14.09.2017

# MAIS DE 1500 VAGAS EM OFICINAS GRATUITAS NO CONECTA IF

IMG1220 # MAIS DE 1500 VAGAS EM OFICINAS GRATUITAS NO CONECTA IF

Evento acontece de 18 a 23/9 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

No ConectaIF 2017 – Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que acontecerá de 18 a 23 de setembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o público poderá participar gratuitamente de mais de 40 cursos rápidos no Qualific Express. As inscrições já estão abertas. O evento é uma realização do Instituto Federal de Brasília (IFB), vinculado ao Ministério da Educação e,  em parceria com o Governo do Distrito Federal.

Para o cotidiano profissional e pessoal há oficinas como “Como montar bancos comunitários para fortalecimento da economia solidária”, “Gestão da informação de custos no processo de tomada de decisão” “Elaboração de currículo e entrevista profissional: ferramenta estratégica para empregabilidade”, “Como proteger e evitar perda de informações em seu smartphone Android”, “Execução orçamentária e financeira dos pagamentos do Governo Federal no SIAFI”, “Economia solidária e empoderamento da mulher: pintando camisetas”, “Oficina de primeiros socorros para o dia-a-dia”, “Cuidados com o bebê e a criança”, e “Oficina de degustação de cervejas especiais artesanais e comerciais”.

Quem curte ações de recursos naturais e sustentabilidade, estão abertas inscrições para capacitações em “Otimização do planejamento agropecuário com alocação de recursos escassos”, “Horta hidropônica caseira ao alcance de todos” e “Reutilizando e reaproveitando garrafas de vidro e latas”.

Para os interessados em Tecnologias e Ciências há oferta de cursos rápidos de “Modelagem e impressão 3D”, “Como fazer um Fliperama com Raspberry pi”, “Fabricação de Hand Spinners em Router CNC caseira”, “Criação e programação de carros robôs utilizando arduino”, ““Construção e lançamento de foguetes de propulsão a água”, “Robótica: compreendendo a Física envolvida” e “QuiEstável – um jogo de ensino de ciências”.

E para quem gosta de dança vale aproveitar as oficinas de “Movimentos expressivos”, “A dança moderna expressiva alemã”, “O diálogo entre a dança e a música – Experiências Coreográficas – Oficina prática: diálogos entre dança, coreografia e a música” e “Práticas educativas na cultura visual: processos em videodança”.

No ramo mobiliário há vagas para os cursos de “Aplicação de pintura hidrográfica básica para móveis e objetos de madeira” e de “Oficina de restauro de mobiliário moderno”.

Na área de acessibilidade/inclusão há cursos sobre “Atendimento ao público surdo”, “Audiodescrevendo a audiodescrição: uma inclusão real”, “A inclusão e a adaptação curricular” e “Automação em prol da acessibilidade: desenvolvimento de um protótipo de cadeira de roda elétrica autônoma”.

Oficinas pedagógicas também tem ênfase no Qualific Express com a ofertas de capacitações em “Conceitos básicos da psicologia comportamental aplicados à educação”, “Os processos de formação do leitor: tarefa de todos os professores”, “Oficina de Leitura e Interpretação textual”, “O uso do RPG como ferramenta didática”, “Literatura e tecnologia: estratégias pedagógicas para desenvolvimento da leitura”, “Literatura e tecnologia: estratégias pedagógicas para desenvolvimento da leitura” e “Jogos didáticos para ensino da história da África”.

Cada formação tem de 2 a 8 horas. Para participar os interessados devem se cadastrar gratuitamente antes no site do ConectaIF e depois ir para a área do Qualific Express. As vagas são limitadas aos primeiros inscritos, ficando os demais em lista de espera que pode ser aproveitada na hora do curso, caso os selecionados se ausentem.

Programação completa do Qualific Express: https://goo.gl/E7x1vE

Inscreva-se no ConectaIF: http://conectaif.ifb.edu.br/

# AÇÃO PARA O DIA DO DOADOR DE MÉDULA ÓSSEA É UMA PARCERIA IFB E HEMOCENTRO

No próximo sábado, dia 16 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e, como forma de incentivar e ampliar o banco de doadores, o Instituto Federal de Brasília (IFB) e o Hemocentro farão uma ação especial. Atualmente, a chance de um paciente que necessita de transplante de medula óssea cadastrado no registro de receptores de medula óssea (REREME) encontrar um doador compatível é uma em cem mil.

