29.11.2017

Fundação Athos Bulcão lança Calendário Ilustrado que celebra o centenário do artista

Calendario foto Pablo Manyé Fundação Athos Bulcão lança Calendário Ilustrado que celebra o centenário do artista

No próximo sábado, 2 de dezembro, a partir das 10h, a Fundação lança o CALENDÁRIO ILUSTRADO ATHOS BULCÃO 2018. Nesta edição comemorativa, cada um dos meses é ilustrado com obras que remetem aos diversos segmentos pelos quais transitou esse multiartista. Em 70 anos de produção, Athos foi da pintura em tela, da qual nunca abriu mão, às fotomontagens, da gravura aos desenhos, máscaras, objetos, cenários e figurinos para teatro e artes gráficas. No entanto, ficou mundialmente conhecido por sua monumental obra de integração entre arte e arquitetura, com painéis em azulejo, divisórias, relevos e pinturas murais localizados em edifícios públicos, comerciais e residências particulares de Brasília e de outras cidades do Brasil e do mundo.

Esse panorama da obra do artista, apresentado no calendário, já é uma prévia para a exposição 100 anos de Athos, que será inaugurada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, no dia 16 de janeiro de 2018, com curadoria de Marília Panitz e André Severo. A mostra está prevista para seguir, durante o ano, para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para abrir o calendário, foi escolhida a imagem da capa criada por Athos Bulcão para a Revista Módulo, de 1956. A composição destaca a maquete para o Museu de Caracas, projetado por Oscar Niemeyer, e faz referência ao momento da carreira do artista quando, antes de mudar-se para Brasília, dedicou-se também à criação de projetos gráficos e ilustrações para livros, revistas e jornais, além de cenários e figurinos para teatro.

​​O calendário foi produzido graças ao apoio de mais de 800 admiradores de todo o Brasil, por meio da plataforma de financiamento coletivo Catarse. No dia do lançamento, os apoiadores da campanha terão prioridade na distribuição. Aqueles que não contribuíram com a campanha também poderão retirar seus exemplares. Cada cliente tem direito a um calendário gratuito. Quem desejar presentear amigos e familiares, poderá adquiri-los pelo valor unitário de R$ 20,00.

A loja estará aberta das 10h às 20h, com as melhores opções de presentes de final de ano para quem ama Brasília e é apaixonado pela obra de nosso artista. Entre as opções de produtos, objetos de decoração e utilitários que reproduzem as formas e cores das suas obras. São livros, canecas, pratos, cartões-postais, sombrinhas, joias, mantas, kits de lápis, ímãs, mouse pads e ecobags, além de gravuras e azulejos emoldurados.

 Atenção para os horários especiais em dezembro: de 4 a 22/12, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados das 10h às 17h. No domingo, dia 24, a loja abre das 10h às 16h.

A Fundação está na CLS 404 Bloco D loja 01, Brasília – DF. Informações: (61) 3322-7801, www.fundathos.org.br.

​Imagem do painel em azulejos da Universidade Regional do Cariri, Crato, CE, que ilustra o mês de agosto do calendário. Foto: Pablo Manyé.

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!