EnglishJapanesePortugueseSpanish
04.11.2020

O roteiro turístico focado no design da capital federal

Por Andreza Lorrane

Há três anos, os traços e características de Brasília renderam  título de cidade criativa do design concedido à capital federal pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) disponibilizou um roteiro turístico focado na economia criativa e design da capital federal, que transformou em aposta para atrair turistas e empresários do ramo que desejam explorar Brasília de uma forma diferente. O objetivo é apresentar um itinerário com atrativos que se enquadram no nicho contemporâneo de empreendimentos com o viés criativo na cidade.

De acordo com a coordenadora das Câmaras Empresariais da Fecomércio-DF, Caetana Franarin, a economia é uma área que trabalha com criatividade e capital intelectual. “É um setor que abrange desde projetos musicais e editoriais até a arquitetura e design de uma cidade”, afirma. Para a especialista, a associação desses segmentos de conhecimento podem ser utilizadas na organização de um roteiro turístico. “Atualmente, as pessoas procuram por lugares autênticos e que oferecem experiências diferentes do comum. E associar economia criativa com toda essa realidade de cultura, design e gastronomia é um insumo perfeito para o turismo”, explica.

O empreendedor Miguel Galvão está a frente de dois projetos criativos de Brasília, ele quer da visibilidade para os criadores brasilienses e diz que este mercado tem potencial na cidade. “São ideias, filosofias de vida e formas de expressão variadas que oferecem ao público experiências autênticas, orgânicas e únicas, que só existem em Brasília”, afirma Miguel. Apesar de acreditar na capacidade da capital federal de crescer junto a essa área, ele acredita que é preciso um incentivo maior. “Temos de ir muito além de apenas abrir a avenidas, como a W3, para passeio. Uma forte e ousada política de incentivo fiscal aos negócios criativos, assim como foi feito em outras experiências de sucesso, podem dar frutos incríveis a médio prazo”, ressalta.

A postando no turismo local, a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, afirma que a pasta tem a intenção de investir nesta área. “O turismo criativo sob o olhar do design é uma potência no mundo inteiro. Brasília se fortalece pela diversidade de experiências que oferece aos visitantes e moradores. Vai muito além do que as pessoas imaginam”, destaca. E continua “Brasília tem uma atratividade muito grande e profissionais muito capacitados e talentosos capazes de atraírem um público cada vez maior”, completa.

%name O roteiro turístico focado no design da capital federal
Foto: SETUR/DF

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!