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17.02.2021

Francisco Maia deixa legado humanitário de assistência social e uma marca de inovação e integração do Sistema Fecomércio-DF

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Faleceu na manhã desta quarta-feira (17), aos 71 anos, em decorrência de complicações provocadas pelo Covid, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia. O pioneiro de Brasília deixa uma marca, sobretudo, de inovação, integração e responsabilidade social. Empresário dos segmentos de hotéis e de comunicação, Francisco Maia assumiu o Sistema Fecomércio-DF no dia 6 de fevereiro de 2019, procurou integrar, fortalecer e reestruturar as instituições – dando voz aos sindicatos, atendendo a população mais carente e unindo os empresários do comércio da capital do País.

Como presidente da Fecomércio, do Sesc e do Senac no DF, Francisco Maia deixa um legado histórico de combate à pandemia do coronavírus e de luta contra a fome e a desigualdade social. Assim que a pandemia surgiu, no primeiro trimestre de 2020, ele não mediu esforços para auxiliar a população e os empresários. Foram diversas ações: disponibilização de crédito junto ao BRB; doação de marmitas, sopas, máscaras e testes para a população. Também foi realizada uma campanha para ajudar os pequenos negócios, os mais afetados pela crise.

Em 2019, primeiro ano de seu mandato, ele deu início a um dos projetos mais ambiciosos da Fecomércio: o Natal Sempre Monumental, uma festa idealizada para alavancar a economia da cidade, estimulando o turismo e as vendas. Nascido em Teresina (PI), Francisco Maia Farias foi criado em São Luís (MA) até os 13 anos, quando se mudou para Brasília em 1963 e adotou a cidade para viver. Ele deixa esposa, três filhos e seis netos.

Formado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), trabalhou nos principais veículos de comunicação da cidade durante a década de 70, tendo passado por Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Rádio Nacional e Diário de Brasília, até virar empresário e montar seu próprio negócio na área de comunicação social.

Foi pioneiro no segmento de produtoras de vídeo e, posteriormente, virou empreendedor no setor de eventos e hotelaria. No turismo, ele criou, com apoio de diversas entidades, a Marca Brasília e promoveu o DF como um grande destino turístico. Modernizou a gestão do Sistema Fecomércio-DF, procurou sanear as entidades e inovar com bandeiras como a criação de um corredor cultural na W3 Sul. Também abraçou projetos como o Fome de Música, que por meio de lives arrecadava alimentos para entidades sociais.

Ações

Sabendo da importância em buscar a autosustentabilidade dos sindicatos que compõem a Fecomércio-DF, a gestão de Francisco Maia remodelou o trabalho e assessoria prestada para os sindicatos. Em 2019, foi lançado um novo modelo de gestão do núcleo de atendimento sindical apoiado na inovação e busca por novas fontes de receita. Com essa diretriz, foram realizados três encontros sindicais para dar novo direcionamento as entidades patronais do comércio brasiliense.

Outro destaque foi a criação de novas câmaras setoriais para discutir e aprimorar o setor terciário em Brasília. Em 2019, foram lançadas as câmaras de tributação e finanças públicas; de mulheres empreendedoras; e de economia criativa. Além disso, foi relançada a câmara de inovação e tecnologia da informação. A câmara de turismo e hospitalidade, lançada em 2016, presidida por Francisco Maia, trabalhou incansavelmente pelo crescimento do turismo e realizou grandes projetos. Em 2020, a câmara de comércio Argentina – Distrito Federal foi a última lançada.

Com a missão de contribuir para qualidade de vida, o Sesc manteve a promoção de atendimento nas áreas de educação, saúde, esporte, alimentação, cultura, ação social, turismo e lazer. Outro projeto que ganhou força com Francisco Maia foi o Mesa Brasil, um programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

O Senac-DF, por sua vez, se tornou uma instituição com capacidade de levar ao cidadão o sucesso pessoal e profissional – munindo as pessoas de conhecimento e habilidades para o sucesso no mercado de trabalho. Um dos destaques foi o programa Senac de gratuidade. Ainda na área de educação, a instituição fechou acordo com Sebrae-DF. A finalidade foi a de criar uma atuação conjunta em ações direcionadas para a educação empreendedora nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Senac.

Fonte: Fecomércio/DF

Foto: Cristiano Costa


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