Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça prestigia a comemoração do primeiro do ano do programa Viva W3, realizada pela Fecomércio-DF


O primeiro ano do programa Viva W3, que abriu a avenida tradicional de Brasília para esportes e lazer aos domingos e feriados, foi comemorada neste domingo (27), em evento promovido pela Fecomércio-DF, por meio da Câmara Empresarial de Economia Criativa.A comemoração foi respaldada por uma pesquisa da Codeplan e outra da própria Fecomércio que atestam o apoio de ampla maioria de empresários e frequentadores da área à iniciativa. Por decreto, o governador Ibaneis Rocha reservou há um ano a avenida nesses dias, no período das 6h às 18h, para uso exclusivo de pedestres e ciclistas.

GDF e empresas contaram com representantes no aniversário da W3 aberta, como o presidente da Fecomércio-DF,
José Aparecido Freire; a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; o diretor geral do Detran-DF, Zélio Maia;
e o presidente da Codeplan, Jean Lima


Também neste domingo foi comemorado o primeiro ano da reinauguração da Praça das Avós, espaço que foi revitalizado e é case de sucesso do projeto Adote uma Praça.A Secretária do Turismo do DF (Setur-DF), Vanessa Mendonça, prestigiou a celebração, pois a pasta é parceira de várias iniciativas que compõem o projeto Viva W3.

Para Vanessa Mendonça, o projeto veio para dar novas perspectivas para instalar na área um circuito turístico e artístico. Isso inclui a reforma de becos e a revitalização do Cine Cultura, localizado na 507 Sul. Esse prédio, que está deteriorado, será transformado num hub cultural, turístico, de formação e de tecnologia social e de cultura empreendedora.

?Esse movimento está transformando a W3 em um destino turístico, com espaço para experiências da população e uma ressignificação para que todos os empresários tenham oportunidade novamente de investir e se instalar aqui. Graças a esse trabalho que vem sendo realizado com a união e integração de todos?, destacou a secretária.

Também prestigiaram a comemoração do primeiro ano do Viva W3 o secretário de Economia, André Clemente; a secretária executiva de Monitoramento de Políticas Públicas da Secretaria de Governo, Meire Mota; o diretor do Detran, Zélio Maia; e o presidente da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal), Jean Lima. Pela Fecomércio, compareceram ao evento: a coordenadora das Câmaras Empresariais, Caetana Franarin; o presidente e o vice-presidente da Câmara de Economia Criativa, Pedro Affonso Franco e Reinaldo Gomes.

Vanessa Mendonça (Setur-DF) e José Aparecido Freire (Fecomércio): parceria para
transformar a W3 em polo turístico e cultural


Para outras RAs

A abertura da W3 ao lazer foi aplaudida mais uma vez pelos frequentadores da área. Na pesquisa realizada no domingo anterior (20), um total de 82% de mais de 200 entrevistados afirmou que não só apoia a medida como defende a sua replicação em outras regiões administrativas (RAs).

Segundo a Codeplan, a segunda pesquisa sobre a abertura da avenida confirma pesquisa anterior, realizada em outubro de 2020, em que, dos 200 entrevistados, um total de 89% avaliou a iniciativa positivamente. Desta vez, mesmo entre as pessoas que avaliaram negativamente a iniciativa, 29% afirmaram que concordam com a replicação da iniciativa em outras RAs do DF e 21% responderam que depende do local.

Distrito criativo

O apoio à iniciativa foi também atestado por maioria dos 108 empresários da área (64%() que responderam questionários de pesquisa realizada pela Fecomércio, no período de 24 de maio e 9 de junho de 2021.O levantamento foi chamado de Distrito Criativo por causa da intenção de se instalar um espaço de economia criativa entre as quadras 502 e 508 Sul.

Em resposta à pergunta sobre a maior fragilidade da avenida, 42,59% dos donos dos estabelecimentos apontaram a segurança. A falta de estacionamento, que normalmente apresenta número reduzido de vagas no canteiro central da avenida ou na W2, aparece em segundo lugar de fragilidade com 30,56%. Mais de 52% defenderam que os ambulantes não deveriam estar na região.

Mesmo que a localização tenha sido considerada o ponto forte, conforme 72% dos entrevistados, a maior parte sofre com a falta de movimento. Por isso, feiras de produtores locais, além de eventos culturais e esportivos, são apontados como soluções para que mais pessoas passem pela W3.

Projeto ?Viva W3? prevê a revitalização de becos, como ocorreu na 506 Sul


Corredor Cultural

Essa reivindicação dos empresários por mais eventos na área será atendida, segundo o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. Destacou a importância das ações criativas para a retomada do comércio, como o projeto Corredor Cultural, que está previsto para abertura em setembro, e vai ampliar a opção de atrações na W3 aos domingos e feriados.

?Essas iniciativas criativas estão sendo aplicadas e vão dar movimento nesses espaços que estão sendo criados. É o caso do Infinu [na 506 Sul], um prédio que estava abandonado e agora é frequentado. O corredor Cultural vai dar ainda mais suporte e lazer para as famílias que estiverem frequentando a W3?, detalhou o presidente da entidade empresarial.

A artesã Simone Sousa, que expôs seus produtos durante o evento, comentou sobre a oportunidade de vender o seu trabalho na Praça das Avós. Segundo a empreendedora, esse espaço está servindo para compensar a redução das vendas desde o início da pandemia. ?Por isso, é maravilhoso ter um espaço aberto, com movimento e visibilidade para vender as minhas peças?, comemorou.

Fonte: Setur-DF

Aurélio Pereira / Setur-DF



https://www.youtube.com/watch?v=P-sKZTSxjCw