Compositores da música eletrônica brasileira são tema de documentário

 

O processo criativo e as reflexões dos músicos que estão por trás da cena eletrônica brasileira são o tema do documentário ?Eletrônica: Mentes?, dirigido por Dácio Pinheiro, Denis Giacobelis e Paulo Beto, que chega ao Curta!. A proposta é mostrar que a linguagem desenvolvida através da tecnologia utilizada na produção da música eletrônica ultrapassa as pistas de dança, tornando-se parte de uma cultura globalizada.

 

O longa também aborda os primórdios do gênero, relembrando o trabalho pioneiro dos compositores eruditos Jocy de Oliveira e Jorge Antunes ainda na década de 1960, quando iniciaram os primeiros experimentos eletrônicos. Conforme o tempo foi se passando, os equipamentos necessários para a produção desses novos sons se tornaram mais acessíveis e populares, gerando formatos e execuções diversas da música eletrônica no Brasil.

 

?Gerar sons, manipular sons, difundir esses sons... Lidar com isso é uma boa questão?, comenta o produtor e artista sonoro Dino Vicente, um dos entrevistados. Além dele, também participam do longa a produtora Juliana R, o produtor musical Apollo Nove e a musicista Paula Rebellato, da banda Rakta. A estreia é Segunda da Música, 14 de dezembro, às 22h30.

 

Balé do Teatro Castro Alves ganha homenagem em filme que estreia no Curta!

 

O Balé Teatro Castro Alves é uma companhia de dança contemporânea, que foi fundada em Salvador, Bahia, em 1981 e pertence ao teatro de mesmo nome. Trata-se da primeira companhia de dança do Nordeste brasileiro, sendo a quinta mais antiga do país.

 

O documentário ?Memórias em Movimento?, dirigido por Giovani Lima, explora os bastidores do teatro, entrevista coreógrafos e bailarinos e conta com imagens de espetáculos, além de fotos e filmes amadores. Inédito na TV, o documentário é uma produção da Malagueta Filmes viabilizada pelo Curta! junto ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Sexta da Sociedade, 18 de dezembro, às 18h20.

 

Segunda da Música ? 14/12

 

22h30 ? ?Eletrônica: Mentes? (Documentário)

 

?Eletrônica: Mentes? investiga o processo criativo e as reflexões de músicos brasileiros que utilizam equipamentos eletrônicos em suas composições. Quando se fala em música eletrônica, a grande maioria das pessoas visualiza o ambiente das pistas de dança. No entanto, a linguagem musical desenvolvida a partir de equipamentos tecnológicos faz parte da cultura pop global desde o início do século passado. Na década de 1960, os pioneiros Jocy de Oliveira e Jorge Antunes iniciaram seus primeiros experimentos eletrônicos, em busca de novas interpretações sonoras. Ao longo das décadas, o avanço tecnológico barateou o acesso a equipamentos, ampliou os horizontes e criou diferentes formas de se pensar e executar música eletrônica no Brasil. Direção: Dácio Pinheiro, Denis Giacobelis e Paulo Beto. Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de dezembro, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 16 de dezembro, quarta-feira, às 10h30; 19 de dezembro, sábado, às 14h30; 20 de dezembro, domingo, às 22h30.

 

Terça das Artes - 15/12

 

20h ? ?Geografia da Arte? (Série) ? Episódio ?Yves Saint-Laurent + Marrakech?

 

Yves Saint Laurent era o mais importante estilista internacional nos anos 70 quando se apaixonou pelo Marrocos. Desde então, ele e seu companheiro, Pierre Bergé, mantiveram casas em Marrakech, desenvolvendo uma forte relação com a cultura local. Um retrato sobre o amor do estilista pelo paraíso marroquino, onde ele mantinha o mágico Jardin Majorelle, sua casa preferida e onde suas cinzas foram espalhadas após a sua morte, em 2008. Diretor: Guto Barra e

 

Tatiana Issa. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de dezembro, quarta-feira, às 0h e às 14h; 17 de dezembro, quinta-feira, às 8h; 19 de dezembro, sábado, às 19h45; 20 de dezembro, domingo, às 11h10.

 

Quarta de Cinema ? 16/12

 

22h10 ? ?O Método? (Documentário)

 

?O Método? revela as ferramentas e conhecimentos utilizados por experientes documentaristas na arte e no ofício de representar a realidade. Diretores: Liliana Sulzbach, Carlos Roberto Franke. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de dezembro, quinta-feira, às 2h10 e às 16h10; 17 de dezembro, sexta-feira, às 02h10 e às 16h10; 18 de dezembro, sábado, às 10h10; 19 de dezembro, domingo, às 13h.

 

Quinta do Pensamento ? 17/12

 

19h ? ?Cidades Possíveis? (Série) ? Episódio Inédito: ?Energia?
Se a produção e o consumo de energia ?movem" o mundo, há que se preocupar, e muito, com o impacto negativo que geram sobre o planeta. A emissão de gases de efeito estufa são uma enorme ameaça. O episódio aponta alternativas sustentáveis, através da implementação de fontes de energia sustentáveis e da compreensão do conceito de eficiência energética. Entre essas alternativas, estão a energia solar e a eólica, o uso de biogás, a energia de saneamento ecológico e compostagem, práticas de redução energética e uso intensivo de smartprids. Diretor: Eduardo Goldenstein. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: dia 18 de dezembro, sexta-feira, às 13h; dia 19 de dezembro, sábado, às 09h25.

 

Sexta da Sociedade ? 18/12

 

18h20 ? ?Memórias em Movimento? (Documentário)

 

Os bastidores do Balé Teatro Castro Alves, com depoimentos de coreógrafos e bailarinos, trechos de espetáculos, fotos e filmes amadores. Diretor: Giovani Lima. Duração: 90 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: dia 20 de dezembro, domingo, às 01h; 21 dezembro, segunda-feira, às 12h20; 22 de novembro, terça-feira, às 06h20.


Sábado ? 19/12

 

18h - ?Sons Brasilis? (Série) ? Episódio ?Bossa Nova?

 

A Bossa Nova surgiu no Rio de Janeiro, no fim da década de 1950, pelas mãos e vozes de João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros jovens cantores e/ou compositores de classe média da Zona Sul da cidade. Com influências diretas do samba e do jazz, de início era apenas um termo relativo a um novo modo de cantar e tocar. Mas, com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, reverenciada em todo o mundo. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e em São Paulo e tem a participação de Marcos Valle, Carlos Lyra e Mariana de Moraes, entre outros. Diretora: Adriana L. Dutra Duração: 26 min. Classificação: Livre Horários alternativos: 20 de dezembro, domingo, às 09h40.

 

Domingo ? 20/12

 

15h20 ? ?Guarnieri? (Documentário)

 

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Ao mesmo tempo em que foi essa figura pública, esteve frequentemente ausente na esfera familiar. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme reflete sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família. Diretor: Francisco Guarnieri. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos.


Sobre o Curta!

O canal Curta! é um canal brasileiro que aprovou e viabilizou, através do fundo setorial, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Grande parte do conteúdo esta disponível também no Curta!ON, no Now e na plataforma Tamanduá.tv.br.

Siga o Curta! nas redes sociais: www.instagram.com/canalcurta, www.facebook.com/canalcurta, twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/canalcurta. Saiba mais em https://www.canalcurta.tv.br.

Fonte: Luisa Mattos - Agência Febre

Foto: Divulgação