EnglishJapanesePortugueseSpanish
25.07.2020

Histórias sobre determinação e luta indígena estarão no talk Ossobuco Na Sua Casa

Anápuàka.Brisa .Chirley.Felipe 1024x576 Histórias sobre determinação e luta indígena estarão no talk Ossobuco Na Sua CasaA edição de 28 de julho do circuito de palestras terá quatro convidados que farão a todos refletir sobre o encontro do imperialismo que nos modela com a história que nos criou

Quatro potentes vozes indígenas vão contar suas experiências pessoais na embrenhada luta por defesa de direitos e respeito do seu modo de viver numa sociedade que os força constantemente a se impor, resistir e se reinventar. Falar sobre histórias de povos originários é muito mais do que defender culturas e costumes ancestrais ou debater demarcações, é trazer tudo isso para o presente e conviver com antigos e novos obstáculos e possibilidades de atuação e fortalecimento da luta.

A ideia de trazer parentes de diferentes etnias que vivem no Brasil para participar do Ossobuco quer provocar reflexões sobre os desafios do embate da convivência imperialista e ancestral. “Decolonizar” é a teoria moderna que instiga uma nova interpretação de conceitos e significados, dados como prontos pelo canonismo europeu, a partir da visão indígena. Dos participantes, queremos conhecer suas memórias e entender a expressão das relações e lutas sociais que ocorrem na vida prática e que está impregnado nos hábitos e linguagem dos povos.

A beleza da diversidade vai levar um outro jeito de contar histórias para a tela do Ossobuco em que a escuta acontece a partir de uma outra visão em essência, algo novo e pulsante para o projeto que completa 10 anos em 2020.

Os quatro participantes da edição de julho serão Anápuàka Tupinambá criador do que reconhece ser a primeira web rádio indígena do Brasil, a Rádio Yandê https://radioyande.com/ com programação educativa, cultural e musical contemporânea indígena, e com uma história longa de jornalismo e comunicação voltada para o fortalecimento da cultura indígena. Também é um dos criadores e organizadores do Festival YBY de música indígena contemporânea, que teve sua primeira edição ano passado em São Paulo. Brisa Flow é cantora e compositora ameríndia brasileira e filha de artesãos chilenos, que recebeu, desde criança, influências musicais e culturais dos povos nativos da América Latina. Essa carga cultural a transformou em artista respeitada, premiada e importante voz na defesa de direitos. Em seu trabalho mais recente fala sobre política extrativista e arte decolonial. Chirley Pankará, do povo Pankará no Nordeste, faz a defesa do tema por outro viés, o político. Entre deixar a aldeia e ser voz altiva como co-deputada estadual indígena em São Paulo, construiu um longo caminho como educadora, escritora e doutoranda. Felipe Tuxá, do povo Tuxá de Rodelas, Bahia, é  antropólogo, pesquisador do Tecendo Redes Antirracistas e do OPARÁ/Universidade da Bahia e tem desenvolvido pesquisas sobre racismo, violação de direitos indígenas e genocídio indígena.

Essa edição traz luz para um debate tão antigo e tão recente no momento em que várias etnias denunciam graves violações de direitos adquiridos, e em que se aproxima mais um Dia Internacional dos Povos Indígenas em 09 de agosto. A data foi instituída pela Comissão de Direitos Humanos da ONU para garantir “condições de existência minimamente dignas aos povos indígenas de todo o planeta, principalmente no que se refere aos seus direitos, à autodeterminação de suas condições de vida e cultura, bem como a garantia aos direitos humanos”.

Serviço:

Ossobuco Na Sua Casa – Histórias Indígenas

28 de julho – terça-feira

20 horas

Transmissão ao vivo nas páginas oficiais do Ossobuco | youtube.com/ossobucobsbfacebook.com/ossobucobsb

Classificação indicativa livre

Fonte: Erica Cidade

Foto: Divulgação

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!