EnglishJapanesePortugueseSpanish

No aniversário de Ceilândia, IESB comemora parceria e ações em prol do desenvolvimento da cidade


Fachada IESB 2 1 No aniversário de Ceilândia, IESB comemora parceria e ações em prol do desenvolvimento da cidade

A cidade, coração de Brasília, completa 50 anos com a presença efetiva e engajada do IESB há mais de uma década

A maior região administrativa do Distrito Federal, Ceilândia, completa 50 anos em 27 de março. A cidade com população de quase 500 mil pessoas, de acordo com dados da última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios da CODEPLAN, também é um dos maiores centros econômicos da capital. Mesmo sendo uma das primeiras regiões constituídas, Ceilândia se mantém moderna e é dona de uma das maiores diversidades culturais de todo o DF, sendo considerada também “reduto nordestino”, após ter recebido o título de Capital da Cultura Nordestina do Distrito Federal. Lá você encontra os mais variados tipos de serviços e comércios, bares, restaurantes típicos, feiras, lojas, além de pontos de encontro, eventos culturais e uma população com braços abertos. Assim como a aniversariante, o Centro Universitário IESB consolidou sua reputação ao aliar tecnologia, modernidade e ousadia na formação de profissionais sempre criativos. No Campus Oeste, localizado em Ceilândia e fundado há mais de dez anos, são ofertados, além dos cursos tradicionais, outros voltados para a inserção rápida dos alunos no mercado de trabalho.

A diretora do Campus Oeste, Mirela Berendt, acredita que a cidade e a instituição têm muito o que acrescentar uma para a outra. “Nós tivemos desde o início uma troca importante com a comunidade e isso nos dá uma satisfação muito grande. Sentimos também muita gratidão por parte dos alunos por estarmos em Ceilândia. Lá no início, praticamente durante quatro anos, o IESB foi a única instituição de ensino superior na cidade. Então, o primeiro impacto, foi a possibilidade das pessoas da região cursarem o nível superior perto de casa”, afirma. Além disso, a diretora reforça outros pontos positivos. “A geração de empregos também nos motiva: funcionários diretos, terceirizados e pequenas empresas ao nosso redor, como copiadoras, livrarias, lanchonetes. São visíveis as melhorias na paisagem urbana, como na iluminação, vias e nas calçadas. Os projetos de responsabilidade social realizados no Campus atendem a comunidade e somos reconhecidos por tudo isso”, aponta.

Os aspectos favoráveis não param por aí, Mirela lembra da parceria do IESB com a administração da cidade. “Já foram realizados projetos de alunos da engenharia civil, supervisionados pelos professores do curso, para revitalização de espaços públicos, como pontos de encontro, parquinhos para crianças e quadras de esporte. Nós construímos essa relação com a comunidade por conta desse trabalhos que realizamos, não só internamente. O IESB, como universidade, foi efetivamente além dos seus muros, e buscou apoiar Ceilândia. Acreditamos que a comunidade também tem que colher os frutos com a instituição de ensino”, acrescenta Mirela.
Ações de responsabilidade social

A instituição é destaque em atuações sociais em todos os Campus. O principal movimento é o IESB em Ação, um Programa de Responsabilidade Social inserido no âmbito da Extensão Universitária do IESB, integrando alunos de diferentes cursos a partir de iniciativas que geram benefícios para a comunidade na qual a Instituição está inserida. O programa conta com projetos de orientação jurídica, comunicação comunitária, alfabetização de jovens e adultos, apoio pedagógico na formação escolar, atendimento psicológico individual e comunitário, além de cursos e oficinas de curta duração. Essas ações realizadas no âmbito do Programa de Responsabilidade Social do IESB – IESB em Ação foram reconhecidas pela UNESCO, por meio do estabelecimento da Cátedra em Desafios Emergentes para o Centro Universitário IESB, desde 2008.

Em Ceilândia, o IESB em Ação atua frente a comunidade desde 2009. Alguns dos principais atendimentos são a Clínica de Psicologia, o Núcleo de Práticas Jurídicas e a Clínica Escola de Nutrição. Somente no ano passado, de forma remota ou presencial, o Campus Oeste realizou 8.518 atendimentos na Clínica de Psicologia. Já na Clínica de Nutrição, foram 1.500 beneficiados. O Núcleo de Práticas Jurídicas, que opera com o Campus Norte, prestou assistência a 490 pessoas. A coordenadora do Programa IESB em Ação, Jéssyca Nadia compartilhou que mesmo com a pandemia, foram realizados mais de 29 mil atendimentos em todas as unidades. “E isso é muito importante pra gente, porque percebemos que o aluno conseguiu se reinventar, que nosso programa não parou, pelo contrário, conseguimos alcançar um número maior de pessoas. Na cidade de Ceilândia, já somos referência em atendimentos gratuitos para comunidade. Atualmente, temos 14 projetos de responsabilidade social continuados que beneficiam não só a população, como também nossos alunos, porque eles aprendem na prática. Nosso esforço é com o desejo de atingir cada vez mais famílias”, apontou.

Fotos: Divulgação

Fonte: P Texto

Templo da Boa Vontade

 

Por: visitebrasilia
Data: 26/03/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!