EnglishJapanesePortugueseSpanish
29.08.2019

NOVO ESPETÁCULO DO GRUPO LIQUIDIFICADOR ABORDA BRECHT EM DIÁLOGO COM O CENÁRIO POLITICO ATUAL

UI 1 Por Natasha de Albuquerque 1024x683 NOVO ESPETÁCULO DO GRUPO LIQUIDIFICADOR ABORDA BRECHT EM DIÁLOGO COM O CENÁRIO POLITICO ATUAL

A Resistível ascensão de Arturo Ui estreia dia 06 de setembro no Espaço Cultural Renato Russo e traz reflexões sobre lugares de poder em uma adaptação de Bertolt Brecht

O Grupo Liquidificador está de volta aos palcos do Distrito Federal e, pela primeira vez, montando um clássico da dramaturgia mundial: A Resistível ascensão de Arturo Ui, que estreia dia 06 de setembro de 2019 no Teatro Galpão, do Espaço Cultural Renato Russo (508 sul). Este é o oitavo espetáculo do coletivo, que completa nove anos de trabalhos ininterruptos na capital federal. A peça é uma reescritura cênica do texto de Bertolt Brecht, uma parábola teatral de 1941 que transporta a história de Hitler – desde a ascensão até a ocupação da Áustria – para o mundo dos gangsters de Chicago, nos Estados Unidos.

Para o Grupo Liquidificador, a obra traça um paralelo preciso que se relaciona com o cenário político mundial dos dias atuais e as constantes ondas de violência que tomam conta do Brasil e de diversos outros países. Com o intuito de repensar e transgredir lugares de poder, o coletivo se debruça sobre a performatividade dos drag kings a partir de quatro atrizes revezando os 27 personagens masculinos do texto. A pesquisa sobre as múltiplas facetas e possibilidades do gênero, sempre presente nas criações do coletivo, se junta à linguagem atual e tecnológica trabalhada pelo grupo em uma montagem com uma pegada política, acessível e atraente para um público variado.

Os quatro drag kings performados pelas atrizes encenam a parábola de Brecht. Durante uma crise no mercado de verduras de Chicago, o cartel da couve-flor se envolve com o gângster Arturo Ui e sua gangue, que aproveitam a situação para tomar o poder da cidade e das redondezas. A ácida e divertida trama convida o público a um jogo cênico que envolve o revezamento entre as personagens do texto, performances drags e as atrizes. Já a trilha sonora da peça, que conta com pesquisa de Kino Lopes e canção original intitulada “Encruza”, composta por Fernando de Carvalho e Ricardo Alcântara, faz uma espécie de colagem sonora que traz referências pop e clássicas atravessando a cena como um personagem.

GRUPO LIQUIDIFICADOR

O Grupo Liquidificador é um grupo brasiliense em atuação desde 2010 e movido pela transversalidade de linguagens artísticas – tendo o teatro como principal ponto de partida. Em nove anos de trabalho, são oito criações geradas durante este tempo: A Cartomante (2010), ULTRA-ROMÂNTICO (2012), Aquário (2014), Janta 1 (2015), Janta 2 (2016), TecnoMagia (2017), Jardim das Delícias (2018) e o novíssimo A Resistível ascensão de Arturo Ui (2019). O grupo oferece também cursos de teatro, realiza produções locais para companhias de fora de Brasília, oferece workshops, encontros e produziu quatro edições da festa de Confraternização do Teatro de Grupo de Brasília.

O Grupo Liquidificador é um coletivo de teatro performativo que se propõe a criar olhares sobre o mundo contemporâneo por meio de uma relação que retire o público de um lugar-comum.

Facebook: @gliquidificador
Instagram: @gliquidificador
www.grupoliquidificador.com

SERVIÇO
A Resistível Ascensão de ARTURO UI

06 a 15 de setembro de 2019
Sexta e sábado, 20h
Domingo, 19h

Espaço Cultural Renato Russo, 508 sul
Teatro Galpão
Ingressos:
R$ 30 (inteira)
R$ 15 (meia)
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 14 anos

FICHA TÉCNICA
#grupoliquidificador
Elenco: Ana Quintas (Enzo DMX), Fernanda Alpino (Clint Esparradão), Larissa Souza (Walter Waleiro) e Nininha Albuquerque (Little Big)
Participação especial: Adriana Lodi
Direção: Fernando de Carvalho
Texto: Bertolt Brecht
Trilha Sonora Pesquisada: Kino Lopes
Figurinos: Yasmin Daltrozo
Concepção de Cenário: Grupo Liquidificador
Colaboração de Maquiagem: Julia Gunesch
Canção Original “Encruza”: Fernando de Carvalho e Ricardo Alcântara
Iluminação: Ana Quintas
Assistência de Iluminação: Larissa Souza
Preparação Corporal: Nininha Albuquerque
Preparação Vocal: Marcia Degani
Fotos Divulgação: Natasha de Albuquerque
Projeto Gráfico: Gabriel Guirá
Assessoria de Imprensa: Maíra Valério
Produção e Realização: Grupo Liquidificador
#brasil #brazil #teatrobrasileiro #brecht #bertoltbrecht #teatrobsb


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!