17.03.2019

LENY ANDRADE e GILSON PERANZZETTA

LenyAndradeGilsonPeranzzetta1 Foto MauroMattos LENY ANDRADE e GILSON PERANZZETTA

Canções de Cartola e Nelson Cavaquinho

Leny Andrade e Gilson Peranzzetta, dois artistas queridíssimos do público brasileiro, se encontram no palco para o lançamento do CD “Canções de Cartola e Nelson Cavaquinho” (Fina Flor), celebrando 40 anos de amizade e parceria.

A interpretação de Leny Andrade e o piano e arranjos de Gilson Peranzzetta dão nova roupagem a clássicos do mestre Cartola, como As Rosas Não Falam, Alvorada e do compositor Nelson Cavaquinho –  A Flor e o espinho,  Rugas, Palhaço, Folhas secas. Este espetáculo é um belo, suingado e refinado show da canção brasileira, um presente para a platéia e para os próprios artistas.

“Leny é a nota que falta no meu acorde”, diz Gilson Peranzzetta “Gilson é meu arranjador cinematográfico”, diz Leny Andrade O CD Ao findar das águas de março, fui entregar ao maestro Gilson Peranzzetta seu CD Tributo a Oscar Peterson, recém chegado da fábrica. Encontrei-o num estúdio, ensaiando, com nossa diva Leny Andrade, um show que apresentariam alguns dias depois, em Porto Alegre, só com canções de Cartola e Nelson Cavaquinho.

Leny estava tão feliz e animada com o resultado que me fez a proposta: “Lindinho, se você colocar a gente num estúdio de gravação, nós resolvemos essa parada em 2 ou 3 horas. Ao vivo, sem edições. Topas ?”. Lógico que topei, na hora. Ainda mais que sabia que tanto o show, quanto a possível gravação, estariam nas mãos cuidadosas e eficientes da minha produtora favorita, Eliana Peranzzetta.

Com a ajuda e a competência do nosso engenheiro de som, Didier Fernan, montamos um palco no seu estúdio La Maison e, com o Pão de Açúcar e o bondinho como cenário, Leny e Gilson “quebraram tudo” em pouco mais de três horas, como previsto.

O resultado está aqui, guardado para sempre, do encontro do querido Gilson, maestro/pianista que esbanja talento, ideias e faz da música sua religião e do piano, seu altar, com a incomparável Leny, a nota que faltava no seu acorde. Tudo isso com as bênçãos dos mestres da canção, Cartola e Nelson, com quem também tive o prazer de trabalhar e conviver. Definitivamente, sou um cara de sorte.

Ruy Quaresma – maio 2018

O REPERTÓRIO

  1. A FLOR E O ESPINHO – NELSON CAVAQUINHO, GUILHERME DE BRITO, ALCIDES CAMINHA
  2. PALHAÇO – NELSON CAVAQUINHO, OSVALDO MARTINS E WASHINGTON FERNANDES
  3. LUZ NEGRA – NELSON CAVAQUINHO E AMANCIO CARDOSO
  4. ALVORADA – CARTOLA, CARLOS CACHAÇA E HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO
  5. AS ROSAS NÃO FALAM – CARTOLA
  6. RUGAS – NELSON CAVAQUINHO, ARY MONTEIRO E AUGUSTO GARCEZ
  7. NOTÍCIA – NELSON CAVAQUINHO | ALCIDES CAMINHA | NORIVAL BAHIA
  8. FOLHAS SECAS – NELSON CAVAQUINHO E GUILHERME DE BRITO
  9. VAI AMIGO – CARTOLA
  10. O MUNDO É UM MOINHO – CARTOLA
  11. NÃO QUERO MAIS AMAR A NINGUÉM – CARTOLA |CARLOS CACHAÇA | ZÉ DA ZILDA
  12. ACONTECE – CARTOLA
  13. PRANTO DE POETA – NELSON CAVAQUINHO E GUILHERME DE BRITO
  14. A HISTÓRIA DE UM VALENTE – NELSON CAVAQUINHO E JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA
  15. O SOL NASCERÁ – CARTOLA E ELTON MEDEIROS

LENY ANDRADE

Leny Andrade de Lima, considerada por muitos a maior cantora de jazz brasileiro, mais conhecida como Leny Andrade, nasceu em Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1943.

Aos seis anos de idade, Leny Andrade começou a tocar piano. Aos nove, entrou para o Conservatório Brasileiro de Música e aos quinze já se apresentava como “crooner” de orquestras.

