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06.08.2019

PLANO PICTÓRIO PILOTO

CONVITE HB 1024x492 PLANO PICTÓRIO PILOTO

ARTISTA VISUAL CARIOCA MYRIAM GLATT INAUGURA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO NO DISTRITO FEDERAL. ARQUITETURA DE BRASÍLIA INSPIROU PAINEL CRIADO ESPECIALMENTE PARA A MOSTRA, NO MUSEU CORREIOS

Abertura: 8 de agosto, às 19h

Brasília inspirou a artista visual carioca Myriam Glattem sua primeira exposição no Distrito Federal e oitava individual, intitulada “Plano Pictório Piloto”, que será inaugurada no dia 8 de agosto, às 19h, no Museu Correios.Sob curadoria de Ivair Reinaldim, a mostra será composta por dez obras, sendo cinco inéditas, incluindo um painel de azulejos inspirado em AthosBulcão e feito especialmente para a ocasião. Os trabalhos serão organizados em três núcleos principais que relacionam as obras da artista a algumas questões da capital federal.

No primeiro núcleo serão apresentadas “Composição Floral 6” e “4 Estações”, obras anteriores, já exibidas no Rio de Janeiro e em São Paulo, que fazem referência tanto ao interesse de Myriam Glatt pela condição estrutural do módulo que se repete, formando um conjunto maior, quanto pelo caráter cíclico da natureza. Esses trabalhos, neste contexto expositivo, aludem à monumentalidade da paisagem do cerrado e ao orgânico como forte presença frente ao geométrico, elementos que não se excluem, mas se complementam.

Na sequência, o segundo núcleo reúne “Autofagias”, “Periódicos”, “Entre Abas” e “Escultura ZigZag”, reforçando a passagem de pesquisas anteriores da artista para a presença de novos trabalhos, realizados especialmente para a mostra. Em todos eles, a ressignificação do suporte (tela, páginas de jornal e papelão), ora explicita o resgate daquilo que outrora havia perdido sua utilidade, passando a ter seu valor transformado, ora evidencia a possibilidade de reestruturação do fragmento por meio do ato pictórico, dando nova visibilidade a esses materiais, seja pela inserção da geometria seja pela predominância das áreas de cor. Surge, nesse processo, o desejo de participação do espectador, uma vez que alguns desses trabalhos permitem a alteração de suas formas.

A artista começou a trabalhar com materiais reciclados como papelão, caixas de fósforos e jornais depois de ver o excesso destes descartados pela cidade. A partir destes materiais, a artista, que é formada em Arquitetura, cria colagens e campos de cor. “Gosto da ideia de construir, de trazer elementos que vem de diversos lugares para juntos brotar um novo dialogo. Afinal, deslocar, apropriar, selecionar, cortar, colar parece fazer parte de um pintor contemporâneo”, analisa Myriam Glatt.

No terceiro e último núcleo serão apresentadas as obras “Aba Móvel”, “Geometria Móvel”, “Mandala” e aquela que dá nome à exposição. Neste último espaço é possível perceber uma continuidade em relação às questões anteriores, reforçando-se a ênfase sobre a participação do espectador. Em alguns momentos, isso ocorre na alteração da configuração espacial do trabalho por meio da manipulação direta do espectador e, em outros, pela presença integral de seu corpo, que se coloca em relação com a proposição artística como um todo. Parte desse módulo destaca o diálogo da pintura sobre papelão com as cores e o ambiente arquitetônico.

“A mostra culmina no interesse da artista sobre certo aspecto particular de Brasília: os azulejos modernistas de AthosBulcão. A partir da modulação, detalhes de imagens que fazem referência a formas geométricas e orgânicas reconhecidas na arquitetura, na escultura, na fauna e na flora da capital federal, combinam-se de diferentes modos, apontando para uma diversidade de arranjos e para novos caminhos a serem explorados nesse processo”, avalia o curador Ivair Reinaldim.

