo, ao mesmo tempo, arte e ofício, e não como fórmulas que norteiam uma visão industrial e massificadora.

Além de escritor e pesquisador, Jéferson Assumção tem-se dedicado nas décadas mais recentes à escrita criativa. Desde a década de 1980, começou a publicar contos e crônicas na imprensa e Santa Maria (RS).  Em 1994, lançou A Vaca Azul é Ninja, um “livro infantil para adultos” carregado de uma linguagem metafórica e de influências de Campos de Carvalho (1916-1998) e Manoel de Barros (1916-2014). Escreveu, entre outras obras, Berço de Judas (Editora Taverna, 2019); Notas sobre Turibio Núñez, escritor caído (BesouroBox, 206) bilingue português-espanhol); Cabeça de mulher olhando a neve (Besourobox, 2015). Os trabalhos com escrita ministrados por Jéferson tratam da criação de narrativas em diferentes linguagens e suportes tecnológicos; em distintos gêneros. Tratam as oficinas, também, da estrutura das obras literárias, linguagem, criação literária, sociologia da leitura, teoria literária, economia criativa, políticas culturais, transformações no sistema literário com os impactos das novas tecnologias. Todo esse material se revela da maior riqueza para os formadores de novos leitores.

Conferência | Formando leitores através da escrita

Com | Jéferson Assumção

Quando | 05/05/2021 – das 9h30 às 11h

Transmissão | Canal da Jornada Literária do Distrito Federal no Youtube e no Facebook

Vagas | Aberto ao público

A Jornadinha Literária do Distrito Federal é patrocinada pela Coordenação-Geral de Leitura, Literatura e Economia do Livro, do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, órgão da Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, pertencentes à Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo

Termo de Fomento/Ministério do Turismo nº 7/2020–PLATAFORMA+BRASIL nº 898708/2020, do Ministério do Turismo

FonteAgenda KB Comunicação

Foto: Foto Jeferson Assumção

ÁRVORES DO CERRADO

Por: visitebrasilia
Data: 03/05/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!