EnglishJapanesePortugueseSpanish
27.11.2020

Mulheres empreendedoras no Distrito Federal

Por Andreza Lorrane

Dia 19 de novembro é o dia que se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Empreender não é uma tarefa fácil. É preciso coragem, determinação e persistência para manter as vendas dos produtos ou serviços. Para as mulheres, que ainda assumem diversos papéis na sociedade, os desafios são maiores ainda, mas elas se destacam cada vez mais à frente do próprio empreendimento. Segundo um relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que em 2018, 36% dos empreendimentos do Distrito Federal eram liderados por mulheres. Ao todo, 121 mil eram donas e cerca de 102 mil trabalhavam por conta própria.

De acordo com a Letícia Garcia, Gestora de projetos do Sebrae-DF, conta que a presença das mulheres no empreendedorismo, não apenas no DF, mas em todo o Brasil, é crescente. Hoje, elas são titulares ou sócias de praticamente metade dos pequenos negócios do país. Essas mulheres têm contado com o apoio das redes sociais para engajar o negócio e conectar cada vez mais umas às outras, na busca de encorajamento conjunto e trocas de experiências. “Aqui, no DF, mapeamos um grande número de redes de mulheres e esse número é crescente. Observa-se, também, que o estímulo ao empreendedorismo feminino reduz desigualdades e torna a mulher independente economicamente, o que promove outras liberdades, além da financeira”, destaca.

Segue algumas dicas para empreender, por Juliana Guimarães, especialista em empreendedorismo
» Montar um “colchão” de segurança para qualquer tipo de negócio, seja tradicional ou digital. Tem que ter tempo de maturação e entender que precisa investir para faturar. A partir disso, vêm os lucros.
» Descobrir o que sabe fazer e como se diferenciar no ramo.
» Analisar o mercado sob diferentes óticas, estudando concorrências, clientes e estar sempre preparado para o futuro.
» Saber se vai tocar a empresa sozinho ou se terá um sócio. Sociedade é como um casamento. Tem que entender o que tem de comum, o tipo de visão de cada um para dar certo.
cbnfot261120201997 6420317 300x300 Mulheres empreendedoras no Distrito Federal
Foto: Divulgação/Correio Brasiliense

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!