EnglishJapanesePortugueseSpanish

Fundação celebra aniversário de Athos Bulcão com ações on-line 


Athos Bulcao Teatro Nacional Fundação celebra aniversário de Athos Bulcão com ações on line 

A programação inclui exibição de documentário e lançamento de nova exposição digital

Nascido no Rio de Janeiro em 2 de julho de 1918, Athos Bulcão é um dos mais importantes artistas plásticos da história da arte brasileira. Na próxima sexta-feira, completaria 103 anos, 50 dos quais viveu em Brasília. Para celebrar a data, a Fundação preparou uma programação especial com lançamento de exposição digital, exibição de documentário sobre a obra do artista e promoção de molduras com azulejos em sua loja. “Nossa luta, além de preservar o legado do artista, é garantir o devido reconhecimento de Athos na história da arte brasileira. O documentário da Malu De Martino, tem sua importância nesse sentido, de dar o devido apreço à genialidade do nosso artista e mostrar o quanto ele influenciou toda uma geração” afirma Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação.

Por razão do distanciamento social, como forma de prevenção da COVID-19, todas as ações serão on-line. Na sexta-feira, dia 2 de julho, a Fundação inaugura no Google Arts and Culture exposição com uma seleção de 61 obras do artista localizadas em Brasília. Na capital do país, Bulcão tornou-se o principal artista a desenvolver uma obra integrada à arquitetura da cidade. Em seus trabalhos destacam-se a modulação e o grafismo habilmente criados com base nas formas geométricas.

E no canal do Youtube, a instituição exibe o episódio da série “Tela sobre Tinta”, dirigida pela cineasta Malu de Martino, que retrata a trajetória e o legado de Athos Bulcão. O documentário estreia no dia 2 de julho e fica disponível até o domingo, 4 de julho. O episódio visita as obras de Athos em Brasília, no Rio de Janeiro e conta com entrevistas com o professor e arquiteto José Carlos Coutinho, a curadora da exposição 100 Anos de Athos Bulcão, Marília Panitz, a secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, Valéria Cabral, o crítico e curador de arte Marcus Lontra, além de uma entrevista gravada pela diretora com o artista, em 1998.

Loja da Fundação 

Para os amantes dos produtos vendidos na loja da Fundação, as molduras com azulejos exclusivos Athos Bulcão estarão com 15% de desconto. A promoção é válida a partir do dia 5 de julho, segunda-feira, para compras na loja on-line (www.fundathos.org.br/loja) ou na loja física. Os clientes, também, poderão fazer encomendas com opções de azulejos e tamanhos diferentes dos modelos disponíveis com pronta entrega.

A loja está aberta de segunda a sexta, das 10h às 16h; e aos sábados, das 10h às 15h. Informações: (61) 3322-7801 ou 98435-9726 (Whatsapp)

Serviço: Aniversário Athos Bulcão 

Documentário “Tela sobre tinta – Athos Bulcão”

O documentário, com 30 minutos de duração, estreia no dia 2 de julho e fica disponível até o domingo, 4 de julho.

Teaser: https://youtu.be/iQTWBxf9to0

Link do documentário: https://bit.ly/tela-sobre-tinta-athos

Exposição Google Arts & Culture

Lançamento: 2 de julho, sexta-feira

https://g.co/arts/ffumhVcXfJBEHzkb9

Loja da Fundação Athos Bulcão

Aberta de segunda a sexta, das 10h às 16h; e aos sábados, das 10h às 15h.

Vendas on-line: www.fundathos.org.br/lojafundathos

Informações: (61) 3322-7801 ou 98435-9726 (Whatsapp)

SOBRE A SÉRIE “TELA SOBRE TINTA”

A série “Tela sobre Tinta”, lançada em 2021, cria um acervo documental de Arte Brasileira, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os maiores influenciadores do atual panorama das artes plásticas no Brasil. Juntos, esses artistas influenciaram grande parte dos nomes que atuam hoje no mercado nacional e internacional, ora como professores, ora como agentes de experimentação em linguagens e estilos pouco explorados.

A série é composta por cinco episódios independentes, de 30 minutos cada, e constrói o perfil de um artista convidado por capítulo. Através de material de arquivo, extraído de uma extensa pesquisa, é possível delinear a trajetória e o legado dessas personalidades. “Tela sobre Tinta” é uma experiência de descoberta para as novas gerações de artistas e educadores. O espectador conhecerá a natureza e a função da linguagem das Artes Visuais, além de suas diferentes manifestações, de acordo com os contextos sociocultural e histórico nos quais foram criadas.

Produzida pela ML Produções, dirigida e idealizada por Malu De Martino, a primeira temporada conta com nomes de reconhecida importância no cenário das artes plásticas. Além de Athos Bulcão, Anna Bella Geiger, Luiz Aquila, Celeida Tostes e Farnese de Andrade são os protagonistas. “Tela sobre Tinta” também apresenta depoimentos que ajudam na composição do perfil deste elenco, trazendo nomes como Marcus Lontra, Lauro Cavalcanti, Olivio Tavares de Araújo, Fernando Cocchiarale e Luiz Pizarro, entre outros.

Malu De Martino é uma das mais importantes cineastas brasileiras em atividade. Dirigiu os longas “Margaret Mee e a flor da lua” (2012), “Como esquecer” (2010) e “Mulheres do Brasil” (2006). Desde o início de sua carreira, Malu é ligada às artes plásticas e realizou diversos documentários para o MAM-RJ, Parque Lage e CCBB. Em 2001, dirigiu o premiado média “Ismael & Adalgisa” que mistura ficção e documentário ao descrever o intenso amor do pintor Ismael Nery e sua mulher Adalgisa.

Fonte: ASCOM – Fundação Athos Bulcão

Foto: Divulgação

Por: visitebrasilia
Data: 01/07/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!