EnglishJapanesePortugueseSpanish
04.06.2019

LUGAR DE CRIAÇÃO É LUGAR DE CRIANÇA

Tim Burton 2 1024x702 LUGAR DE CRIAÇÃO É LUGAR DE CRIANÇA

Consciência ambiental, ludismo e muita criatividade nas atividades de junho do CCBB Educativo

Desenvolvido no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para estimular experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais, o Programa CCBB Educativo adentra junho com uma rica programação dialogando com o entorno do complexo, o Museu Banco do Brasil e as exposições em cartaz. Especialmente voltado para ocupação, convivência, criação e diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias, o segmento Lugar de Criação, que acontece todos os finais de semana e feriados, beneficia-se, ainda, por este ser um mês de cinco semanas.

Além das atividades fixas Como nasce uma obra de arte?, Desde pequeno, Trocação de história e Eu faço o meu brinquedo, a programação, que começou com atividade extra em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, também desenvolve uma dinâmica com os pequenos de enfrentamento do mundos da hora do sono, com suas Sombras e Pesadelos.

Inaugurada, recentemente no Centro Cultural Banco do Brasil, a exposição “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton”, fornece material e temática para várias das atividades neste ciclo.

Sobre o Lugar de Criação

Projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. Nele, os educadores e, por vezes, artistas convidados, realizam atividades e intervenções que estimulem a socialização, a curiosidade, a descoberta, a reflexão, o fazer coletivo e a cultura do brincar.

Como nasce uma obra de arte? Dedicado para os intercâmbios entre crianças e artistas, com foco na experimentação das práticas e linguagens artísticas contemporâneas.

Desde pequeno – Dedicado à primeira infância, integração e socialização das crianças e os seus responsáveis, tem como foco os primeiros contatos com as exposições e seus conteúdos.

Trocação de histórias – Dedicado à leitura, música e a narrativa, com foco nas questões ligadas às exposições e ao patrimônio imaterial, imaginários sociais e culturais, a partir da experiência no centro cultural.

Eu faço meu brinquedo – Oficinas que  exploram aspectos da cultura maker e da criação, para pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva, com temas  como consumo, sustentabilidade e reuso.

Confira a programação completa para as crianças

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

08 e 09/06 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)

Lugar de Criação: Desde pequeno

Desfiguras

A ideia é criar monstrinhos coloridos. Utilizando tinta e o sopro, serão produzidas manchas espontâneas para dar origem aos personagens. Os participantes irão se relacionar com as múltiplas possibilidades corporais que essas formas apresentam e refletir um pouco sobre a beleza dessas figuras.

15 e 16/06 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)

Lugar de Criação: Sombras e Pesadelos  

E se fosse possível controlar um pesadelo? Quais seriam as escapatórias possíveis para acordar? Como seria se tivesse um final? Nesta proposta, serão dados outros caminhos aos medos, remodelando o cenário sombrio e criando narrativas próprias a partir de uma experiência no universo do teatro de sombras.

Dias 20, 22 e 23/06 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)

Lugar de Criação: Trocação de histórias

Cruzamentos animados

O programa CCBB Educativo convida o público para uma imersão nos mundos de Tim Burton através de uma interação com os seus diversos personagens. O grupo descobrirá como seriam os encontros entre esses seres, de universos diferentes, em lugares inesperados.  Será utilizado o jogo de dados – para desvendar quais os personagens que terão os caminhos cruzados. A partir daí é soltar a imaginação e interagir.

29 e 30/06 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)

Lugar de Criação: Eu faço meu brinquedo

O Estranho Mundo Junino

Festas juninas têm cores e personagens muito vibrantes. Um deles é o espantalho, que durante essa celebração não serve só para afastar os pássaros da lavoura: é uma das figuras mais divertidas dessa celebração. O Programa CCBB Educativo, no Lugar de Criação, convida crianças e suas famílias a confeccionarem pequenos – porém festivos – espantalhos de corda.

Informações, dúvidas e agendamento:

61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com

 

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!