EnglishJapanesePortugueseSpanish

Músico brasiliense, Marcello Linhos é premiado na 13ª edição do Festival Nacional da Viola (Fenaviola)


%name Músico brasiliense, Marcello Linhos é premiado na 13ª edição do Festival Nacional da Viola (Fenaviola)

Compositor traz o som da viola caipira e prêmio para a capital com canção autoral Flor Sertaneja

“Arranquei do peito meu…As daninhas do passado…Capinei, deixei arado…O solo do coração” (Flor Sertaneja, de Marcello Linhos). Em meio à pandemia, aonde os artistas tentam se reinventar, o compositor, poeta e músico brasiliense Marcello Linhos mostra que fazer arte pode fazer diferença sim. Não apenas para quem vive de arte, mas também para os apreciadores que vêm no entretenimento um alívio e até motivo para sorriso.

Irmão da atriz Adriana Nunes (Os Melhores do Mundo), Marcello Linhos, que também é da companhia queridinha de Brasília e co-fundador da Cia. Armorial, acaba de ganhar prêmio no Festival Nacional da Viola (Fenaviola) com a composição autoral Flor Sertaneja. Em sua 13ª edição on-line, devido à pandemia, o mais importante festival de viola do País de Colatina (ES)  elegeu Linhos dentre os seis melhores compositores do gênero música de raiz do Brasil. Conheça o festival: colatina.es.gov.br/festivais.

E quando a viola está em suas mãos, ela chora. Choram as raízes, o caipira e o sertão brasileiro. Sertão que habita o ser humano, independentemente de morar em uma metrópole ou no interior das vastas terras tupiniquins. Afinal, Linhos fala de memórias, de histórias que mexem com cada um de nós. E é pensando nisso e com toda a sua bagagem junto à Cia. Armorial de Brasília que ele apresenta a sua viola junto com seu grande parceiro que o acompanha no bandolim: O músico também brasiliense Marcelo Lima.

Após ensaios na pandemia e com uma vontade de fazer arte – também um ato de sobrevivência – Linhos se inscreveu no Festival Nacional da Viola (Fenaviola), sem pretensão de prêmios. Mas, o prêmio veio e vem para a capital do Brasil, já que ele foi o único representante do Distrito Federal que, além de se destacar, chegou entre os 12 finalistas e levou o 6º lugar com sua composição autoral Flor Sertaneja.

“Eu me sinto muito feliz de representar a nossa capital, o nosso Cerrado e todo este País que é tão rico e cheio de sertões. Afinal, o sertão nos habita. Gravamos a canção de uma vez, sem pausas e tempos para erros, e mandamos para concorrer no festival. Passamos e, depois, nos apresentamos ao vivo via internet, que é o que podemos e devemos neste momento para proteção de todos. Foi lindo e emocionante”, destaca o compositor e violeiro.

Linhos fundou junto com a irmã e atriz Adriana Nunes e com os músicos Nelson Latif e Marcelo Lima a Cia. Armorial de Brasília. A companhia é reconhecida por trazer as raízes do sertão brasileiro e já se consagrou pelo espetáculo cênico-musical que também virou websérie: Conte Lá Que Eu Canto Cá. Em forma de espetáculo presencial antes da pandemia, Conte Lá Que Eu Canto Cá já passou e foi sucesso de público em Brasília, em vários estados do Brasil e em turnês pela Europa, África do Sul e EUA.

Em formato audiovisual/série, Conte Lá Que Eu Canto Cá homenageia grandes nomes que escreveram e tocaram o sertão brasileiro como Guimarães Rosa, Catulo da Paixão Cearense, Patativa do Assaré, Maria Valéria Rezende e Geraldinho.

Confira a web e música que deu o 6º lugar a linhos no seu canal no YouTube de Marcello Linhos:  https://www.youtube.com/c/MarcelloLinhos.

Gratuito. Livre para todos os públicos.

Serviço: Compositor e músico brasiliense, Marcello Linhos leva 6º lugar na 13ª edição do Festival Nacional da Viola (Fenaviola)

Confira música Flor Sertaneja : https://www.youtube.com/c/MarcelloLinhos

Fonte: Clara Camarano

Fotos: Nick Elmoor.

Por: visitebrasilia
Data: 29/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!