EnglishJapanesePortugueseSpanish

JUBs conta com estrutura de Copa do Mundo e protocolo sanitário contra Covid-19


CBDU JUBs conta com estrutura de Copa do Mundo e protocolo sanitário contra Covid 19Jogos não vão ter presença de público: apenas atletas, árbitros, comissões técnicas e colaboradores vão circular pelos ambientes de competição.

Na próxima segunda-feira (11), começam, em Brasília, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Assim como em outros eventos-testes realizados durante este ano, a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) vai seguir os protocolos sanitários de combate à COVID-19. A estrutura montada é semelhante à usadas em outras competições internacionais realizadas no Brasil.

O evento será realizado sem a presença de público – credenciados, somente atletas, comissão técnica, comitê organizador e imprensa circularão pelos locais de competição. Todos os espaços estarão equipados com álcool em gel e o uso de máscaras é obrigatório nas áreas comuns, a não ser para atletas nos momentos de disputa.

Estrutura
A Eventual Live Marketing, empresa responsável pela montagem do evento, viabilizou a organização do JUBs. É ela a responsável pela montagem e manutenção da estrutura para receber os atletas. “É um projeto bastante ousado que foi pensado pela CBDU, que tem bastante expertise na organização de eventos esportivos. Está sendo uma honra montar esse projeto, para 4 mil pessoas, que conta com uma estrutura bárbara num belíssimo lugar”, declara Daina Lima, produtora da empresa.

Daina e equipe precisaram de cinco dias para a preparação de toda a estrutura. “Já organizamos Fan Fest da Copa do Mundo e também a Copa América e o JUBs está com a estrutura bem parecida com esses eventos, até melhor em alguns aspectos.” contou a produtora.

O palco da abertura oficial dos JUBs, que vai apresentar o grupo de pagode Menos é Mais, tem 72m² e é todo iluminado em LED. “Vai ficar incrível o visual, vocês vão ver”, conta Daina.

Testagem
O credenciamento exige um teste RT-PCR ou ANTÍGENO com resultado negativo, realizado de 07 (sete) até 03 (três) dias antes do início da competição. Para quem tomou apenas uma dose ou nenhum imunizante contra Covid-19, além do teste antes do credenciamento, deverá fazer o teste rápido disponibilizado pela organização do evento antes das competições.

Quem já tomou as duas doses da vacina ou a dose única, basta apresentar o cartão de vacina original ou o comprovante gerado pelo aplicativo Conecte SUS. O participante que testar positivo será encaminhado à equipe médica do evento para que seja providenciado seu isolamento. Ele fará mais dois testes, como contraprova, em um intervalo de 24 horas de um teste para o outro.

Fiscalização
A fiscalização dos protocolos sanitários será feita pela CBDU e pelos chefes de delegação. “Toda delegação tem os seus chefes e os presidentes das federações, além dos coordenadores das IES. Eles serão responsáveis por suas delegações e nós (CBDU) estaremos também os auxiliando a fiscalizar seus atletas”, explica o Diretor de Esportes e Eventos da CBDU, Alessandro Battiste Gomes, mais conhecido como Juca

Em caso de descumprimento do protocolo, atletas e equipes podem ser punidas. “Citamos todas as medidas sanitárias no regulamento geral, onde todos assinam o termo de consentimento. Caso infrinjam as regras, serão encaminhados à comissão disciplinar do JUBs, que decidirá qual tipo de punição será aplicada”, diz Juca.

Juca citou, também, o sucesso da aplicação do protocolo em outros eventos realizados pela CBDU neste ano. “Realizamos eventos em várias cidades e tivemos sucesso, então nós acreditamos que também teremos êxito não só nessa questão, mas também no evento em si”.

Serviços

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil, Monster Energy, Fibra e Anadem. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Sobre a CBDU
A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade máxima responsável pela administração do desporto universitário no Brasil. Entre seus encargos estão a gestão e a organização das competições e eventos esportivos oficiais entre universitários de todo o país.
Desde 2018, todas as competições do calendário CBDU recebem o nome de Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que juntos formam a temporada do anual. Assim, em um único ano há diversos JUBs. A maior edição do JUBs, é também a maior competição universitária da América Latina.

Fonte: Assessoria JUBs Brasília 2021

Foto: Divulgação

Por: visitebrasilia
Data: 08/10/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!