EnglishJapanesePortugueseSpanish

Luta da Pessoa com deficiência é destaque da programação- CCBB Educativo


DiaLutaDeficiencia 0918 DF 2 Copy Luta da Pessoa com deficiência é destaque da programação CCBB Educativo

Conversa pública em homenagem à data “Luta da Pessoa com Deficiência” é um dos destaques da semana

Entre atividades presenciais, online e novos conteúdos digitais disponibilizados, mensalmente, em formato de vídeos, textos e podcasts, o Programa CCBB Educativo-Arte e Educação destaca esta semana atrações como a Data Comemorativa em homenagem à Luta da Pessoa com Deficiência, o Lugar de Criação presencial Oficina de Histórias; Lugar de Criação Digital“O que é Patrimônio Material” e o curso Transversalidades – “Como museus e escolas podem produzir conhecimento em colaboração?”, com Cayo Honorato, Geovana Freitas, Lua Cavalcante e Viviane Pinto.

Na parte de visitas, o público também pode aproveitar, presencialmente, as Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras.  Digitalmente, há as Visitas para Escolas e Instituições.

Sobre o CCBB Educativo

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Sucessos do programa CCBB Educativo acessível pelo site

Com um incremento de conteúdos ainda maior em tempos de pandemia, o site do CCBB Educativo oferece uma rica programação a públicos diversos que buscam se informar, aprender e se divertir sem abrir mão da segurança da própria casa. A todo momento, o público pode visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo que inclui atividades digitais já realizadas nos CCBBs de todo o país, podcasts e muito mais.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

18/09-LUGAR DE CRIAÇÃO- OFICINA DE HISTÓRIAS

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

18/09- DATA COMEMORATIVA- “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”

O que é: Esta atividade faz parte do projeto Patrimônio e Memória do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que entre outras ações, celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro, como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.

Sinopse: Para fazer parte das mais diversas dimensões e atividades da vida cotidiana em sociedade, garantir o acesso amplo e equiparar oportunidades, pessoas com deficiência que vivem em todo o país se unem em grupos de defesa e luta por seus direitos. Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Programa CCBB Educativo realiza conversas públicas nos CCBBs, buscando ampliar o conhecimento dos participantes e envolver a todos em um processo de mapeamento dos diferentes aspectos que caracterizam esta luta que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência. Como resultado da conversa, os participantes poderão criar cartazes utilizando palavras e imagens que comuniquem os principais aspectos desta luta nos tempos atuais.

Serviço:

Sábado, às 10h.

Duração: 1h

Capacidade: 12 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por mais uma pessoa de sua família, com o mesmo ingresso.

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos.

Acesso: Evento gratuito.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas às exposições permanentes do CCBB Brasília. Nessas visitas, educadores e público dialogam, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Terças, quartas e sextas, às 12h e às 18h

Quintas às 18h

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: As visitas mediadas em Libras, feitas às exposições permanentes do CCBB Brasília, ocorrem, simultaneamente, em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras). Nelas, os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

15/09- TRANSVERSALIDADES – “Como museus e escolas podem produzir conhecimento em colaboração?”, com Cayo Honorato, Geovana Freitas, Lua Cavalcante e Viviane Pinto

O que é: curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

Sinopse: Entendendo que a mediação cultural não se reduz a um serviço de difusão de conteúdos, mas se apresenta como um espaço de produção de conhecimento, as educadoras do Programa Educativa do Museu Nacional da República (MuN) – Brasília, trabalham com os conceitos de mediação cultural como pesquisa e prática documentária. Neste encontro, Cayo Honorato, Geovana Freitas, Lua Cavalcante e Viviane Pinto irão compartilhar seus processos de pesquisa e desenvolvimento de materiais educativos em interlocução com a Escola Parque da Natureza de Brazlândia, em que buscam conexões entre a metodologia de pesquisa-brincadeira realizada com estudantes e professores da Escola e a pesquisa das plantas no Acervo do MuN. Também irão compartilhar o processo de experimentação dos materiais educativos com outras escolas e educadores.

Cayo Honorato atua como formador e consultor do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Doutor em Educação pela FE/USP; mestre em Educação pela FE/UFG; especialista em Arte Contemporânea e bacharel em Artes Visuais pela FAV/UFG. Pesquisa sobre a atuação dos públicos e a mediação cultural; as conjunções e disjunções entre arte e educação; as relações entre arte, educação e política.

