EnglishJapanesePortugueseSpanish

Músicos de Brasília homenageiam compositores das Américas


Violista Daniel Marques e pianista Luiza Aquino 200x300 Músicos de Brasília homenageiam compositores das Américas

Violista Daniel Marques e pianista Luiza Aquino apresentam peças de autores dos EUA, do Brasil e da Argentina nesta sexta (18.06), às 20h, no CTJ Hall, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson
A riqueza da música produzida nas Américas no século XX é inspiração para o violista Daniel Marques e a pianista Luiza Aquino na apresentação do Sextas Musicais no CTJ Hall. O show dos concertistas brasilienses será transmitido ao vivo nesta sexta (18.06), às 20h, pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

Em Música das Américas para Viola e Piano, Daniel e Luiza brindarão o público com um programa com obras de compositores dos Estados Unidos, do Brasil e da Argentina. São peças originais e arranjos para viola e piano da norte-americana Rebecca Clarke; dos brasileiros Francisca Aquino, Suzi Magalhães, Chiquinha Gonzaga e Marlos Nobre; e do argentino Astor Piazzolla.

O concerto, inclusive, presta uma homenagem ao centenário de um dos artistas mais reverenciados da Argentina. Nascido em 11 de março de 1921, Piazzolla incorporou ao tango tradicional recursos da música clássica e do jazz, revolucionando o ritmo portenho. Seu bandoneón (instrumento com aparência similar à sanfona) atravessou fronteiras e foi reconhecido em todo o mundo. O argentino faleceu em 1992, deixando 3 mil composições (sendo cerca de 500 gravadas) e um legado que influenciou músicos em sua terra natal e em outros países.

Os músicos

Daniel Marques e Luiza Aquino iniciaram seus estudos musicais na infância, na Escola de Música de Brasília. Ele é violista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e do Quarteto Capital, além de desenvolver trabalhos camerísticos em diversas formações.

Graduou-se em Música pela Universidade de Brasília. Recebeu prêmios em certames musicais de grande importância. Integrou a Youth Orchestra of the Americas. Foi professor do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Atua como produtor artístico e musical com trabalhos destacados em Brasília e no Brasil.

Luiza Aquino graduou-se em Piano nos EUA, na Hartford University, onde estudou com Luiz de Moura Castro e David Westfall. Na Suíça, na Haute École de Musique de Lausanne, concluiu os mestrados em Master Concert e Master Accompagnement. Ela cumpre intensa agenda como concertista e colaborações camerísticas. Fez turnês de apresentações nos EUA, na Europa e no Brasil. Realizou parcerias com destacados artistas, como Davi Graton (Osesp), Tiago Ellwanger e Elise Pittenger (BH-EUA), e Mariano Rey (Argentina). Atualmente, é professora de Piano da Universidade de Brasília.

Serviço

Sextas Musicais on live streaming

Música das Américas para Viola e Piano

Daniel Marques, viola, e Luiza Aquino, piano

Quando: 18 de junho, às 20h

Onde: CTJ HALL

Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube

Classificação indicativa: livre

 

Fonte: EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Foto: Divulgação

 

Torre de TV

Por: visitebrasilia
Data: 16/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!