EnglishJapanesePortugueseSpanish

Masterclass precede a Mostra “Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror”

Por:
Data: 19.01.2021

%name Masterclass precede a Mostra “Estúdio Hammer A Fantástica Fábrica de Horror”

21 de janeiro de 2021 (quinta) às 19 horas

O renomado cineasta Rodrigo Aragão vai falar sobre a maquiagem de monstros no cinema e relacionar sua trajetória às produções do Estúdio Hammer

Mostra “Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror”

CCBB Brasília 

De 2 a 21 de fevereiro de 2021

Entrada franca

Mostra inédita traz os famosos filmes clássicos de horror produzidos pelo mais antigo e tradicional estúdio de cinema inglês 

As décadas de 1950 a 1970 foram anos de ouro para o Estúdio Hammer. A produtora familiar britânica criada em 1934 fez surgir mais de 300 obras em cerca de 40 anos. Em seu catálogo figuram filmes que eternizaram lendas do cinema, revelaram diretores e compositores de talento e conquistaram um séquito de cinéfilos em um culto que perdura há décadas.

Este relevante legado que influenciou diferentes gerações de plateias e cineastas é enaltecido na Mostra “Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror”, que estará em cartaz no Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília de 2 a 21 de fevereiro de 2021.

Para abrir os trabalhos, Rodrigo Aragão vai ministrar uma Masterclass online no dia 21 de janeiro (quinta), às 19 horas. “Vou abordar o início das maquiagens de monstros no cinema até o surgimento do Estúdio Hammer, além do trabalho do lendário maquiador Roy Ashton, responsável pelos efeitos em maquiagem de quase todos os filmes da produtora, com foco principal em A Múmia e Epidemia de Zumbis”. Descreve o cineasta.

O mais importante maquiador e especialista em efeitos especiais do cinema brasileiro atual também vai reafirmar o intrínseco diálogo entre sua produção e a tradição do Estúdio Hammer.

O evento será gratuito e online. O acesso será disponibilizado nas redes sociais do CCBB Brasília: www.facebook.com/ccbb.brasilia  www.instagram.com/ccbbbrasilia e www.twitter.com/ccbb_df

Sobre Rodrigo Aragão:

Rodrigo Aragão nasceu em 1977 em Guarapari (ES). Sua trajetória teve início aos 17 anos de idade, quando exerceu o ofício de Maquiador de Efeitos Especiais. Hoje é considerado o principal nome do cinema de terror no Brasil, com mais de 25 prêmios, dentre eles 15 distinções internacionais.

O cineasta criou a Fábulas Negras Produções, onde produziu mais de 50 filmes (entre longas e curtas) de vários diretores e 100 oficinas em quase todos os estados brasileiros, além da Bolívia, nos últimos 20 anos.

Em 2005 rodou o seu primeiro curta premiado “Chupacabra”. Em 2008 lançou o seu primeiro longa-metragem “Mangue Negro”, que lhe trouxe reconhecimento internacional e diversos troféus. Depois fez “A Noite do Chupacabras” (2011) e “Mar Negro” (2013). Teve o privilégio de ter Zé do Caixão como diretor de seu filme “As Fábulas Negras”(2014), última atuação de José Mojica Marins antes de falecer.

Em 2018 lançou “A Mata Negra”, seu primeiro filme em 4K. No segundo semestre de 2020, “O Cemitério das Almas Perdidas”, com o orçamento de 2 milhões e 100 mil reais, algo bem distante dos cerca de 57 mil reais investidos em “Mangue Negro” no início de sua prolífica carreira.

Se consagrou como um dos mais importantes diretores do gênero brasileiro da atual geração. Com produções onde os efeitos práticos brilham pela sua perfeição, a filmografia de Rodrigo Aragão é marcada por uma notória evolução técnica e uma sequência de prêmios que só reafirmam sua bem-sucedida trajetória.

Sobre a Mostra “Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror”:

A mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror exibirá 30 longas-metragens, produzidos entre as décadas de 1950, quando foram lançados os primeiros filmes de terror do estúdio, depois pelo auge dos anos 1960, até o início da sua decadência nos anos 1970. São obras com uma legião de fãs no mundo todo e que são, até hoje, cultuadas, copiadas, parodiadas e reverenciadas.

O legado do Hammer ajudou a revitalizar todo um gênero de histórias, deu origem a alguns dos maiores talentos da Grã-Bretanha e continua a inspirar outros filmes e influenciar diretores do calibre de Quentin Tarantino, Tim Burton, Steven Spielberg e Martin Scorsese.

A mostra está em cartaz no Rio de Janeiro até 1º de fevereiro de 2021, depois segue para São Paulo, de 20 de janeiro a 8 de fevereiro de 2021 e por fim aporta em Brasília, de 2 a 21 de fevereiro de 2021.

A curadoria é de Eduardo Reginato e Danilo Crespo. A programação é gratuita e além de 30 filmes, vai contar com masterclass, debates, curso online e sessão inclusiva com audiodescrição.

Serviço: Masterclass online com Rodrigo Aragão – Mostra “Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror”

Data: 21 de janeiro de 2021 (quinta) às 19 horas

O link de acesso gratuito será disponibilizado nas redes sociais do CCBB-DF:

www.facebook.com/ccbb.brasilia

www.instagram.com/ccbbbrasilia

www.twitter.com/ccbb_df

Mostra “Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror”

Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (Setor de Clubes Sul – Trecho 2 – Lote 22)

Data: De 2 a 21 de fevereiro de 2021

Entrada franca

Fonte: Acha Brasília
Fotos: Divulgação

 


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!