EnglishJapanesePortugueseSpanish

Hora do doce: confira as sobremesas típicas da região Centro-Oeste do Brasil


Muito conhecido pelos pratos salgados, Centro-Oeste não perde quando assunto são doces

Mane pelado Hora do doce: confira as sobremesas típicas da região Centro Oeste do BrasilMané Pelado (Crédito: iStock)

A cultura brasileira é muito rica, e a culinária é uma das principais “obras de arte” do Brasil. Em qualquer região do Brasil, em qualquer estado ou cidade, com certeza, haverá um prato típico para você experimentar no seu roteiro de viagem. Isso porque a comida faz parte da cultura e da história dos locais, e, ao conhecer um lugar novo, nada melhor do que também conhecê-lo também pelo paladar. Na região Centro-Oeste do Brasil, por exemplo, os destaques são as deliciosas sobremesas servidas na região e que são indispensáveis para os turistas que passam pelas cidades. Conheça algumas das sobremesas principais da região Centro-Oeste!

Furrundu

Sobremesa típica do estado de Cuiabá, o furrundu faz uma combinação de doce de cidra com rapadura, derretidos com açúcar mascavo, além de serem adicionados cravo, canela e gengibre, para dar mais sabor à sobremesa.

Furrundu Hora do doce: confira as sobremesas típicas da região Centro Oeste do Brasil(Crédito: Divulgação/Vai Se Food/Ailin Aleixo)

Mané pelado

Muito consumido sobretudo em Brasília e na região do Distrito Federal, em Goiás, o “mané pelado” nada mais é do que um bolo de mandioca, que pode conter coco ou queijo ralado na sua receita, para dar mais sabor.

Potes de doces de frutas

Sobremesa muito tradicional no estado de Goiás, os potes de doces de frutas podem ser de doce de laranja, mamão, figo, maçã, etc. As frutas podem ser cristalizadas ou, quando não, os doces são feitos em compotas. Quando feito com laranja, morango, abacaxi e/ou acerola, a vitamina C fica concentrada, o que torna a sobremesa ainda mais nutritiva para o organismo. Em Brasília, é comum ver doce de cagaita, fruta muito consumida no Distrito Federal.

Doce de mangaba

A mangaba é uma fruta típica da região do cerrado, e por isso diversos pratos são feitos com ela, principalmente doces. É comum ver geleias e sorvetes feitos de mangaba, acompanhados de cravo-da-índia e canela em pau, para incrementar a receita. Uma curiosidade é que, para preparar a mangaba, é necessário extrair o líquido da fruta e reservá-la em um pote com água por quatro horas.

Mangaba Hora do doce: confira as sobremesas típicas da região Centro Oeste do Brasil

Trufa de paçoca com baru

Outro fruto tradicional da região Centro-Oeste é o baru, que dá a cara do cerrado nos pratos do Centro-Oeste. Muito consumido nas sobremesas de Brasília, o baru pode servir como ingrediente principal para trufa de paçoca com baru, ou ainda trufa de chocolate com baru.

Doce de pequi

E, como não poderia faltar, o pequi também se faz presente nos pratos doces do Centro-Oeste. Muito utilizado em pratos salgados, o pequi também pode ser feito com leite condensado e margarina, além de leite.

Fonte: Link Builder

Por: visitebrasilia
Data: 24/08/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!