EnglishJapanesePortugueseSpanish
24.10.2020

Instituto Bem Cultural – IBC é selecionado para realizar Programa Educativo

ibc Instituto Bem Cultural IBC é selecionado para realizar Programa EducativoO Instituto Bem Cultural – IBC, é uma das instituições selecionadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF (Secec-DF) para executar o Programa Educativo do Museu Nacional da República, através do Edital 02/2019 FAC Ocupação de 14/06/2019.

EDITAL
Lançado em 30 de abril de 2019, o chamamento visava a ocupação de espaços e equipamentos públicos como Rede de Bibliotecas Públicas do DF, Museu Nacional da República, Centro Cultural Três Poderes, Centro de Dança, Casa do Cantador, Complexo Cultural de Planaltina, Complexo Cultural de Samambaia, Museu Vivo da Memória Candanga, Catetinho, Setor de Diversões Sul, Setor Comercial Sul e Espaço Cultural Renato Russo.

A ideia foi valorizar os equipamentos em todo o Distrito Federal, promovendo a difusão cultural. As atividades tinham a previsão de realização a partir de dezembro de 2019, em diversos segmentos como artes plásticas, artesanato, audiovisual, patrimônio, cultura popular, circo, dança, design, música e pesquisa e capacitação na área cultural.

Para o Museu Nacional da República o objetivo foi selecionar 2 (dois) projetos que oferecessem a realização de programas educativos, com o objetivo de ampliar o acesso da população à fruição da arte, dos bens e serviços culturais; promover a sensibilização para a arte e para a cultura; fomentar a formação artístico-cultural, a capacitação e o aperfeiçoamento profissionalizante, além de complementar a atividade escolar e ordinária.

A análise técnica e de mérito cultural dos projetos foi realizada por comissões de julgamento específicas, conforme publicado em 13 de junho de 2019, no Diário Oficial do Distrito Federal. A seleção foi feita por pareceristas credenciados, conforme prevê o Art. 38 do Decreto nº 38.933, de 15 de março de 2018. O Edital pode ser acessado clicando em: http://www.fac.df.gov.br/?p=19175

O Termo de Ajuste 128/2020 foi assinado em 17 de março de 2020, em função das contingências de enfrentamento da pandemia do COVID 19; o projeto foi reescrito e aprovado novamente pelo Conselho de Cultura em 12/08/20 e 16/09/20, ficando sua execução definida para o período de 21/09/2020 a 21/09/2021.

Instituto Bem Cultural – IBC
O IBC é uma Instituição de direito privado, sem fins lucrativos, constituída em 2011. As atividades do IBC se referem a execução direta de pesquisa, projetos, programas e planos de ação, através de serviços técnicos e intermediários a outras organizações com ou sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins.

Relacionamos abaixo alguns dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Bem Cultural:

MID – Movimento Internacional de Dança 2016 – CCBBs Brasília (DF) e Belo Horizonte(MG)
MID – Movimento Internacional de Dança 2018
Festival de Teatro Brasileiro – FTB
Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território DIST – Ribeirão das Neves/MG
Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território DIST – Rio Largo/AL
Projeto Território Criativo DF
Festival Dança França Brasil – CCBB BSB
Caravana Eros Impuros
Carnaval Multicultural CCBB Brasília
Arraiá CCBB – Uma Homenagem à Cultura Popular – Brasília
Espaço Cultural Renato Russo 508 SUL – ocupação 2019/2020

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA
O Museu Nacional da República é parte integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira. O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes. Além disso, o Museu possui um acervo com aproximadamente 1.400 obras de arte produzidas no Brasil desde meados do século XX até os dias atuais. Dessa forma, contribui para a educação democrática por meio da cultura e ativa o turismo.

Obra de Oscar Niemeyer, o Museu Nacional da República foi construído para integrar o Setor Cultural Sul da Nova Capital. Concluído em 2006, o Museu representa uma síntese arquitetônica da alta modernidade que compõem os monumentos da Esplanada. Sua construção teve início em 1999 e sua inauguração deu-se em 15 de dezembro de 2006, com uma exposição sobre a obra de Oscar Niemeyer.

A missão do Museu Nacional da República é elevar e revelar ao maior número de pessoas possível, a cultura visual contemporânea, com vistas também no seu incentivo, difusão e seu reconhecimento pleno como um bem cultural universal, que deve ser preservado e democratizado. Pautado pela liberdade de expressão, este museu visa ainda, abrigar manifestações culturais diversas, que venham contribuir para a pesquisa e a experimentação das diversas linguagens artísticas e culturais, com vistas no seu fomento, difusão e facilitação ao seu acesso, por meios formativos e informativos ágeis, globais e sócio-educativos.