Cantou com o trio de Sergio Mendes, Pery Ribeiro e o Bossa Três, com quem gravou o primeiro disco ao vivo. Enveredou pelo samba de vanguarda nos anos 70, com o disco “Alvoroço”.

ambém na década de 60, Leny Andrade passa a se apresentar com o espetáculo Gemini V, com Pery Ribeiro e o grupo Bossa Três.

Em 79 gravou o LP “Registro”, voltando ao samba-jazz. Cantando ao lado de artistas como  Dick Farney,  Luiz Eça,  Wagner Tiso,  Eumir Deodato,  Francis Hime,  Gilson Peranzzetta e João Donato, Leny Andrade firmou-se como a maior cantora brasileira de jazz, conhecida por sua notável capacidade de improvisação.

Nas décadas de 80 e 90 dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos, onde gravou vários discos de samba-jazz, dentre os quais o clássico “Luz Neon”.

Lançou também CDs em parceria com instrumentistas de prestígio, como Gilson Peranzzetta, César Camargo Mariano, Cristóvão Bastos e Romero Lubambo. Gravou ainda um CD apenas com standards norte-americanos, em ritmo de bossa nova.

Leny Andrade teve vários hits nas paradas brasileiras, e em 2007 dividiu um Grammy Latino com César Camargo Mariano para Melhor Álbum MPB ao Vivo.

O estilo eclético de Leny Andrade é uma síntese do samba e do jazz.

GILSON PERANZZETTA

O pianista, compositor, arranjador, produtor, diretor musical e maestro Gilson Peranzzetta é, sem dúvida, um dos mais renomados músicos brasileiros da atualidade, referência na música brasileira. Gilson é um estilista da música, sua performance como pianista e arranjador tem personalidade, criatividade, delicadeza e requinte, sem jamais perder a brasilidade. Nestes 60 anos de dedicação total à música Gilson firmou-se como um dos mais conceituados e premiados  artistas  brasileiros, com uma expressiva carreira  no Brasil eno exterior.

Citado por Quincy Jones como um dos maiores arranjadores do planeta, cinco vezes vencedor do Prêmio da Música Brasileira, Gilson Peranzzetta é autor de mais de 200 canções, entre elas “Love dance”, “Setembro” e “Obsession”, sucessos mundiais. Contabiliza em sua discografia 54 CDs solo, além de incontáveis álbuns onde atuou como produtor, arranjador, solista e regente.

Iniciou seus estudos de piano muito cedo e frequentou a Escola de Música da UFRJ. Em 1971, se muda para Barcelona onde por três anos estuda técnica pianística com Petri Palau de Claramunt e tem algumas aulas de orquestração com o renomado compositor catalão Federico Mompou.

Artistas nacionais como Djavan, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Leny Andrade, Dori Caymmi, Nana Caymmi, Edu Lobo e artistas internacionais como George Benson, Sara Vaughn, Quincy Jones, DianneSchurr, Dianne Reeves, TootsThielemans, Shirley Horn, Nancy Wilson e Barbra Streisand gravaram suas músicas. Desde 1990, mantém um duo com o flautista e saxofonista Mauro Senise e juntos gravaram onze CDs.

Sua música “Setembro” foi incluída na trilha sonora da premiada série norte-americana Dallas e no filme Boys´nthe Hood.  “Sorriso de Luz” foi trilha da mini-série brasileira Labirinto, e “Ciume” constou da trilha do filme Dom, estrelado por Marcos Palmeira e Maria Fernanda Cândido.

Para a música de concerto, Gilson compôs e orquestrou as suites “Miragem”, estreada  pela orquestra Jazz Sinfônica e “Metamorfose”, estreada  pela Orquestra Sinfônica Brasileira, em ambas sendo o  solista ao piano.

Atuou como solista ou arranjador para a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Petrobras Sinfônica, Pittsburgh Symphony Orchestra (EUA), Jazz Philarmonic da Manhattan School of Music  (NYC/EUA), Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, Orquestra dos Sonhos, Amazonas Jazz Band, UFRJazz, Camerata de Blumenau. Com sólida carreira internacional, apresenta-se anualmente em importantes festivais na Europa, Estados Unidos e Japão. Elaborou arranjos e regeu em 3 temporadas a WDR Big Band de Colonia (Alemanha) e atuou como solista e arranjador da Metropole Orchestra (Holanda).

As apresentações acontecem nos dias 21 e 22 de Março de 2018 – quinta e sexta-feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” – Funcionamento da bilheteria: 18:00 horas as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br 

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.

Produção: Marco Guedes (0xx-61-3225-1199 / 0xx-61-97400-6350).

Contato artista: Oxx-21- 98756-7372

Não recomendado para menores de 14 anos

 

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!