EnglishJapanesePortugueseSpanish
25.10.2019

GALERIA OLARIA INAUGURA NA ASA NORTE COM EXPOSIÇÃO DE RUBEM VALENTIM

MG 5107 PSw 1024x683 GALERIA OLARIA INAUGURA NA ASA NORTE COM EXPOSIÇÃO DE RUBEM VALENTIM

Um novo espaço dedicado à arte em Brasília! Vem aí a Galeria Olaria na Asa Norte que inaugura com exposição do artista Rubem Valentim. O público poderá conferir a inauguração da Galeria Olaria juntamente com a abertura da exposição, no dia 1º de novembro, a partir das 19h.

O local escolhido para abrigar a galeria fica na penúltima rua da Asa Norte, na quadra 716 do  bloco D.

“ALEGRIA! A primeira expressão que me ocorre quando surge um novo espaço dedicado à cultura! Temos, no caso, a conjugação de uma oficina do belo e criação em nossa capital”, diz Celso Albano (uma autoridade em arte e galerista de Brasília).
“O início de suas atividades se dá com a apresentação de um dos mais importantes artistas do Brasil, internacionalmente reconhecido pelo excepcional conjunto de sua obra e que conviveu conosco, na SHIS QI 07, conjunto 13, por muitos anos”, ressalta Albano.

Sobre a curadoria

As jovens profissionais, mas com ampla experiência na área das artes, Sara Almeida e Letícia Santos, que estão à frente do espaço, selecionaram um conjunto de serigrafias criadas nas décadas de 70 e 80, elaboradas com muito zelo pelo autor Rubem Valentim, além de alguns desenhos que serviram de estudo para confecção de pinturas e que são raros.

Esta mostra é mais uma entre muitas que têm ocorrido no Brasil e no exterior, destacando-se no Brasil a do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que tem obras do Artista em seu acervo. O reconhecimento da obra de Rubem Valentim ganhou recentemente mais suporte com a criação do Instituto Rubem Valentim.

Sobre o artista
Rubem Valentim foi um artista plástico e professor brasileiro, considerado um mestre do concretismo no Brasil. O artista nasceu em Salvador, Bahia, no dia 9 de novembro de 1922. Na década de 40 iniciou sua carreira de pintor.

Entre os anos de 1946 e 1947 integrou o Movimento de Renovação das Artes Plásticas na Bahia, junto com Mario Cravo Júnior, Carlos Bastos, entre outros artistas.
No início da carreira, Rubem produziu obras figurativas com natureza-morta, paisagens urbanas, flores e figuras humanas com influência do realismo e do expressionismo.
Apesar de ser considerado um pintor construtivista, Rubem Valentim rejeitou sua filiação a qualquer corrente europeia, especialmente à arte concreta, reafirmando o caráter exclusivamente nacional de sua produção, mas a partir de emblemas e signos religiosos sua obra se transforma em uma simbologia construtiva consoante com a linguagem internacional.

Inauguração da Galeria Olaria e abertura da exposição Rubem Valentim

Galeria Olaria – SCRN 716, bloco D, loja 18 – Brasília DF

Quando: 1º de novembro a partir das 19h

Visitação: 2 a 22 de novembro de 2019
Funcionamento: Segunda a sexta das 9 às 18h

Sábado das 9 às 15h
Informações: 3037-8648 ou 981387923

Instagram @espacoolaria
Facebook  https://www.facebook.com/espacoolaria/

 


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!