EnglishJapanesePortugueseSpanish
15.09.2020

México inaugura exposição em homenagem a Brasília e JK

%name México inaugura exposição em homenagem a Brasília e JKEmbaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas, secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e vice-governador Paco Britto

Foi aberta oficialmente hoje exposição fotográfica organizada pela embaixada do México sediada em Brasília na Casa de Chá da Praça dos Três Poderes. A exposição fotográfica “Presença do México desde a fundação de Brasília, em 1960”, estará aberta ao público no período de 15 de setembro a 15 de outubro deste ano.

O evento, resultante de uma parceria entre a Embaixada do México e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, também teve a apresentação da Publicação “México e Brasil – três momentos significativos de sua vinculação histórica”. A exposição foi inaugurada pelo Embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas, pelo vice-governador Pacco Britto e pela Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e contou com a participação dos embaixadores da República Dominicana, da Colômbia, Chile, Honduras e do Paraguai.

A exposição mostra um acervo fotográfico de valor histórico com a reprodução de imagens do encontro dos ex-presidentes do Brasil Juscelino Kubistchek e do México, Adolfo Lopes Mateos, primeiro presidente daquele país a visitar o Brasil a convite de JK, que buscava, assim, ampliar os laços culturais e econômicos entre os dois países.

Anfitrião do evento o embaixador do México, José Ignácio Piña Rojas, destacou em seu rápido pronunciamento que hoje “o Brasil é o principal exportador de produtos para seu país e, em contrapartida, também é a nação que recebe o maior volume de inversões mexicanas nas Américas. Ele também ressaltou que essa exposição, que ocorre 60 anos após a visita de Adolfo Mateos em janeiro de 1960, é “o testemunho vivo de um encontro que selou uma nova relação entre duas grandes nações”.

O vice-governador Pacco Britto, enfatizou que “os 186 anos da relação entre Brasil e México tem sido extremamente positiva e só tem beneficiado aos povos das duas nações”.

A Secretaria de Turismo, Vanessa Mendonça, afirmou em sua intervenção que com esta exposição a embaixada do México brinda a população de Brasília com o resgate de memória que se insere como importante ponto de referência da profícua relação entre o Brasil e o México, nações irmãs apenas separadas pela língua e pelo hemisfério.

Para a Secretária de Turismo do DF, a cerimônia de instalação da exposição no coração do poder no Brasil é o cumprimento de um dos desejos de JK ao defender em 1960 a necessidade de maior intercâmbio cultural e artístico entre os dois países e manifestar o desejo de maior aproximação entre os grandes povos irmãos.

A Casa de Chá já foi um dos pontos mais agitados de Brasília. Na década de 1960, centenas de pessoas de todas as idades se encontravam neste espaço de 250 metros quadrados, construído tão próximo ao Palácio do Planalto, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. Ela foi concebida para permitir que os membros dos poderes ali trocassem ideias, ouvissem boa música e confraternizassem após um dia de trabalho exaustivo. Um espaço plural. Democrático e vocacionado para exercitar a harmonia e abrigar a inteligência.

Esse espaço foi “resgatado” em suas características arquitetônicas originais do projeto de Oscar Niemeyer e totalmente revitalizado logo ao início da gestão do Governador Ibaneis Rocha, por meio de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo do DF, em parceria com o BRB e a Terracap. Foi devolvido à cidade e ao povo brasiliense, no dia 21 de abril de 2019, nas comemoraçõesdos 59 anos da fundação de Brasília.

A Casa de Chá hoje abriga um dos Centros de Atendimento ao Turista que visita Brasília.Ela tornou-se novamente um centro de convergência cultural, no qual um acontece o Projeto “Arte no CAT”, que oferece ao público apresentações gratuitas de dança, música e teatro, além de abrigar exposições fotográficas como a que hoje foi inaugurada..


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!