Brasília em um Único lugar.

14.03.2018

O PORTAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

sao joao d alianca y O PORTAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Quando falamos da Chapada dos Veadeiros, no Goiás, as cidades que estão na boca do povo são: Alto ParaísoSão Jorge e Cavalcante. Na verdade, o portal da Chapada é uma que todos sempre passam batido: São João d’Aliança.
Eu mesma, que já frequento há mais de 17 anos esses lugares, nunca tinha dedicado meu tempo à São João. Há uns 5 anos ouvi falar que a cidade tinha cachoeiras incríveis e lugares muito pouco explorados, e ainda assim, adiei minha ida. Talvez, por conta das atrações lindíssimas de Cavalcante, Alto e São Jorge (que sempre merecem repeteco), eu tenha protelado minha ida ao portal da Chapada.

São João está a 150 km de Brasília e 70 km antes de Alto Paraíso. É caminho obrigatório para quem sai da capital rumo à Chapada. Ainda pouco explorada turisticamente, a infraestrutura para receber o pessoal ainda é bem incipiente e não oferece variedade de hospedagem, restaurantes e guias qualificados.
No entanto, a falta de investimento na área turística de lá é inversamente proporcional a quantidade de beleza natural do lugar. Escrevo esse post alguns dias depois de voltar e ter conhecido apenas 2 lugares da região. Se já estou dizendo isso agora, imagine quando eu voltar (em breve) para explorar ainda mais!

Como Chegar a São João d’Aliança

sao joao d alianca O PORTAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

 

Como disse, São João está a caminho da Chapada e quem passa por Brasília passará por lá, obrigatoriamente.

Alugue um carro! É imprescindível para chegar até as cachoeiras e facilitar sua ida e vinda na cidade. Se você estiver indo de Brasília, a cidade está a 220 km de distância. Se você for por Goiânia, está a 412 km. Alugue um carro aqui que não tem erro. Leve na Vagem é afiliado do Rentcars, você paga o mesmo preço mas ajuda na manutenção do blog! 😉

Caso precise ir de ônibus, veja aqui as opções.

Avião + Carro
O aeroporto mais próximo é o Internacional de Brasília. Alugue um carro e siga o trajeto para Alto Paraíso pela BR-020 e GO-118.  A partir daí são 174 km passando por São Gabriel e São João D’Aliança. Quando chegar em Alto Paraíso, basta virar no trevo à esquerda em direção a São Jorge e seguir pela GO-239 por mais 36 km de rodovia asfaltada.

Ônibus
A partir de Brasília, as linhas de ônibus vão até Alto Paraíso. As principais linhas saem da Rodoviária Interestadual, ao lado do Estação Shopping pela companhia Real Expresso . Duas linhas percorrem o trecho todos os dias, às 10h e às 21h com custo médio de R$ 40.

Carona
É uma das maneiras mais comuns de se chegar à São Jorge. Inclusive, foi assim que cheguei lá quando fui a primeira pra vila, há 17 anos atrás!
Alguns grupos no Facebook organizam e facilitam a comunicação entre quem oferece e quem procura carona, veja:

Central de Caronas – Encontro de Culturas / São Jorge
CONEXAO CHAPADA-BSB – Transporte Solidário

Onde se Hospedar

Minha indicação é a pousada do seu Geraldo (guia mais qualificado do lugar): Rebendoleng.

Seu Geraldo fez uma ecopousada/camping na casa dele, toda de bioconstrução, voltada para a preservação do meio ambiente, reutilização de materiais e sustentabilidade.
No momento, ele tem 3 chalés disponíveis e uma área de camping, com cozinha e banheiros coletivos. Tudo ali foi e é construído por seu Geraldo. Cada cantinho do chalé, a cama que você dorme, o chuveiro embutido na madeira, a janela, a decoração das garrafas de vidro na construção, tudo. Muito cuidadoso e delicado, construiu a ecopousada com detalhes que fazem toda a diferença, tanto estético quanto utilitário. É claro que isso faz com que seja ainda mais especial e incrível o lugar. O espaço acaba sendo um centro de vivências sustentáveis e muitos visitantes vão até lá aprender um pouco do assunto.

