EnglishJapanesePortugueseSpanish

Pesquisa de professor do IFB afirma a relevância de programas de podcasting para a história pública


%name Pesquisa de professor do IFB afirma a relevância de programas de podcasting para a história pública

O podcast se tornou nos últimos anos uma importante expressão do mundo digital contemporâneo, inclusive enquanto meio de comunicação digital no meio acadêmico diante da pandemia. Hoje há projetos e pesquisas desenvolvidas por professores do Instituto Federal de Brasília, tanto na produção de conteúdo como o programa “A Hora do Chá”, de Gastronomia do Instituto, como na recente pesquisa sobre a área de História, apresentada este mês pelo professor Josias Freire, na Semana de Produção Científica do IFB.
Em seu trabalho, a “história pública” é o campo da reflexão da pesquisa, que se dedica à discussão de temas relacionados à elaboração e divulgação do conhecimento histórico para públicos mais amplos, considerando a “história pública digital”, uma vertente de divulgação histórica. Então, ele se dedicou a analisar o podcast como instrumento de produção e reprodução de conhecimento histórico, bem como seus significados históricos. O trabalho empreendeu métodos e técnicas de pesquisas particulares em cada uma de suas etapas, orientadas por uma abordagem qualitativa do material investigado.

“Em produtos culturais midiáticos como os podcasts, que são sistema de distribuição em rede de arquivos, a veiculação de conteúdos históricos na modalidade de história pública tem alcance ilimitado. A veiculação de tais informações contribuem, igualmente, para formatação de determinadas compreensões da história; tornando-se assim, uma mídia incontornável para a reflexão do campo da história.”, explica o professor.

A pesquisa

Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico no contexto de uma pesquisa bibliográfica com intuito de produzir um referencial teórico-conceitual para a análise dos podcasts de história, a partir dos campos da história pública e da teoria da história. Depois, foram realizados os procedimentos de seleção dos podcasts que foram analisados, escolha essa baseada na caracterização do próprio podcast, que deveria se apresentar como podcasts brasileiros de história. Após a determinação dos podcasts a serem analisados, foi realizada a escuta dos mesmo, bem como a extração e o registro de informações acerca dos conteúdos, estratégias técnicas e estéticas dos podcasts.

Todas as informações reunidas foram tabuladas e analisadas. Ao se confrontar os temas desenvolvidos, as estratégias étnicas e estéticas empregadas nos podcasts, aspectos relevantes dessa mídia foram observados.

Conclusão

A pesquisa evidenciou o caráter pluritemático dos podcasts analisados, a vinculação à questões atuais do contexto de produção dos podcasts, bem como a importância da produção e distribuição em rede dessa mídia, bem como sua expansão nos últimos anos. Tais elementos possibilitam a compreensão dos podcasts como importantes instrumentos de produção e reprodução de conhecimento histórico no âmbito da história pública. A pesquisa possibilitou a compreensão dos podcasts de história como uma das principais modalidades de produção e distribuição de história pública digital. Além disso, os podcasts de história como “mídia” estão marcados por algumas características centrais, tais como um caráter pluritemático, atualidade de temas, a participação constante da audiência, e a sua inserção na rede de distribuição massiva e simplificada de conteúdos que forma a chamada “podosfera” – comunidade de produtores e consumidores de podcasts.

Características essas, que tornam os podcasts de história uma mídia com significativos potenciais para a divulgação na história pública e importantes desafios para o ensino de História.

Fonte: Pesquisa “Nas Ondas da História: Reflexões sobre a produção de história pública digital em podcasts de história”, professor Josias Freire, de História do Instituto Federal de Brasília (IFB)

Conheça mais sobre esta pesquisa e outras em www.ifb.edu.br

Por: visitebrasilia
Data: 27/05/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!