EnglishJapanesePortugueseSpanish

Grupo Aconchego realiza encontro virtual para discutir as motivações para um processo de adoção


Divulgação 1 1024x683 Grupo Aconchego realiza encontro virtual para discutir as motivações para um processo de adoção

A reunião, que ocorrerá neste sábado, será aberta à comunidade e contará com a presença das psicólogas Ana Carla Domingues e Beatriz Brandão

Neste sábado (13), às 17h, o Grupo Aconchego promoverá um encontro on-line, aberto à comunidade, com as psicólogas Ana Carla Domingues e Beatriz Brandão. O intuito é divulgar e sensibilizar os participantes sobre a adoção de crianças e adolescentes que vivem em situação de acolhimento, cuja destituição do poder familiar já foi determinada pela Justiça.

“Queremos criar um espaço de aprendizado, compartilhamento e de preparação para as pessoas interessadas em adoção. Inicialmente, apresentaremos avisos importantes sobre a reunião e, em seguida, falaremos sobre as motivações para entrar no processo adotivo”, conta Maria da Penha Oliveira, psicóloga e coordenadora do novo projeto do Grupo Aconchego, intitulado “Entrelaços”, patrocinado este ano pelo Criança Esperança, da TV Globo.

A discussão central, voltada ao que motiva os participantes a quererem adotar uma criança ou adolescente, é fundamental para o sucesso do processo. Segundo Maria da Penha, o desejo de adotar não é o suficiente para a realização desse ato.

“Pensar nas motivações é tornar presente e consciente o quê e o por quê de se desejar adotar uma criança ou um adolescente. É compreender a própria dinâmica psicológica, com todos os momentos de ansiedade e angústia; satisfação e alegria; dúvidas e benefícios, que estão muitas vezes implícitos no desejo de adotar”, pontua.

A psicóloga ainda destaca que não existe motivação perfeita. Entretanto, é importante que ela seja pensada a partir da entrada da criança no projeto de adoção. O desejo pelo filho deve ser orientado para o sentimento de pertença. “A criança/adolescente deve sentir que possuem um lugar dentro de uma família”, complementa.

O encontro ocorrerá na plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/87551768914) e poderá ser acessado por todos aqueles que desejam aprofundar as suas motivações, desejos e pensamentos acerca da adoção.

Sobre o Grupo Aconchego O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

Fonte: Proativa Comunicação

Fotos: Divulgação

Por: visitebrasilia
Data: 09/02/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!