EnglishJapanesePortugueseSpanish

Osdramátikos encerra temporada com oficina gratuita de leitura dramática


Juliana Drummond e Rosanna Viegas Foto de Mari Mattos Osdramátikos encerra temporada com oficina gratuita de leitura dramática

Grupo brasiliense comemora o sexto ano em cartaz com temporada e curso online de leitura em cena

Entre os dias 19 e 30 de abril, o grupo brasiliense de teatro Osdramátikos realiza uma oficina gratuita de leitura dramática, para encerrar a temporada que celebra o sexto ano em cartaz. São apenas 60 vagas, e as aulas vão acontecer às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois horários diferentes: uma turma com 30 pessoas terá aula das 15h às 18h, e outra turma, também com 30 pessoas, fará o curso das 19h às 22h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo Sympla (abre.ai/oficinaleitura). A atividade formativa faz parte do projeto Ciclo de Leituras Dramáticas, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

A programação das aulas conta com textos teatrais dramáticos, cômicos e populares, que vão dos clássicos aos contemporâneos, além de poesias. Por meio dessa seleção de textos os atores do grupo exercitam nas aulas técnicas fundamentais para a leitura em cena, como a pontuação, ritmo da leitura e da fala, interpretação, intenções, motivações e ações dos personagens.

Integrante do elenco, o ator Abaetê Queiroz ressalta que a oficina não é destinada apenas para quem tem iniciação nas artes cênicas. “Cada pessoa aproveita de uma forma diferente. Artistas aprendem técnicas para usarem diretamente em sua profissão. Os demais, levam a experiência para vida”, explica. “Sempre acreditei que teatro deveria ser uma matéria obrigatória em todas as escolas devido aos benefícios que promove em qualquer indivíduo”, comenta o artista.

A oficina inclui a apresentação de uma leitura dramática encenada pelos alunos e alunas, realizada no encerramento do curso. “Nós achamos que parte do ensino só se completa colocando em prática. Tanto a fixação de informações quanto o controle emocional se potencializam com a presença da plateia. Além do empoderamento, ao executar uma apresentação no molde profissional”, afirma Queiroz. E completa, frisando que “ao transitar entre diversos gêneros, o(a) aluno(a) se depara com diferentes facilidades e dificuldades, amplia seu leque de possibilidades cênicas, e conhece os universos dramáticos, épicos e líricos tão importantes para o fazer teatral”.

Última semana

As encenações que abriram o calendário do grupo em 2021 começaram em 23 de fevereiro, com apresentações ao vivo todas as terças e quintas-feiras. Na última semana, o elenco encerra a programação com a dramatização de Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino, na terça-feira (13) e de Ópera do Malandro, de Chico Buarque, na quinta-feira (15), sempre às 21h pelo canal do grupo no Youtube (bit.ly/osdramatikos), onde ficam disponíveis permanentemente todas as leituras já realizadas online.

Educação

Todas as seis obras teatrais e literárias que fazem parte do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) fazem parte da temporada. Elas foram transmitidas entre 23 de fevereiro e 11 de março, seguindo o calendário de provas, e também estão disponíveis no canal d’Osdramátikos no YouTube (bit.ly/osdramatikos) com legenda.

Calendário cultural de Brasília

O formato apresentado pelo elenco se distancia das leituras dramáticas convencionais. Cada encenação conta com o apoio artístico de cenografia e figurino, o que aproxima a leitura dramatizada de uma montagem teatral e  ajuda a criar a atmosfera de cada obra teatral ou literária, sem perder o clima intimista e mais informal.

Em cartaz há seis anos, as apresentações feitas todas as terças-feiras no Teatro Goldoni, desde 2015, fizeram Osdramátikos se tornarem parte do calendário cultural de Brasília. O grupo conquistou um público fiel, que também se adaptou ao contexto da pandemia de Covid-19, e migrou do teatro para o ambiente digital junto com os artistas.

“Sentimos uma falta absurda das apresentações presenciais e não nos esmorecemos. Na pandemia, tivemos que reinventar, readaptar e reentender nossa forma de produzir arte para que ela não deixasse de existir e continuasse a ser vista pelo público”, avalia a atriz Juliana Drummond, que também integra a trupe ao lado de André Araújo, Bárbara Gontijo, Edu Moraes, Léo Gomes, Márcio Minervino e Rosanna Viegas.

SERVIÇO

Oficina online de leitura em cena, com Osdramátikos

De 19 a 30 de abril

Aulas às segundas, quartas e sextas-feiras

Turma Vespertino – 15h às 18h

Turma Noturno – 19h às 22h

Inscrições gratuitas pelo Sympla (abre.ai/oficinaleitura)

Mais informações: (61) 99606-5615

Fonte: Lambada Comunicação

Fotos: Mari Mattos

SÉRIE: Hotéis Históricos – Brasília Palace

Por: visitebrasilia
Data: 12/04/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!