EnglishJapanesePortugueseSpanish
22.08.2019

O RISCO DO ARTISTA

Escultura Papilione de Darlan Rosaw 1024x773 O RISCO DO ARTISTA

Coletivo de cineastas, produtores e designers brasilienses estão realizando um documentário sobre Darlan Rosa e fãs e admiradores de seu trabalho podem participar da finalização deste projeto por meio de um financiamento colaborativo. Quem contribuir com esta iniciativa ganha, como recompensa, obra assinada pelo artista.

Mineiro de Coromandel, Darlan veio para Brasília ainda nos anos 1960 onde deslanchou sua carreira como apresentador de tevê, comunicador e artista plástico. Na primeira emissora da Capital Federal, a TV Brasília, entretinha as tardes da criançada com seu personagem Titio Darlan, sucesso que chegou a alcançar 92 pontos de Ibope.

Como consultor da Unicef, produziu inúmeras campanhas publicitárias mundo afora, mas foi a convite do governo brasileiro que criou, em 1986, a mais conhecida de todas com seu personagem “Zé Gotinha”, contribuindo para a prevenção de doenças com a poliomielite, sarampo e rubéola. O sucesso se deu em razão de tornar a criança agente do processo [de vacinação]. O conceito da campanha também alcançou outros países como Alemanha e Angola.

Artista plástico multimídia de reconhecimento internacional, Darlan trabalha com diferentes suportes e formatos. Sua obra mais marcante são esculturas em metal (tridimensionais e vazadas), que interagem perfeitamente com paisagens urbanas. Em Brasília, elas podem ser apreciadas nos gramados próximos ao Memorial JK e Ponte JK, nos jardins do Centro Cultural Banco do Brasil, com o parque interativo “Casulo”, bem como na entrada de edifícios públicos. Pelo mundo, estão espalhadas 50 dessas esculturas por 10 países.

O Risco do Artista, título do documentário, é uma homenagem à vida e trajetória deste grande artista multifacetado que encanta o olhar, de quem vê sua obra, e enriquece a paisagem da modernista Capital Federal. O filme deve circular por festivais nacionais de cinema, assim que finalizado. Para contribuir e fazer parte deste projeto acesse: catarse.me/orisco. Murilo Grossi, premiado ator brasiliense, é quem apresenta o vídeo promocional da campanha de arrecadação.

Contato para entrevista: Beto Seabra – (61) 9.9970-8574

 

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!