EnglishJapanesePortugueseSpanish

Oficina de contos ensina técnicas criativas a futuros escritores


AlexandreLobão1Foto2 Beto Nociti Acervo pessoal Oficina de contos ensina técnicas criativas a futuros escritores• Alexandre Lobão, autor de “A Bíblia do escritor”, apresenta ferramentas para melhorar a criatividade e a escrita em oficina gratuita e exclusiva para inscritos, dias 8 e 9

“Eu nunca encontrei ninguém que não tivesse a capacidade de contar boas histórias”, afirma o escritor Alexandre Lobão. Especialista em escrita criativa, ele ministra a “Oficina de Contos” da BDB Cultural que será realizada nos dias 8 e 9 de fevereiro, segunda e terça, às 19h, justamente para ajudar a quem quer narrar, mas não sabe ainda como fazê-lo.

São 20 vagas para a atividade que será feita pela plataforma Zoom. O link será enviado apenas para os que tiverem a inscrição confirmada — e a seleção é por ordem de preenchimento do formulário. Para garantir presença, os interessados têm de se inscrever no link https://forms.gle/d1Px2J9qToBWwwZj6 até a manhã de domingo, 7 de fevereiro. Para participar será necessário apenas um dispositivo com conexão estável de internet e ter o aplicativo Zoom instalado.

A oficina será voltada para os contos, ensinando técnicas e discutindo ideias prévias dos selecionados. “O conto é uma narrativa mínima que causa o máximo de impacto. O mundo está acelerando, mudando, e passou a se interessar cada vez mais por esse formato. A leitura migrou para o celular, para um intervalo de tempo curto, então os escritores brasileiros estão investindo e começando a trabalhar mais forte no conto. Esse é um ótimo momento para começar”, comenta Alexandre Lobão.

Para o coordenador de atividades formativas da BDB Cultural, Fernando Vieira, a atividade é importante para mostrar a biblioteca como um espaço vivo e conectado com a atualidade. “A partir de um curso como esse, nós ajudamos o público a se especializar tecnicamente e, quem sabe, dar a eles o que lhes faltava para dar o impulso inicial para suas carreiras artísticas”, diz.

Para saber mais sobre os próximos cursos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCDKEJjxob9YrWy0B7isNeaA), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) da iniciativa.

Curso para ser escritor?

Ainda resiste no Brasil certo tabu em relação à formação acadêmica de um escritor. Muitos acreditam que apenas o talento cria um bom autor de narrativas ficcionais, mas segundo o professor, só o dom não basta. “Para pintor há universidades, para o ator também. Todas as artes demandam inspiração, mas há sempre uma técnica para ser aperfeiçoada”, diz Lobão.

“Há pessoas que desenham naturalmente melhor que as outras, mas mesmo estas, para se profissionalizarem como pintores, precisam aprender técnicas de luz e sombra, teoria das cores, uma série de formações. Com o escritor também é assim, há ótimos manuais sobre desenvolvimento de personagens, estrutura narrativa, storytelling. Ainda que o talento tenha uma importância, a inspiração, a escrita é também uma tarefa de transpiração, de exercitar o que se aprendeu. Não precisamos escolher entre arte e ofício. A escrita é as duas coisas”, completa.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude.

Para o coordenador-geral da BDB Cultural — e também ele um escritor —, Marcos Linhares, esta é uma oportunidade de mostrar outras ligações que a biblioteca pode ter com a literatura. “Muitas pessoas enxergam as bibliotecas como um depósito de livros e um lugar de silêncio. A BDB e a BDB Cultural estão se esforçando para mudar essa imagem, para que as pessoas vejam a biblioteca como um suporte para alcançar novos voos na vida, novos contatos, para aprender e ensinar”, finaliza.

Sobre Alexandre Lobão

Alexandre Lobão é autor de dois manuais que ajudam na formação de novos autores, “A bíblia do escritor” (2017) e “A bíblia do roteiro para quadrinhos” (2020). Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Brasília, o escritor tem 21 livros publicados, com edições em Brasil, Portugal, Estados Unidos e China. Alexandre Lobão se dedica desde 2009 a oferecer orientações para escritores e roteiristas em seu blog e através de workshops de escrita de ficção, além de atuar como jurado em concursos literários e consultor para avaliação de livros e roteiros.

Serviço:

BDB Cultural – Fevereiro de 2021

Oficina online de escrita criativa com o tema “Contos”, ministrada pelo professor Alexandre Lobão.

08 e 09/02, segunda e terça, 19h = Oficina online de escrita criativa, via Zoom, com Alexandre Lobão dedicada ao tema “Contos”.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural
Instagram – @bdbcultural

Fonte: BDB Cultural

Fotos: Beto_Nociti- Acervo pessoal

Por: visitebrasilia
Data: 05/02/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!