EnglishJapanesePortugueseSpanish
11.10.2019

MUNDO PARTICULAR

%name MUNDO PARTICULARA vida vista e sentida de dentro de um cavaquinho é o que se pode esperar do disco de estréia de Matheus Donato, “Ponto de Vista”. Todos os vídeos do CD-DVD foram gravados de dentro do instrumento com uma câmera gopro, que filma em 360 graus. Imita assim, o jeito do próprio músico e compositor de experimentar e absorver o mundo ao redor. Desde valores éticos, até livros e sentimentos, tudo passa por dentro do instrumento para Matheus, que acaba de completar 20 anos. “É um disco cabeça e de opinião, que trabalha minha concepção sobre coisas nas quais eu acredito”, diz. Todas as faixas são autorais e o lançamento será no Teatro Bar “Espaço número 27”, na 713 norte, no dia 11 de outubro, às 20hs.

Nascido e criado em Brasília, Matheus segue a escola iniciada pelo bandolinista Hamilton de Holanda, que toca um instrumento de 10 cordas, ao usar um  cavaquinho de seis cordas, no lugar das quatro tradicionais, façanha para muito pouca gente no Brasil. É que tanto o cavaquinho quanto o bandolim têm afinações mais agudas e acrescentar algumas cordas aos instrumentos, como fez Hamilton de Holanda, em quem Matheus se inspirou, possibilita atingir também as notas mais graves, ampliando ao infinito as possibilidades de expressão dos instrumentos. Mais uma marca de inovação trazida pelas novas gerações de músicos brasilienses para suas composições e interpretações instrumentais. Márcio Marinho, conhecido como frango nos círculos do Choro, também toca um cavaquinho de seis cordas. Segundo Matheus, além deles, só tem notícia de mais uma ou duas pessoas no Nordeste a fazerem o mesmo.

Dono de um bom humor e uma simpatia que irradia, Matheuzinho, como é chamado pelos amigos, cursa música na Universidade de Brasília (UnB) e começou o gosto pela coisa na Igreja Presbiteriana, a qual frequenta desde criança com a família. Do pagode, onde deu os primeiros passos, passando pelo Choro, até chegar ao que ele chama de “música instrumental brasileira”, gênero do seu primeiro disco, fez aulas  na Escola de Choro Raphael Rabello e tem dividido palco com gente grande da cena local como Fernando César, entre outros.

A verve de compositor começou a aparecer em 2016, mas ele não acreditava no que saia, e sem fé Matheus não faz nada, como deixa claro. “Só depois que eu peguei aulas com um amigo e fiz cursos de composição e harmonia, senti que podia realmente existir alguma coisa ali e aí investi”, conta. E quando ele soltou a imaginação e as cordas do seu cavaquinho para elaborar experiências marcantes de sua vida, saiu um pouco de tudo: blues, ritmos mais africanos, baladinhas, sempre inspiradas no universo musical brasileiro, com o Choro como matriz fundamental. “Como tem improviso, muita gente acha que é jazz e eu tenho o maior respeito por esse gênero, mas não é”, observa.

No show de lançamento, estará acompanhado de quarteto composto pelo professor Paulo Dantas (baixo), Sandro Souza (bateria) e Cairo Vitor (violão). Eles executarão as 9 faixas do CD-DVD “Ponto de Vista”  e mais outras composições conhecidas da música instrumental, na qual transita de A a Z, sem perder o jeito espontâneo e simpático de garoto, abrindo asas para voar e ganhar mundo levando a marca do  talento brasiliense de raiz.

Serviço

Lançamento do CD-DVD: Ponto de Vista

Local: Teatro Bar Número 27, 713 Norte

Horário: 20hs

Ingressos: preço único R$ 20,00 (vinte reais)

Ouça um pouco do CD: https://youtu.be/o1DdyB0FPTQ

Sons da cidade: https://www.youtube.com/watch?v=PcNqxY1q1Go


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!