EnglishJapanesePortugueseSpanish
31.08.2020

II MEU PAPEL NO MUNDO – EVENTO VIRTUAL

%name II MEU PAPEL NO MUNDO EVENTO VIRTUAL

II Meu Papel no Mundo – Portais do Encontro realiza 11 encontros virtuais com 11 artistas e personalidades de destaque no universo do papel artesanal e ações socioambientais. Tem início Dia do Papeleiro, 20 de setembro, e vai até dia 30/09/2020. Serão 11 vídeos, acessíveis por 11 dias, às 11:00h, horário Brasília-DF.

Meu Papel no Mundo é um evento pensado para ser, desde sua primeira edição em 2019, um portal de encontros. Este ano, será virtual, com 11 portais de encontros. Meu Papel no Mundo pretende ser um lugar no tempo para todos e todas que amam o papel e as artes papeleiras, e queiram se encontrar para compartilhar vivências.

A organizadora do evento, Gizelma Fernandes, responsável pelo Projeto Flor de Bananeira, que realiza os eventos Meu Papel no Mundo, conta que “existe um encantamento no ar quando se convive com as fibras vegetais…o pé de bananeira, as flores e palhas por trás de cada processo e resultado desse ofício. A energia da terra se espalha nos cheiros, no toque das muitas texturas possíveis, na surpresa diante da diversidade de cores enquanto se mexe o caldo das fibras. Ou enquanto se espera que o calor e a luz do sol decidam, calma e naturalmente, a cor final de um papel. Para mim fazer papel é uma experiencia espiritual, é algo que me preenche, me realiza, me transboda. É um espaço de silencio, de contato profundo com a natureza. O papel é professor pra mim. Ele me ensina muito sobre a humildade, sobre a impermanencia e de que nao temos controle sobre as coisas. Quando faço um papel, eu uso um pouco das técnicas, muito da intuiçao e entrego o resultado ao universo. Quase sempre me surpreendo. Isso pra mim, é que faz sentindo: esse suspiro de surpresa. Isso é amor”.

Quem lida com esse universo sabe que a magia do papel toma conta e você também passa a querer ter, na vida, um papel que faça sentido. Daí a importância do evento Meu Papel no Mundo – ser um tempo para remexer bem a fibras de muitas almas papeleiras, numa ciranda de saberes e fazeres que vibram na grande rede planetária de amigos do papel.

“Os artistas vão falar sobre a importância do papel artesanal em suas vidas, e apresentar algumas de suas criações”, diz Gizelma Ferandes, que atua na criaçao e produção de papel artesanal, há 15 anos. “Este ano teremos artistas do Equador e da Espanha, e daqui do Brasil tem gente de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro”.

No dia 20/09, falando sobre “Os papéis do Papel”, Gizelma abre os 11 portais de encontros trazendo o tema do papel para o centro da roda. Na programação, palestrantes de renome falam de aspectos socioambientais da produção artesanal do papel, da importância do papel em nossas vidas, e do nosso papel no mundo.

Os vídeos serão postados no Instagram (IGTV) e canal do YouTube da Flor de Bananeira, às 11 horas em ponto (horário de Brasília) e na sequência, tanto os convidados quanto os parceiros farão o repost em suas redes sociais.

O evento conta com o apoio da UniPaz, Museu Vivo da Memória Candanga e Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

PROGRAMAÇÃO
(Sujeita a alterações)
Dia 20 Setembro – Dia do Papeleiro – Gizelma Fernandes (Brasília Brasil) – O Sagrado na Arte do Papel
Dia 21 Setembro – Dia Internacional da Paz – Roberto Crema (Brasília Brasil) – Vocação e Paz
Dia 22 Setembro – Dia da Primavera – Regina Fittipaldi (Brasília Brasil) – Sustentabilidade e Papel
Dia 23 Setembro – Erica Campos (São Paulo Brasil) – Mãos Que Fazem
Dia 24 Setembro – Camola Valarezo (Equador) – Tear Manual com Recicláveis Iniciado na África
Dia 25 Setembro – Pilar Sala (Espanha) – Texturas Vegetales
Dia 26 Setembro – Marcia Valarezo (Equador) – Uma Historinha sobre Reciclagem
Dia 27 Setembro – Georgia do Alecrim Papel (Rio de Janeiro Brasil) – A Reciclagem de Papel Como Lugar de Cura
Dia 28 Setembro – Leonardo Gomes do Papel Ecos (São Paulo Brasil) – Papel Artesanal e Artes Gráficas: entre plantas e clichês.
Dia 29 Setembro – Monica Almeida (Brasília Brasil) – Arte e Papel
Dia 30 Setembro – Nayla Reis (Brasília Brasil) – O Papel Social do Papel

SERVIÇO
O que: Evento Virtual II Edição Meu Papel no Mundo (Instagram/IGTV e canal do YouTube Flor de Bananeira)
Quando: 20 a 30 de setembro de 2020, às 11:00h.
Para saber mais: Gizelma (61) 9 9901-9096. E-mail: flordebananeiraarte@gmail.com
Instagram: @flor_debananeira
YouTube: Flor de Bananeira

Fonte: Museu Vivo da Memoria Candanga

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!