EnglishJapanesePortugueseSpanish
29.10.2019

LIGA TRIPA

%name LIGA TRIPANO SHOW LIGANDO O CENTRO OESTE

 

Originalidade, poesia vigorosa e fusões rítmicas incomuns

O Liga Tripa foi criado em 1979, numa época em que Brasília era vista como uma cidade sem referenciais culturais próprios. O grupo teve papel marcante na construção da cultura brasiliense, e, após 37 anos de constante atividade, é visto como fio condutor de toda uma geração de artistas.

No cenário árido dos tempos de ditadura, o Liga Tripa inventou seu próprio espaço ao começar a tocar e cantar nas ruas. “A gente ocupou um espaço que psicologicamente não pertencia à população”, conta Aldo Justo, um dos fundadores. Já no início dos anos 80 o grupo era apontado como “a cara de Brasília” e “o mais  brasiliense dos grupos musicais”.

As apresentações do Liga Tripa sempre surpreendem pela ousadia e improviso. O grupo seduz o público e cria com ele uma imediata identificação. Seus temas são visões poéticas da paisagem do cerrado, da arquitetura brasiliense e do modo de viver numa cidade incomum.

A criatividade do grupo também traz ao espectador a sensação de assistir a algo diferente no panorama da MPB, com canções de altíssima qualidade, letras com uma poesia forte e incomum e as fusões rítmicas que caracterizam todo o seu trabalho musical: sambas sem sotaque carioca nem baiano, baiões e frevos com sabor candango, marcantes influências do jazz e da música experimental.

Um dos aspectos desse experimentalismo tornou-se marca registrada do Liga Tripa: o contrabaixo de origem africana construído artesanalmente, com uma corda só, que funciona como baixo ou como percussão. Essa originalidade sonora se completa com a mistura de violões, cavaquinho, flauta, percussão e vozes em coro.

Integram o grupo atualmente: Aldo Justo; André Arraes; Caloro; Carrapa do Cavaquinho; Fino; Sérgio Duboc; Toninho Alves;

Neste show, serão apresentadas músicas autorais, de alguns integrantes do grupo e outros parceiros que participaram ativamente da vida cultural de Brasília desde seu início.

O repertório está em um livreto/CD: Liga Tripa 35 anos, com fotos de eventos, shows e pessoas que integram o universo do grupo, contando histórias e momentos vividos em várias décadas de muita arte e música na rua e em palcos alternativos.

Registros de links do grupo:

Papo Firme

Luciano Lima entrevista Sérgio Duboc e Aldo Justo, do Liga Tripa, em 2013, sobre um dos trabalhos do Liga: CD – É se há! Um pouco da história do grupo.

Gravação para a TV, realizada no Teatro dos Bancários;

“Ligada” no Açougue Cultural  T-BONE, projeto Bienal do B de poesia de Brasília

Liga Tripa CD – é se há

00:00 = 01-ATRÁS-DO-LIGA-TRIÁ 02:49 = 02-LABAREDA 06:01 = 03-EDIFÍCIO-E-NINGUÉM-MORA-LÁ 09:01 = 04-O-BICHO 13:03 = 05-PROPRIEDADE-PARTICULAR 13:03 = 06-HORÁRIO;

Refrão – Liga Tripa (1/3) – YouTube

O Refrão desta semana recebe a banda brasiliense Liga Tripa. A trupe se formou em meio ao nascimento de Brasília. Por entre poeira, lama, e os monumentos.

Liga Tripa na Festa 60 anos da Vila Planalto

O grupo em uma “ligada” após o show, na praça da vila Planalto, em 2017.

Homenagem ao querido Paulo Tovar, grande músico da nossa cidade. Gravado pela TV UnB, em 2010, música: EDIFÍCIO NINGUÉM MORA LÁ – de Sérgio Duboc e Vicente Sá;

TV Brasília – aniversário do Beirute, Bar tradicional de Brasília; a famosa “ligada” do grupo, que canta no meio das pessoas, envolvendo todos os presentes numa energia contagiante.

Show  no Feitiço Mineiro; bar tradicional de Brasília; música Labareda.

A apresentação acontece dia 06 de Novembro 2019 – quarta-feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” – Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.

Produção: Marco Guedes (0xx-61-3225-1199 / 0xx-61-97400-6350).

Contato artista: Oxx-61- 98651-2630

Não recomendado para menores de 14 anos


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!