Geovana Freitas atua como mediadora cultural do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É pedagoga e educadora popular. Pós-graduanda em Arte, Cultura e Educação pelo Centro Universitário de Maringá e licenciada em Pedagogia pela UFSCar. Com interesse em artes, periferias, negritudes, decolonialidades e crianças, experimenta a escrevivência como forma de expressão artística, emocional e espiritual de vida.

Lua Cavalcante atua como mediadora cultural do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É artista, educadora e mulher com deficiência. Formada em Fotografia, concluindo a licenciatura em Pedagogia e se aventurando pelos caminhos da Pedagogia Griô. Se coloca como corpo-artístico-político-pedagógico, propondo reflexões sobre quais lugares reais, imaginários e encantados esse corpo aleijado habita e opera.

Viviane Pinto atua como coordenadora pedagógica do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É educadora cultural com pesquisa e atuação em mediação cultural, políticas públicas, gestão e produção cultural. É mestre em Estudos Culturais e especialista em Gestão Cultural pela USP, com graduação em Administração Pública pela UNESP. Trabalha com formação cultural e organização de trabalhos coletivos tendo como princípio a democracia cultural.

Serviço:

Quarta-feira, às 15h.

Duração: 2 horas

Encontro em formato webinar, via zoom ao vivo

Acessível em Libras

Vagas: 100

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 16 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

17/09 – Lugar de Criação Digital“O que é Patrimônio Material”

O que é: Vivências digitais para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: O Lugar de Criação “Patrimônio Material” convida famílias e públicos de todas as idades para uma investigação sobre a nossa relação com os objetos e o colecionismo. Desde os objetos que precisamos para viver, até aqueles que guardam memórias, afetos e diferentes tipos de valor. Você vai precisar apenas de um telefone celular e alguma disposição

Serviço:

Sexta-feira, às 10h.

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

Plataforma:  Youtube / gravado

VISITAS ONLINE PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições, nos turnos da manhã, tarde e noite. As visitas mediadas realizadas pelos educadores são pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos. Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos. As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Duração: de 50min a 1h30min

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

Plataforma: zoom/ao vivo

PERCURSO – PODCAST CCBB EDUCATIVO

O que é: Um podcast mensal, de caráter cultural, realizado pela equipe Programa CCBB Educativo – Arte & Educação. Com previsão de dez edições lançadas entre janeiro e outubro de 2021, seu conteúdo articula entrevistas e comentários críticos a partir de atrações da programação do Centro Cultural Banco do Brasil, além de memórias recentes de atividades realizadas pelo Programa CCBB Educativo. A cada edição, o programa aborda obras de cinema, teatro, música e artes visuais em diálogo com um tema específico, articulando-se ainda aos eixos temáticos que atualmente orientam as atividades do Programa CCBB Educativo: Cultura de acessibilidade, Recursos digitais em aulas nas artes, Educação, cultura e processos decoloniais, e Natureza e Cultura. Partindo de abordagens reflexivas e pedagógicas, Percurso destaca caminhos, processos, conceitos e contextos relacionados à programação cultural e educativa do Centro Cultural Banco do Brasil.

PODCAST#8: Passeio

Neste programa, conversamos com Liz Sandoval, arquiteta e curadora da mostra “Cinema Urbana”, convidamos a diretora Duda Maia para uma conversa crítica a partir do espetáculo “Vamos comprar um poeta?”, falamos com a educadora Janine Magalhães sobre a exposição “Brasilidade e Pós-modernismo” e refletimos sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Serviço:

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos

Local: redes do CCBB, BB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

Fonte: Conteúdo Comunicação

DiaLutaDeficiencia 0918 DF Copy 150x150 Luta da Pessoa com deficiência é destaque da programação CCBB Educativo DiaLutaDeficiencia 0918 DF 2 Copy 150x150 Luta da Pessoa com deficiência é destaque da programação CCBB Educativo LugarDeCriacao 0409 Copy 150x150 Luta da Pessoa com deficiência é destaque da programação CCBB Educativo Visita DF Online Copy 150x150 Luta da Pessoa com deficiência é destaque da programação CCBB Educativo Visita DF Presencial 2 Copy 150x150 Luta da Pessoa com deficiência é destaque da programação CCBB Educativo Visita DF Presencial 3 Copy 150x150 Luta da Pessoa com deficiência é destaque da programação CCBB Educativo

Por: visitebrasilia
Data: 15/09/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!