Brasília em um Único lugar.

28.09.2017

O Projeto Cultura no Ônibus 

Projeto Cultura no Ônibus 01 O Projeto Cultura no Ônibus 

O Cultura no Ônibus tem como principal objetivo incentivar a leitura, a escrita e o entendimento de forma acessível e gratuita. O projeto começou em 2003 com apenas um livro, que Antônio – fundador do projeto e cobrador da Viação Piracicabana na época – emprestava aos seus passageiros. Depois, ele colocou livros em uma caixa de sapato ao lado da roleta, e hoje o projeto está espalhado em todo o Distrito Federal e outras três estados do Brasil.

Desde 2015, a Viação Piracicabana apoia o projeto e colocou estantes para os livros em toda sua frota, um total de 525 ônibus que circulam pelo DF. Além disso, o Cultura no Ônibus foi expandido para Mogi das Cruzes (SP), pela empresa Princesa Mogi; Petrópolis (RJ), pela Turb Petrópolis; Praia Grande (SP), pela Piracicabana Praia Grande; São José dos Campos (SP), pela Expresso Maringá do Vale e para Uberaba (MG) pela Piracicabana Uberaba.

Projeto Cultura no Ônibus 02 O Projeto Cultura no Ônibus 

O Fundador

Antônio do Livro – como ficou conhecido por conta da iniciativa – nasceu no Maranhão e chegou ao Distrito Federal no ano de 1993. Hoje, trabalha na Piracicabana como coordenador do Cultura no Ônibus.

Convive diariamente com pessoas humildes, estudantes em busca de seus sonhos, crianças, adolescentes e adultos que muitas vezes percorrem grandes distâncias para irem estudar, trabalhar, passear, permanecendo muito tempo dentro do ônibus, sem opção alguma de lazer ou entretenimento. “Com o projeto, o passageiro tem a opção de ler durante a viagem, de levar emprestado ou indicar o livro à outra pessoa”, afirma Antônio.

O Projeto no DF

Além de estar presente dentro dos coletivos, o projeto possui diversos pontos de coleta espalhados para que a população possa doar, o que torna possível o abastecimento diário das estantes. Os pontos ficam na Universidade Católica de Brasília; Universidade Paulista (UNIP); UPIS; Ministério da Justiça; Biblioteca Monteiro Lobato, em Planaltina; Anexo do Palácio do Buriti; Universidade de Brasília; Faculdade Teológica Batista de Brasília; Biblioteca Pública de Sobradinho; Faculdade Projeção de Sobradinho; IFB de Planaltina; Biblioteca Pública de Planaltina; Faculdade Projeção Sobradinho; Biblioteca Pública do Cruzeiro e Colégio La Salle, em Sobradinho.

O Cultura no Ônibus também possui parceiros que fazem grandes doações, como a Biblioteca Barca das Letras, Colégio Leonardo da Vinci, Faculdade UniCesumar e outros.

icon fc 50x50 O Projeto Cultura no Ônibus  icon ig 50X50 O Projeto Cultura no Ônibus 

 

 

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!