A partir de 17 de outubro, Brasília vai receber, todos os domingos, a Feira No Setor que nasce com a intenção de ocupar um dos espaços públicos mais estratégicos da região central de Brasília, a Galeria dos Estados, localizada entre o Setor Comercial Sul e o Setor Bancário Sul.

 

A Feira No Setor pretende ser um novo ambiente de lazer e cultura para quem passa pelo centro de Brasília. Ampla, ao ar livre, gratuita e diversificada foi pensada para acolher todos os tipos de públicos e de todas as idades. Artesanato, comida e bebida, orgânicos, compotas e outros produtos naturais, moda, autocuidado, biocosméticos, arte, economia criativa e muita cultura popular serão oferecidas ao público. O engenheiro ambiental Bruno Macedo, um dos responsáveis pela escolha dos feirantes, conta que a curadoria foi pensada, desde o início, tentando dar voz e espaço para que a cidade seja, de fato, democrática. "Buscamos dar à Feira a cara que Brasília tem, explorando essa cidade heterogênea e trazendo essa valência e essa diversidade para o centro, o DF tem gente do Nordeste, do Sul, de Minas, do Acre, de todo lugar do Brasil", comenta Bruno.

 

Como pretende ser um movimento de uso do espaço urbano, além da venda de produtos, a ideia é desenvolver atividades de cultura, formativas, debates, turismo, intervenções urbanas e outros tipos de ocupação dos espaços públicos na região central de Brasília. Uma delas é o SCS Tour, um walking tour que acontece desde 2018 e percorre ruas, praças, becos, arquitetura, história e memórias do Setor Comercial Sul. Além disso, a arte urbana, tão presente na região da Feira, será contada no portal Panorama SCS mantido por um grupo de turismólogas do Centro de Excelência em Turismo/UnB, que trabalha para mudar o estigma negativo que o Setor Comercial Sul e suas redondezas carregam.

 

Por ser um espaço aberto, o local foi escolhido, também, pensando na maior segurança do público em tempos de pandemia. A Feira No Setor é realizada pelo Instituto Cultural e Social No Setor, tem o apoio da Administração Regional do Plano Piloto e fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

 

 

Serviço:

 

Feira No Setor.

 

Todo domingo, a partir de 17 de outubro.

 

Das 9h às 17h.

 

Na Galeria dos Estados (entre o Setor Comercial Sul e o Setor Bancário Sul).

 

Classificação indicativa livre.


Fonte: Comunicação no setor

Fotos: Divulgação