As duas atrações mais bonitas de São joão D’Aliança

BOCAINA DO FARIAS

bocaina do farias 300x169 O PORTAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

A Bocaina do Farias é um lugar de surpreender qualquer frequentador da Chapada. Um cânion com cerca de 800 metros de comprimento, com paredões de cerca de 50 metros de altura, esconde uma das belezas mais lindas da região. A formação geológica se deu por conta da ruptura de placas tectônicas há milhões de anos e hoje é um cantinho de cachoeiras, formações rochosas incríveis e piscinas naturais.

cacho bocaina 1 225x300 O PORTAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Ele está a 65 km de São João d’Aliança, sendo 35 km pavimentados e 30 km de estrada de chão. É necessário guia para adentrar na trilha, que por ser pouco visitada, as vezes fica com o mato praticamente fechado em alguns trechos. A estrada até o local também não é sinalizada, e não precisa de 4×4, apesar destes chegarem 5 km mais perto do início da trilha do que um carrinho comum. O trekking é de 7 km ida e volta e o grau de dificuldade é médio/difícil. Na ida até a Bocaina há bastante descida, e na volta, consequentemente, bastante subida.

Quando você sai da Bocaina e segue a trilha, você encontra cachoeiras e poços maravilhosos! É um conjunto de obras da natureza de tirar o fôlego!

CACHOEIRA DO LABEL

label 2 169x300 O PORTAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Essa cachoeira incrível é a maior do Goiás, com 187 metros de altura! Está no alto da Serra Geral do Paranã e é formada pelo córrego Extrema.
Para chegar até lá, é preciso percorrer 26 km de estrada não pavimentada. O estado dela não é dos melhores e para ir são muitas curvas e descidas de morro. É preciso passar por um córrego no meio do caminho. Na época da chuva, é bom ficar atento para saber se carro sem ser 4×4 passa com facilidade. A volta é um pouco tensa, pois o cascalho e os buracos na estrada, dificultam as eternas subidas que precisam ser feitas na primeira marcha e com bastante cautela. A trilha tem 2,5 km e o grau de dificuldade é médio. A estrada não é sinalizada e parte da trilha é feita pelas pedras, beirando o rio, por isso é necessário um guia para levá-la até lá. Seu Geraldo foi um dos homens que ajudou a fazer essa trilha, há anos atrás . Frequenta esse paraíso há mais de 15 anos e conhece cada pedacinho de terra ali.

label 4 169x300 O PORTAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

A cachoeira do Label é imponente e acompanha você em praticamente toda a trilha. O mais incrível é que por mais que se saiba do tamanho e magnitude dela, só é possível, de fato, entender a grandeza dela quando você chega ao poço de água esverdeada. É de arrepiar qualquer ser humano, o lugar é absurdamente lindo!

Dicas Finais

  • Lembre-se que lugares lindos como esse e quase intocáveis como esse, DEVEM ser preservados. E isso só depende de mim e de você, certo? Não devemos terceirizar para o poder público, para os moradores do local, para os guias, etc. O importante é termos consciência de que a beleza dali só se manterá se nós respeitarmos a natureza e a comunidade local.
  • Não tente fazer os trajetos sem guia. Primeiro, porque nada ali é sinalizado, nada! Os caminhos são longos, hora (s) de estrada de chão mais caminhadas demoradas. Alguns dos lugares são de difícil acesso e todo cuidado é pouco. Segundo, precisamos valorizar o trabalho das pessoas que vivem disso na região. Elas estudaram, sabem muito mais do que nós a respeito do lugar e têm muito a nos mostrar e ensinar. Seu Geraldo é uma pessoa, por exemplo, que traz uma paz de espírito sem igual, que faz sua trilha e sua viagem serem ainda mais lindas e engrandecedoras. Entre em contato no número 62 96694729.
  • Leve comida para as trilhas e lembre-se de levar de volta o lixo que produziu.
  • Leve repelente, os mosquitos ali adoram sangue novo.
  • Faça as trilhas de tênis e bota de trekking.
  • Tenha em mente que as estradas não são boas, se tiver um 4×4, maravilha, mas se não, vá com cuidado.
  • Não há muitas opções de restaurantes. O do Atos Hotel fica aberto do almoço para o jantar direto, aos finais de semana.
  • Vá de coração aberto para captar a energia do lugar, a força da natureza e o carinho das pessoas que vivem ali!
Fonte : Luisa Galiza do @levenaviagem

 

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!