EnglishJapanesePortugueseSpanish
25.05.2020

Músico Marcello Linhos apresenta show virtual Violinha Caipira

Marcello Linhos Violinha Caipira 1024x683 Músico Marcello Linhos apresenta show virtual Violinha Caipira

Ao lado de Adriana Nunes, Fred Magalhães, Marcelo Lima e Nelson Latif, artista brasiliense fará quatro apresentações virtuais com canções, oficinas e surpresas que prometem agradar pais e filhos.

A viola caipira ressoa, encanta e retrata a beleza da música de raiz, desta vez, do Cerrado Brasileiro. O bioma rico em biodiversidade predominante no Centro-Oeste do Brasil virou tema de uma obra musical do músico brasiliense Marcello Linhos. Afinal, o artista nasceu e cresceu no Cerrado. E, como por este se encantou, o mesmo virou uma inspiração para suas composições. Em 2016, Linhos lançou o álbum Violinha Caipira. A obra é destinada ao público infantil e, além de educar sobre um dos mais importantes biomas, apresenta também para os pequenos a típica viola caipira, um dos símbolos da música popular brasileira.

Em tempos de pandemia, o artista resolveu transformar a produção em um espetáculo musical infantil que será transmitido pela internet. O projeto Violinha Caipira terá como foco o estado de Goiás, mas sem deixar de lado todos os públicos que admiram e querem saber um pouco mais sobre o Cerrado e apreciam ouvir uma boa música que, além das crianças, também vai encantar os marmanjos.

As apresentações do artista contarão com suas músicas e as interpretações da atriz Adriana Nunes, uma das fundadoras da Companhia de Teatro Os Melhores do Mundo. Os shows virtuais serão apresentados com workshops guiados após as apresentações e serão realizados nos dias 1º de junho (segunda-feira), com a oficina direcionada para a história da Cidade de Goiás. Dia 2 (terça), o olhar volta-se para a cidade de Pirenópolis, dia 3 as oficinas históricas acontecem sobre a cidade de Niquelândia e, no dia 4 do mês, em Alto Paraíso. As apresentações serão feitas no canal do Youtube do artista:  https://www.youtube.com/channel/UCFUd2cjfM8aHQAUOv9Q7K7A e no site: https://www.violinhacaipira.com.br.  Sempre às 18h. Gratuito e livre para todos os públicos.

“Este é o projeto da minha vida. É um trabalho de cultura, de viola, do Cerrado. Eu comecei a fazer este trabalho quando vi a necessidade de levar música, arte para os meus filhos. Além de tocarmos as músicas, vamos interagir com o público, trazer curiosidades sobre cada uma das quatro cidades do Goiás. É um show musical para pais e filhos”, destaca Marcello, feliz de levar o Violinha Caipira para o público em tempos de pandemia.

O artista estará acompanhado pela atriz Adriana Nunes, que fará intervenções durante o show, além dos músicos Fred Magalhães (percussão), Marcelo Lima (bandolim) e Nelson Latif (violão).

“Falarei sobre cada música, trarei nas apresentações curiosidades sobre o Cerrado, além e outras surpresinhas”, adianta.

O projeto Violinha Caipira conta com o patrocínio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC) e com a realização da Vanguarda – Arte, Cultura e Produção.

As Violas do Nosso Cerrado –

O espetáculo Violinha Caipira é um musical infantil inspirado no CD Violinha Caipira, de Marcello Linhos, que ao longo da vida, testemunhou as várias mudanças na paisagem local, e, nos últimos 15 anos, passou a tocar na viola caipira as belezas que vivenciou e aprendeu a amar. Seu disco, lançado em 2016 e destinado ao público infantil, aproxima as crianças do cerrado biológico, cultural e místico, e apresenta à essas crianças a viola caipira, instrumento de origem portuguesa e um dos símbolos da música popular brasileira.

O musical pretende destacar essas riquezas, mostrando que o discurso da preservação não deve ignorar as verdades biológicas, onde tudo está interligado: os morcegos, o jatobá, o buriti, o som da viola, o beija-flor, os riachos, a cobra coral, o ipê, o tatu, o ingá, a catira, o coquinho babão, a seriema, as folias, o pequi, o joão-de-barro, o bem-ti-vi, eu, você e todos os adultos e crianças. Pretende, ainda, poetizar seus “poderes” místicos: seus raizeiros, benzedeiras, árvores encantadas como a lobeira, o buriti que vira viola, índios, quilombolas, geraizeiros, vazanteiros, gente que vive da e na roça, gente que vive de catar coisas no mato, gente que no final de semana vai ao Bosque dos Buritis ou ao Jardim Botânico para sentir a força e a delicadeza da natureza, nem que seja por algumas horas.

“Esse bioma, seus heróis, suas paisagens, precisam ser cantados e contados. Precisam viajar, habitar o imaginário também das pessoas da cidade e principalmente das crianças que vão herdar essas riquezas todas. É preciso que percebam que essas histórias, esses segredos, essa pujança lhes pertence e o Violinha Caipira está vindo para que possamos conhecer, preservar e nos lembrar sempre disso”, explica Marcello Linhos.

Sobre Marcello Linhos:

Marcello Linhos é músico, compositor, produtor fonográfico, iluminador cênico e diretor técnico teatral. Sócio-integrante da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, já teve a oportunidade de conhecer todos os vinte e sete estados brasileiros convivendo artisticamente e tecnicamente com a pluralidade cultural do Brasil.

Como produtor fonográfico e compositor já produziu e teve suas músicas gravadas por  grandes artistas do Brasil.

Dedica-se hoje, além de sua companhia de teatro, à música autoral e a excursionar com seus espetáculos Marcello Linhos e Armorial e Conte Lá que eu Canto Cá, do qual sua irmã Adriana Nunes, também integrante dos Melhores do Mundo, faz parte ao lado dos músicos Nelson Latif e Marcelo Lima. Seus espetáculos e shows já foram apresentados no Brasil, França, Portugal, Holanda, África do Sul, Moçambique e nos Estados Unidos.

Ficha Técnica

Gênero: Show Musical infantil

Classificação Indicativa: livre, público alvo crianças de até 14 anos

Direção Musical: Marcello Linhos

Artistas: Adriana Nunes, Fred Magalhães, Marcelo Lima, Marcello Linhos e Nelson Latif

Direção Executiva: Maria Rosa Castro

Produção Executiva: Cléber Loope

Produção: Paula Jacobson

Patrocínio: FAC – Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás

Realização: Vanguarda – Arte, Cultura e Produção

Serviço: Marcello Linhos apresenta musical infantil Violinha Caipira

Data:  1º de junho (segunda-feira) –  Cidade de Goiás

2 de junho (terça) –  Pirenópolis

3 de junho (quarta) – Niquelândia

4 de junho (quinta-feira) – Alto Paraíso

Horário: 18h

Apresentações no canal do Youtube do artista:

https://www.youtube.com/channel/UCFUd2cjfM8aHQAUOv9Q7K7A  e no site: https://www.violinhacaipira.com.br

Gratuito

Livre para todos os públicos

CRÉDITO DAS FOTOS: Nick Elmoor

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!