EnglishJapanesePortugueseSpanish
24.08.2020

O Folclore valoriza a importância da tradição cultural para as crianças

Os personagens Saci-pererê, Boto Cor-de-rosa, Curupira e Mula sem Cabeça fazem parte da infância do brasileiro.

Por Andreza Lorrane

Quem nunca estudou as histórias fantasiosas do nosso folclore brasileiro quando estava na escola? Considerado o um Patrimônio Cultural Imaterial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o folclore ganhou o mês de agosto para celebrar a sua existência, mostrando a importância social por trás dessa herança nacional.

Durante o crescimento do aluno, a cultura popular é fundamental para que os pais e os profissionais de ensino possam contar a história do Brasil de uma forma mais leve e descontraída. Além disso é uma ótima forma de as crianças entenderem como funciona a fauna, flora, culinária local, costumes, língua materna e, inclusive, a contribuição de outras culturas, como indígena e africana, para a formação brasileira.

De acordo com Camilla Sampaio, supervisora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Seriös, abordar o tema com as crianças ajuda no desenvolvimento infantil por trabalhar com histórias, brincadeiras e cantigas. Com essas atividades, é possível melhorar as habilidades orais, sociais, motoras e cognitivas dos estudantes e, por isso, as instituições de ensino valorizam tanto a sua permanência na grade curricular dos pequenos.

“Músicas e brincadeiras desenvolvem, por exemplo, a oralidade, o ritmo e a coordenação motora. Já as lendas possibilitam que as crianças aprendam mais sobre si, sobre o outro e também sobre a lidar com medos e inseguranças, pois há uma mescla do mundo real e imaginário capaz de aguçar a mente e os sentimentos”, explica a profissional.

Camilla informa que, para trazer o assunto à tona na Educação Infantil, é necessário apresentar os elementos culturais próximos da realidade da criança, assim como a origem e a história do que está por trás de determinado personagem e/ou alimento para poder aproximá-la do assunto. “Apresentar lendas, parlendas e músicas, sem contextualizações, não fazem sentido”, complementa.

Para incentivar o trabalho do folclore com as crianças, a pedagoga informa três maneiras distintas de instigá-las a conhecer este mundo:

  •  Trabalhe com o ritmo, musicalização e oralidade;
  •  Promova a iniciação à leitura;
  •  Explore temas que abordam a preservação da natureza.

Camilla também informa que apresentar os animais da natureza, assim como explorar as atitudes positivas para cuidar do meio ambiente, são ótimas táticas para que haja o desenvolvimento infantil!

 

%name O Folclore valoriza a importância da tradição cultural para as crianças
Arte: Fernando Vilela

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!