EnglishJapanesePortugueseSpanish

JANELAS PARA O DESCONHECIDO


POST 18 JANELAS PARA O DESCONHECIDO JANELAS PARA O DESCONHECIDOAutor: MARCUS LIGOCKI JR

Um bom filme é como uma janela aberta para o desconhecido. Filmes são formas envolventes de se contar histórias e estas estão aí desde que o ser humano surgiu neste mundo. As histórias contadas moldaram nossas sociedades. Contadores de histórias agem, se arriscam, pesquisam, sonham, escolhem, discursam, escrevem, desenham, filmam e assim, moldam o universo.

No final do século XIX, Júlio Verne encantava o mundo com seus livros sobre fantásticas aventuras. “Vinte Mil Léguas Submarinas”, “Viagem ao Centro da Terra”, “Volta ao Mundo em 80 Dias” possibilitaram que as pessoas visitassem lugares ausentes do imaginário até aquele momento.

Contemporâneo de Verne, Charles Darwin fez uma expedição a bordo do navio Beagle, na qual, com muita observação e criatividade, concebeu uma teoria absolutamente inovadora sobre a evolução, que levou à publicação do seu livro “A Origem das Espécies” em 1859.

No início do século XX, outros aventureiros conquistaram o mundo com suas mentes criativas. Em 1911 o professor americano Hiram Bingham redescobriu Macchu Picchu; em 1922, Howard Carter, financiado pelo Lord Carnarvon, descobriu a tumba do Faraó Tutancâmon, da 18ª dinastia egípcia, no Vale dos Reis, próximo a Luxor; um pouco antes, em 1915, Albert Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade. Em seu processo criativo, Einstein imaginava a ele e ao irmão voando no espaço na velocidade da luz. As hipóteses construídas a partir desta divertida experiência ajudaram a conceber a teoria que mudou a história da ciência.

Em 1960, Juscelino Kubitschek inaugurou Brasília. Todas estas grandes aventuras empreendidas pelo homem, com suas consequentes revelações, se reproduziram como histórias e ajudaram a construir o mundo em que vivemos.

A transferência de personagens e situações do universo das possibilidades, acessado por nossas mentes, para o mundo material, onde convivemos, é o processo responsável pela formação das políticas, dos livros, das descobertas científicas e dos filmes.

Obras como Ladrões de Bicicleta, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Pulp Fiction, Titanic, Jurassik Park, Matrix, Cidade de Deus nos presentearam com a ampliação de nossos horizontes. Cada roteirista, diretor e produtor leva pessoas a encararem um mundo novo através de seus filmes.

As telas do cinema, das TVs, dos computadores ou dos celulares são verdadeiras janelas através das quais os espectadores se iluminam de possibilidades para construírem suas fantásticas jornadas pessoais.

 

icon fc 50x50 JANELAS PARA O DESCONHECIDOicon ig 50X50 JANELAS PARA O DESCONHECIDO

 

Por: visitebrasilia
Data: 27/09/2019


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!