SOBRE MYRIAM GLATT

Formada em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (RJ), pós-graduada em Arte\Filosofia pela PUC-Rio (2014). Estudou escultura no San Francisco ArtInstitute e no Santa Barbara City College, California USA (83/84). Trabalhou com arte aplicada e cenografia (1990 a 2000). Deu aulas de escultura em papiermaché na universidade Estácio de Sá (1999). Estudou pintura no Parque Lage com Charles Watson (1995 a 1997), João Magalhães, Ivair Renaldim, Daniel Senise, Fernando Cocchiarale, e Marcelo Campos (2008 a 2013). Participou de grupo de estudos do curador Marcelo Campos (2015), de Daniela Labra (2017) e atualmente de Marisa Flórido (2018). Tem obras nos acervos dos colecionadores Claudio Valansi e Sabina Matz, e nos Correios RJ e SP.

Exposições Individuais

2019 – Pardes – Galeria da Hebraica SP, curadoria Olívio Guedes (prevista)

2018 – descartes – Centro Cultural Correios SP, texto curatorial Mario Gioia

2017 – descartes – Centro Cultural Correios RJ, Crítica curatorial KeynaEleison

2017 – Tempo, da contenção à expansão – CCJF, Curadoria Isabel Sanson Portella.

2017 – Flor, da contenção à Expansão – Centro Cultural Correios Niterói, Curadoria Isabel S.Portella

2016 – Semente – Galeria Öko, Curadoria Lia do Rio, texto Mario Gioia.

2015 – Coletivos, manchas e contornos – Galeria TAC, Curadoria Mário Gioia.

Exposições Coletivas

2018 – ArteFormatto – Espaço Bossa Cidade Jardim SP – curadoria Gisele Rossi e Lica Pedrosa

2018 – Ocupação corredor cultural CCBB/Casa França Brasil/ Correios RJ – Curador Paulo Branquinho

2017 – Carpintaria para Todos – curadoria Marcelo Campos, Bernardo Mosqueira e Luisa Duarte.

2017 – Fora da Ordem – Parque das Ruínas, curadoria Rafael Mayer.

2017 – Banquete – Espaço MárciaXClayton

2017 – Circuito Interno fevereiro – Fabrica Bhering.

2016 – Qual o seu link ?- Galeria VG Cassino Atlântico Curadoria Lucia Avancini e MarilouWinograd.

2016 – Qual é seu link? – Centro M. CalousteGulbenkian, Curadoria Lucia Avancini e MarilouWinograd.

2016 – Ponto Transição (Vade Retro Abacaxi) – Fundição Progresso, Curadoria Xico Chaves, Luiza Interlenghi e Sonia Salcedo.

2016 – Arte Brasileira na Contemporaneidade – ArtLabGallery, São Paulo.

2015 – Exposição Virtual ProvocarteSoymujersoy latina americana, Curadoria Lucia Avancini.

2015 – Soymujersoy latina americana – Espaço Cultural Cedim H. Studart, Curadoria Lucia Avancini.

2013 – Onde estou – Galeria Tac Galpão Curadoria Marcelo Campos.

2012 – O Cortiço – Galeria Ceperj, Curadoria Marcelo Campos.

 

“PLANO PICTÓRIO PILOTO”

Abertura: 8 de agosto, às 19h

Visitação: 9 de agosto a 06 de outubro de 2019

Local: Museu Correios

Endereço: Setor Comercial Sul, Q4, bl. A, nº 256 – Ed. Apolo, Asa Sul  – Brasília

Horários: terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às

Informações: (61) 2141-9276

PAINEL BRASILIA DETALHE 150x150 PLANO PICTÓRIO PILOTO MYRIAM GLATT 150x150 PLANO PICTÓRIO PILOTO ENTRE ABAS caixas de fosforos fragmentadas e pintadas 50x50cm cada 2019 1 150x150 PLANO PICTÓRIO PILOTO CONVITE HB 150x150 PLANO PICTÓRIO PILOTO ABA MÓVEL caixas de papelão fragmentadas e pintadas preservando o movimento das dobras dimenão variável 2019 4 150x150 PLANO PICTÓRIO PILOTO


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