EnglishJapanesePortugueseSpanish
17.04.2020

Playlist para comemorar os 60 anos de Brasília

SpotifyBsb60 300x300 Playlist para comemorar os 60 anos de BrasíliaCCBB lança playlist no Spotify com artistas de Brasília

Qual música tem a cara de Brasília? O CCBB preparou uma playlist especial para comemorar os 60 anos da capital. Ao todo, foram reunidas 60 canções que estão disponíveis no Spotify do Banco do Brasil. Na lista, há gêneros que vão do rock ao reggae, da música regional ao eletrônico, passando pelo Rap e Trap.

Para começar, a playlist Brasília 60 apresenta alguns clássicos do rock brasiliense dos anos 80 e 90, os quais colocaram definitivamente a capital da esperança no mapa musical brasileiro. A lista passeia por faixas marcantes de bandas como Legião Urbana, Obina Shok, Plebe Rude, Capital Inicial e Natiruts, entre outras.

A contribuição de rappers candangos para a cena de hip-hop nacional também esta presente com os grupos Câmbio Negro e Tribo da Periferia, além de artistas novos da cena do trap candango, como Droid e Vix Russell. Aliás, a presença das mulheres negras na cena musical do Distrito Federal é algo digno de nota: grupos pioneiros do rap brasileiro como Atitude Feminina, formado em São Sebastião, e artistas mais recentes, como Letícia Fialho e Tábata Lorena, se juntam com cantoras de grande expressão nacional como Flora Matos e Ellen Oléria.

Expoentes brasilienses do forró e de outros gêneros regionais como a dança de roda e ritmo da região Nordeste do Brasil, coco, também estão presentes na playlist. As faixas de artistas como Beirão e Martinha do Coco e de grupos como Chinelo de Couro e Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro mostram como a música brasiliense adaptou as influências artísticas mais populares do nordeste e inventou um uma cultura local forte e pulsante de música popular. Não à toa, o sertão é uma temática muito presente na cultura candanga e perpassa os mais diversos gêneros musicais, como no rock dos Raimundos e no eletrônico do Forró Red Light.

Às casas de show e até estádios lotados para ver bandas brasilienses nos anos 80 e 90, se seguiu nos anos 2000 uma cena de música independente menor, mas não menos vibrante. A playlist Brasília 60 apresenta parte dessa cena com músicas de bandas como Móveis Coloniais de Acaju, Sexy Fi, Rios Voadores, Satanique Samba Trio e várias outras.

O Satanique Samba Trio é uma das pontes dessa cena independente com a cena de música instrumental brasiliense, em grande parte capitaneada por expoentes do Clube do Choro de Brasília, como Hamilton de Holanda e Raphael Rabello. Juntam-se a eles na playlist faixas de alguns dos nomes do jazz feito em Brasília, como Daniel Santiago.

As 60 músicas da playlist comemorativa Brasília 60 não dão conta da diversidade da produção fonográfica brasiliense, mas oferecem um panorama evidente da vibrante cena musical do DF nas décadas de existência da capital federal. Junto às mais diversas formas de manifestação cultural, a música de Brasília é, no seu aniversário de 60 anos, algo a muito se comemorar.

Acesse a playlist no Spotfy: https://open.spotify.com/user/bancodobrasil

Além das músicas da coletânea Brasília 60, você poderá ouvir também as outras playlists disponibilizadas pelo Centro Cultural Banco do Brasil: Scorsese, A Beleza Sombria dos Monstros e Guinga e as vozes femininas.

Serviço

Centro Cultural Banco do Brasil

CCBB Brasília

Facebook/ @ccbb.brasilia | Twitter/ @ccbb_df | Instagram/ @ccbbbrasilia

Fonte: Assessiria de Comunicação CCBB

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!