EnglishJapanesePortugueseSpanish
06.10.2020

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional dedica concertos ao “Outubro Rosa”

Com mensagem dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha “Outubro Rosa” conta com mobilização de diversas frentes para alertar sobre o problema de saúde que acomete mulheres em todo o mundo. Com o objetivo de reforçar o alerta, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) programa obras que remetem ao universo feminino, chamando a atenção das mulheres para o diagnóstico precoce que pode salvar vidas.

O maestro Claudio Cohen destacou a oportunidade de valorizar não só a saúde da mulher, mas também sua representatividade dentro da música. O regente aponta que a OSTNCS, desde sua fundação, sempre valorizou o papel da mulher no ambiente musical. “Abrindo este mês, queremos também exaltar a importância das mulheres nas orquestras, ambiente que, originalmente, era exclusivamente masculino. Depois de décadas de luta, o número de mulheres nas orquestras aumentou em até 300%”, celebrou o maestro.

Em reforço à campanha sanitária, a sinfônica lançou na última semana um videoclipe homenageando um dos grandes nomes femininos da música clássica brasileira, a compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga, rememorando uma de suas obras, “Lua Branca”.

A MÚSICA E O BEM-ESTAR FEMININO

 Paula 0701 scaled 150x150 Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional dedica concertos ao “Outubro Rosa” %name Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional dedica concertos ao “Outubro Rosa” %name Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional dedica concertos ao “Outubro Rosa”

 

 

 

 

A flautista da orquestra, Luciana Morato, explica que a relação terapêutica e híbrida entre a arte e a saúde pode ser intensificada com a presença feminina das instrumentistas da OSTNCS. “Desde a Antiguidade, a música era usada de forma terapêutica. Os benefícios como o bem-estar, a felicidade e o contentamento remetem à música seu poder de recuperação, sobretudo à saúde psicológica, e consequentemente, física”, destacou.

Luciana Arraes atribui à campanha do Outubro Rosa a função de despertar a importância do cuidado com a saúde da mulher, de manter exames periódicos e do autoexame e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Tudo decisivo no tratamento da doença. A violinista da Sinfônica considera a música um instrumento transformador e influenciador da saúde mental feminina. “O palco, a música clássica e as orquestras sinfônicas têm um relacionamento direto com o grande público e são aliados fortes na divulgação de campanhas tão importantes como essa”, opinou a artista.

A clarinetista Paula Pires acredita que, para além de conscientização e prevenção, o Outubro Rosa também promove suporte e empatia às pacientes que convivem com a doença. “A música é uma excelente ferramenta para se falar poeticamente o que muitas vezes não conseguimos colocar em palavras. Nesse sentido, ações como a da orquestra sensibilizam seu público e ganham muita força”, enfatiza.

PÁSSARO RUSSO

O “Outubro Rosa” da Orquestra se inicia nesta terça-feira (06.10), ás 20h, com transmissão no canal da sinfônica no YouTube do concerto gravado em 02 outubro de 2018, no Cine Brasília. A primeira apresentação da noite será o “Concerto Violino em Ré Maior” de Tchaikovsky. Em seguida, será transmitida a suíte “O Pássaro de Fogo”, do compositor russo Igor Stravinsky. Escrita em 1910, esta obra é baseada nos contos populares russos, sobre um pássaro mágico que é tanto uma bênção como uma perdição para o seu captor.

Regido pelo Maestro Claudio Cohen, o concerto conta com a participação especial do solista alemão Nicolas Koercket. Com os músicos vestidos de branco e portando o laço rosa, símbolo da campanha, o concerto conta com a presença de três musicistas mulheres: a clarinetista Paula Pires e a violinista Luciana Arraes e flautista Luciana Morato.

Texto: Loane Bernardo. Edição: Sérgio Maggio (Ascom Secec)

Fotos: crédito: Raoni Arraes Fotografia

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO: às 20h

06/10

“Tchaicovsky- Concerto para violino e orquestra Op.35”

Solista – Nicolas Koeckert, gravado em 02/10/2018

“Stravinsky – Pássaro de Fogo Suíte”, em  12/12/2017.

13/10

“Gustav Mahler Sinfonia 3, em 16/08/2011.

20/10

“Beethoven Sinfonia 1” em  27/08/2013.

“Weber Clarinet Concerto” em 27/08/2013.

Sebastián Manz (solista)

27/10

“Beethoven Sinfonia 3” em  18/02/2020.

“Beethoven Quarteto de Cordas Op.18 n.2” em 10/10/2017.

Quarteto de Cordas do Teatro Nacional

“Beethoven Abertura Prometheus” em 07/02/2017.

Acompanhe a Orquestra nas redes sociais:

YouTube

Instagram

Facebook

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!