Nos dias 20 e 21 de setembroentre às 9 h e 16 horas, haverá transporte gratuito, de hora em hora, para levar os participantes do evento Conecta IF 2017, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães ao Hemocentro, para coleta e cadastro como possíveis doadores de medula óssea e/ou doação de sangue.

O ConectaIF é um evento – organizado pelo Instituto Federal de Brasília – que vai reunir, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, de 18 a 23 de setembro, oficinas, mostras, workshops, palestras, rodas de conversas, protótipos de produtos inovadores, arte, cultura, desafios, competições, feiras, exposições, resultados de pesquisas e muito mais.

Todas as atividades são abertas, gratuitas e têm como proposta integrar estudantes, profissionais, instituições de ensino, empresários e a comunidade em geral.

Informações e inscrições abertas para o evento em http://conectaif.ifb.edu.br/

# ACESSIBILIDADE A SURDOS, AUTISMO E INCLUSÃO SOCIAL SÃO TEMAS NO CONECTA IF

Evento do IFB/MEC reúne especialistas nacionais renomados no Centro de Convenções no Ulysses Guimarães

“Desafios da Educação Profissional e Tecnológica: comunicação, diversidade e inclusão” é o tema do INCLUIF – 6ª edição do Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, que acontece de 19 a 23 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, dentro da programação do ConectaIF – evento gratuito e aberto ao público organizado pelo Instituto Federal de Brasília –IFB em parceria com o Governo do Distrito Federal.

Simultâneo ao Fórum acontecerá também o II Seminário Nacional sobre Autismo, o VII Encontro do dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNEs, o IV Encontro de Tradutores e Intérpretes e o V Encontro de Educação e Direitos Humanos do IFB.

Na área de Direitos Humanos um dos destaques é a mesa “Olhares sobre a formação e consolidação dos Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABIs nos Institutos Federais”, organizada para o dia 19, que tem como convidada a professora do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, Manuela Arruda Nunes, especialista em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira e mestra em História Social da Cultura Regional.

“Diversidade sexual no contexto educacional” é outro assunto que será debatido no dia 20, tendo como explanadores os professores Flávio Brebis e Ana Carolina da Silva Silvério, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – Sedestmidh do Governo do Distrito Federal.  Flávio é autor de vários livros sobre a identidade de gênero e atua como coordenador de Diversidade LGBT da Secretaria, e Ana Carolina é assistente social e gerente do Centro de Referência Especializado da Diversidade Sexual, Religiosa e Racial do GDF.

No dia 20 ainda, os diretores do Instituto Benjamin Constant – IBC e do Instituto Nacional de Educação de Surdos- INES, professores João Ricardo e Marcelo Cavalcanti irão tratar de experiências no “Atendimento educacional para jovens e adultos com deficiência auditiva e deficiência visual”.

“Materiais didáticos e acessibilidade no ensino de surdos” é a mesa que tem, no dia 21, como convidados os professores Bruno José Betti Galasso e Dirceu Esdras Teixeira, ambos do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. A pedagoga Angela Russo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, irá contribuir com o tema “Tradução e Intérprete de Libras – A posição discursiva do tradutor e intérprete de libras”, também no dia 21.

Caio Abujadi, renomado médico psiquiatra da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, do ambulatório de neuro-dificuldades de aprendizado da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do ambulatório de Estimulação Magnética Transcraniana da Universidade de São Paulo (USP) irá encerrar o Fórum no sábado, dia 23, pela manhã, com a palestra “Inclusão, aprendizado e desenvolvimento”.

O VI Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva tem parceria com o Movimento Orgulho Autista Brasil – MOAB Autismo, o Instituto Benjamin Constant – IBC, o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS e os Institutos Federais do Triângulo Mineiro (IFTM), Mato Grosso (IFMT) e Rio Grande do Sul (IFRS). A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco também apoia a iniciativa. O ConectaIF é uma realização do Instituto Federal de Brasília – IFB, com o Governo de Brasília e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –  CNPq.

Confira a programação completa do INCLUIF no site do http://conectaif.ifb.edu.br/: https://goo.gl/f8sHvc

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!