Brasília foi definida como cidade sede dos Jogos Universitários Brasileiros ? JUBs 2021, a maior competição universitária da América Latina. A competição, marcada para acontecer entre os dias 10 e 18 de outubro, estima reunir aproximadamente 4,5 mil estudantes atletas de 500 Instituições de Ensino Superior do país, além de 2 mil oficiais, técnicos e árbitros. Para o lançamento oficial do evento será realizada uma solenidade no Palácio do Buriti, no dia 27 de maio (quinta-feira), às 9h30.

Estarão presentes: Luciano Cabral - presidente da CBDU; Fabíola Molina - Secretária SNELIS; Daniel Cossi - Presidente CBDEL; Luiz Lima ? Deputado; Mosiah Rodrigues ? Coordenador do Bolsa Atleta; Maurren Maggi - medalhista de ouro, prata e bronze em duas edições dos Jogos Mundiais Universitários; Felipe Wu - medalhista olímpico e representante do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de 2011, e Daiane dos Santos - medalha de ouro e prata em duas edições dos Jogos Mundiais Universitários de 2005.

A última vez que Brasília sediou a principal competição universitária do calendário da CBDU foi em 2006; quando ainda era chamada de Olimpíadas Universitárias JUBs. Desta vez, os jogos serão realizados em duas praças: Pavilhão do Parque e no Sesi de Taguatinga. Luciano Cabral, presidente da CBDU, afirma que a Capital Federal é uma das melhores cidades para receber esse tipo de evento: ?A rede hoteleira está concentrada, as vias são largas, não há dificuldade de fluxo e as instalações são perfeitas?, destaca.

Desde 2018, todas as competições do calendário CBDU recebem o nome de JUBs, que juntas formam a temporada do anual. Assim, em um único ano há diversos JUBs. Em 2021, ao todo 25 modalidades esportivas integram o cronograma esportivo: acadêmico, atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, xadrez, o paradesporto (atletismo, badminton, tênis de mesa e natação), e os esportes eletrônicos (league of legends, FIFA, clash royale, free fire, poker e cs:go).

Data: 27 de maio

Horário: 9 horas e 30 minutos

Local: Palácio do Buriti

Fonte: CBDU

Crédito: CBDU/JP Rodrigues/Collab Clichê