EnglishJapanesePortugueseSpanish
20.11.2020

No Dia da Bandeira, Turismo Cívico do DF é reconhecido com a Medalha Ônix – Mérito Policial

A honra é um reconhecimento pelo trabalho da Setur-DF pela ressignificação do Turismo Cívico na capital federal

 

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, foi homenageada com a Medalha Ônix – Mérito Policial, concedida pela International Police Association Brasil Section (IPA Brasil), entidade, sem fins lucrativos, representativa da Polícia Brasileira e braço nacional da International Police Association (IPA), que traz em seu bojo 70 países a ela afiliados e reconhecida internacionalmente por possuir cadeira consultiva na ONU, Unesco e Europol.

A honra, entregue nesta quinta-feira (19/11), durante evento promovido pela IPA Brasil em comemoração ao Dia da Bandeira (19/11) e ao Dia do Policial Federal (16/11), é um reconhecimento pelo trabalho da Setur-DF pela ressignificação do Turismo Cívico na capital federal. “É um reconhecimento de enorme valor. Representa o resultado do trabalho do nosso Governador, Ibaneis Rocha, e da Setur-DF, em parceria com o Ministério da Defesa, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e a Casa Militar do Distrito Federal pela ressignificação do Turismo Cívico na capital. A cerimônia da Troca da Bandeira é uma festividade nacional, celebrada com orgulho em muitos países, mas que não tinha o mesmo simbolismo em Brasília. E uma das nossas ações, desde o primeiro momento da nossa gestão, foi justamente resgatar esse sentimento de identidade e pertencimento tão importante para a cultura brasileira e nosso Brasil. É o novo olhar do turismo”, afirmou a secretária.

O Presidente da IPA no Brasil, Dr. Joel Zarpellon Mazo, elogiou a iniciativa. “A Bandeira do Brasil é a maior representação do nosso país e esse evento destaca essa importância. A secretária Vanessa é uma grande parceira desse movimento e a visão dela foi fantástica, impulsionando a rota cívica no contexto do turismo brasiliense”, completou.

Desde 2019, a manhã cívica da solenidade de Troca da Bandeira Nacional entrou no calendário da população brasiliense. O evento oferece aos visitantes a experiência do patriotismo e da diversidade cultural do Brasil em plena Praça dos Três Poderes. A celebração, antes restrita apenas a 50 minutos de duração, passou a oferecer uma extensa programação, com atividades gratuitas de lazer, bem-estar, shows culturais e apresentações das forças militares, com divulgação de programas culturais, educativos e sociais. “Ver Brasília recebendo famílias, jovens, estudantes, idosos e tantos outros visitantes, é um marco para a nossa capital federal, sede dos três poderes. A iniciativa da Setur-DF é fantástica e tem o nosso apoio do Corpo de Bombeiros, inclusive para a segurança dos turistas”, disse o coronel William Bomfim, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

A iniciativa da Setur-DF aumentou o engajamento do público, que saltou de uma média de 200 pessoas para cerca de 2,5 mil participantes. 30 mil pessoas assistiram a cerimônica da Troca da Bandeira em 2019, com o recorde de 6 mil participantes apenas em outubro, levando a inclusão do Turismo Cívico e da solenidade também no portifólio de pacotes turísticos de agências de viagens. “Temos tratado o turismo por segmentos, por temas, e nos chama atenção o turismo cívico. A secretária Vanessa é uma entusiasta desse movimento e está promovendo um trabalho belíssimo na cidade. Tanto que temos tomado como modelo e exemplo para levarmos esse projeto para todo o Brasil”, afirmou o diretor de marketing da Embratur, Silvio Nascimento.

O senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do Governo no Congresso Nacional, também reforçou a potência do turismo cívico para Brasília e registrou o aumento do número de visitantes na Casa. Em 2015, o Programa de Visitação do Congresso registrou 142,6 mil visitantes, entre os que fizeram a visita por agendamento ou por comparecimento espontâneo. Em 2016, foram 118,7 mil visitantes; e em 2019, 156,6 mil visitantes. “Brasília se destaca entre as capitais do mundo com o turismo cívico em evolução. O Congresso Nacional é o prédio público com maior número de visitantes no Brasil. Portanto, a parceria da Secretaria do Turismo do DF para o turismo Cívico está só começando. A rota é um potencial em termos de movimentação da economia, de curiosidade e de registros por brasileiros e pessoas do mundo inteiro”, disse o senador.

Em Brasília, o sucesso da ação promovida pela Setur-DF também movimenta outros setores, já que o visitante aproveita a oportunidade em família para visitar outros espaços da cidade. “O turismo cívico é o início da jornada turística. Ponto de partida para uma série de outras atrações oferecidas pela nossa capital e iniciativas da Setur-DF, como visitação ao Centro de Atendimento ao Turista da Casa de Chá, obra de Oscar Niemeyer, localizada na Praça dos Três Poderes. Impacta ainda outros segmentos, como a gastronomia, a arquitetura e o setor hoteleiro, movimentando assim a cadeia produtiva do turismo, gerando emprego, renda e arrecadação”, destaca Vanessa.

Serviço

A cerimônia da Troca da Bandeira é realizada na Praça dos Três Poderes, sempre no primeiro domingo de cada mês. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, apenas as edições de janeiro, fevereiro e março foram realizadas. No dia 6 de setembro de 2020, abrindo a Semana da Pátria, véspera da Independência do Brasil (7/9), o evento foi transmitido on-line pela primeira vez com o projeto “Setembro Cívico – Juscelino para Sempre”, que visa promover Brasília como destino cívico.  O evento contou com apresentações virtuais da Banda da Marinha e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

 

Foto e fonte: Assessoria de Imprensa/Achiles Pantazopoulos

 

%name No Dia da Bandeira, Turismo Cívico do DF é reconhecido com a Medalha Ônix – Mérito Policial


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!