IBC + MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA
O objeto do projeto aprovado trata da execução do Programa Educativo Museu Nacional da República alinhado aos princípios fundamentais dos museus, a saber: a valorização da dignidade humana; a promoção da cidadania; o cumprimento da sua função social; a valorização e preservação do patrimônio cultural; a universalidade do acesso; o respeito e a valorização da diversidade cultural e o intercâmbio institucional.

O Programa Educativo realizará ações que visam estimular a sensibilização, a formação de público para equipamentos culturais do DF, a fruição e a difusão das obras artísticas; contribuir com o reconhecimento pleno do Museu como um bem cultural universal; ampliar e diversificar o atendimento de público; aproximar professores do Museu e contribuir para a formação continuada destes profissionais; incentivar a formação, a atualização e a valorização dos profissionais de instituições museológicas e contribuir com a pesquisa.

Entre os objetivos específicos do Projeto do IBC, selecionado para cumprir as determinações do Edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, destacamos:

Estimular a sensibilização, a formação de público, a fruição e a difusão das obras artísticas, contribuindo para a criação de novas metodologias em arte-educação que sejam mediadas por ambientes virtuais.

Contribuir com a educação patrimonial, e com a aplicabilidade da Portaria nº 265 de 2016, da Secretaria de Educação do Distrito Federal/ SEED-DF que visa o desenvolvimento integral do sujeito (considerando sua prática social), a preservação da memória e a formação de novos públicos para os equipamentos culturais.

Desenvolver a compreensão histórica de patrimônio afirmando que a Educação Patrimonial é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento integral do sujeito um caráter social, considerando a identidade, em sua relação com os bens culturais de natureza material e imaterial, bens naturais, paisagísticos, artísticos, históricos e arqueológicos, visando potencializar o processo de ensino-aprendizagem e preservação da memória.

Diversificar o atendimento de público, estabelecendo relacionamento com grupos, além das instituições escolares e prospectando parcerias que viabilizem a ampliação dos serviços.

Aproximar professores da programação do Museu e contribuir para a formação continuada destes profissionais. Realizar encontros para docentes da Secretaria de Educação e demais instituições de ensino, por meio eletrônico e ferramenta web.

Contribuir com a criação de uma tecnologia social a partir da sistematização da experiência com a Escola-laboratório. Estreitar as relações entre Escola e Museu e fomentar o protagonismo de jovens estudantes.

Contribuir para o desenvolvimento profissional dos mediadores.

Reativar e fortalecer a Rede de Educadores de Museus e Instituições Culturais local (REMIC-DF) promovendo encontros virtuais com os profissionais das artes da “educação informal”.

COMO VAI FUNCIONAR O PROGRAMA EDUCATIVO?
O projeto do Programa Educativo Museu Nacional da República proposto pelo IBC está dividido em duas grandes etapas. A primeira será de criação das ferramentas, das metodologias e dos conteúdos de mediação virtual, momento em que vamos desenvolver a resposta para a pergunta: “como unir o Museu e suas exposições com os diversos públicos, sobretudo o público escolar?”.
Na segunda etapa vamos mobilizar as instituições de ensino e o público em geral para se conectarem ao Museu, além de continuar com a produção de conteúdo para alimentar a plataforma web desenvolvida na primeira etapa. É importante dizer que a concepção dessas ferramentas e metodologias será feita em diálogo com o público. Diversos representantes do universo do Museu serão convidados para co-criar: estudantes, professores, arte-educadores de museus, dentre outros.
Além da mediação do conteúdo das exposições o Programa Educativo terá três grandes ações visando estreitar as relações entre a Escola e o Museu:
1. Uma linha de Educação Patrimonial visando contribuir com a aplicabilidade da Portaria nº 265 de 2016, que institui a política de Educação Patrimonial no âmbito da Secretaria de Educação do DF;
2. Atividades para professores no formato Live;
3. Um projeto que pretende fomentar o protagonismo de jovens estudantes, no qual um grupo de alunos de escolas públicas do DF vai criar meios de aproximação entre o Museu e outros jovens. Além disso, pretendemos fortalecer a Rede de Educadores de Museus e Instituições Culturais local (REMIC-DF) promovendo encontros virtuais com os profissionais da educação museal.

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA

INSTAGRAM: @museunacionaldarepublicaeduca
FACEBOOK: Programa Educativo do Museu Nacional da Republica

Horário de visitação: sextas, sábados e domingos das 10h às 16h
Horário reduzido em atendimento ao protocolo de segurança para enfrentamento da pandemia conforme Portaria SECEC-DF nº 179 de 16 de setembro de 2020

Fonte: INSTITUTO BEM CULTURAL


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!