EnglishJapanesePortugueseSpanish
28.01.2019

N(OVO), DE THIAGO DE BARROS

O voo do ovo De Thiago de Barros acrílica sobre tela 30X30cm Foto de Artur Cavalcante 1024x931 N(OVO), DE THIAGO DE BARROS

Escritor lança no Café Savana romance que mergulha no realismo mágico e estabelece um diálogo lúdico entre renomados escritores e músicos brasileiros. Junto com a publicação, serão apresentados os desdobramentos de sua pesquisa poética e narrativa em pintura e assemblage, instalação sonora para o audiolivro.

No próximo dia 2 de fevereiro, às 18h18 o escritor e pesquisador Thiago de Barros lança o romance “N(ovo)” no Café Savana, na 116 Norte Bloco A Loja 4, Asa Norte, Brasília-DF. Na ocasião, o autor apresentará o audiolivro gravado por artistas da cena brasiliense distribuídos em quatro instalações sonoras, além de desdobramentos da obra em pintura e assemblage. Durante a sessão de autógrafos, a publicação de 176 páginas e tiragem de 1.000 exemplares será vendida por R$ 33,33. O projeto “N(ovo)” tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

O segundo livro publicado por Thiago de Barros e seu primeiro livro impresso estabelece uma conversa entre entidades que formam parte da produção cultural contemporânea brasileira em literatura e música. Em “N(ovo)”, diálogos e narrativas reúnem personalidades e personas dessas expressões artísticas e levam o leitor a uma imersão em biografias e pensamentos de nomes como Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Gilberto Gil, Gal Costa, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros. “É como uma psicografia inventada que dá origem a uma polifonia interessante”, ressalta o autor.

O romance conduz a uma experiência que extrapola a publicação ao se apropriar de suportes multimeios, como a instalação sonora para o audiolivro, a pintura e a assemblage. “Cada um dos meios é uma experiência sobre o tema e todos compõem uma faceta do romance”, afirma Thiago de Barros.

A escritora brasiliense Ágata Benício, que escreveu o prefácio da edição digital publicada em 2016 pela Amazon, afirma que “num universo com portas abertas para vários planos (neurológico, neurótico, etéreo, denso, urbano, místico), tem o livro – um livro psicografado no entremeio, na fumaça”. E completa: “Aos personagens célebres, juntam-se corujas, urubus, bruxas e outras substâncias.”

A doutora em literatura brasileira Gislene Barral, responsável pela revisão da publicação, ressalta a qualidade literária do livro. Segundo ela, “todos os elementos de um romance contemporâneo acham-se bem encorpados e costurados: uma escrita altamente autorreferencial, metalinguística; a ênfase no trabalho com a linguagem; o esgarçamento de barreiras entre gêneros; a centralidade do sujeito narrador às voltas com questões filosóficas, existenciais e com a luta com a linguagem, a escrita, a criação e a inserção em uma tradição literária (…), mas a ela acrescentando novidade; o caráter experimentalista da obra (ela quer ter sua identidade, quer ser outra coisa que não o mesmo).”

Multiplataforma 

A primeira edição de “N(ovo)”, publicado pela Amazon KDP, participou de prêmios nacionais de literatura e vendeu mais de 100 exemplares no formato e-book. Na edição impressa, o livro ganha um projeto gráfico especial e formato de audiolivro, gravada com as vozes de diversos artistas brasilienses, de modo a refletir a polifonia da narrativa. Participam da narrativa em áudio os atores Artur Gedankien, Dina Brandão, Leonardo Shamah, Maurício Witczak, Mana Gi Lemos, Ramiro Galas, Marina Mara e Wol Nunnes. O acesso ao audiolivro é garantido por meio de link impresso nos livros físicos e nas instalações sonoras disponíveis no dia do lançamento.

Experimentação

Na ocasião do lançamento, o público poderá visitar a exposição de artes visuais contendo obras em pintura sobre tela e assemblage produzidas pelo autor. Assim como as instalações sonoras – estações de áudio contendo cada uma um capítulo do livro: “O vácuo”, “O voo”, “O ovo” e “De novo”. As pinturas e assemblages apresentadas são desdobramentos do projeto e foram realizadas durante a produção do livro, entre elas “O voo do ovo”, acrílica sobre tela 30X30cm, que ilustra a sobrecapa da edição impressa.

Do total de 1.000 livro impressos, 100 exemplares serão doados a bibliotecas de escolas públicas do ensino médio do Distrito Federal. Após o lançamento do livro, os interessados poderão adquiri-lo pelo e-mail: debarros.thiago@gmail.com ou pelo Facebook/ eusouthiagodebarros

Sobre o autor

Aquariano nascido no dia de Iemanjá no interior de São Paulo, Thiago de Barros reside há dez anos em Brasília, onde atua como pesquisador, produtor cultural, poeta e artista multilinguagens. Psicólogo e mestre em ciências do comportamento pela Universidade de Brasília, sua pesquisa de interface entre a psicologia e diferentes campos das artes tem fomentado sua própria produção artística. “N(ovo)” é seu romance de estreia. Escrito em 2016 a partir de técnicas elaboradas pelo autor, teve sua primeira edição publicada no mesmo ano, de maneira independente e em formato digital, pela Amazon KDP. Thiago tem ainda um livro de contos intitulado “Onirotopia”, publicado na mesma plataforma em 2017. Atualmente desenvolve a coletânea de contos-visuais Nanocatimbó – conto matéria plástica.

Serviço:

N(ovo)

Romance do escritor Thiago de Barros

Lançamento do livro, experimentação do audiolivro e mostra de artes visuais

Quando | 2 de fevereiro, sábado

Horário | 18h18

Local | Café Savana

Endereço | CLN 116 Bloco A Loja 4, Asa Norte, Brasília-DF

Valor | R$ 33,33

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Vendas online | e-mail debarros.thiago@gmail.com

Facebook/eusouthiagodebarros

Ficha técnica:

“N(ovo)”

Romance

Autor | Thiago de Barros

Número de páginas | 176

Tiragem | 1.000 exemplares

Coordenação Editorial | Thiago de Barros

Produção Executiva | OF Produção Cultural

Designer Gráfico Editorial | Hugo Pereira

Revisão | Gislene Barral

Assessoria de Distribuição | Francis Espíndola

Ilustração da Capa | Thiago de Barros

Fotografia | Artur Cavalcante


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!