EnglishJapanesePortugueseSpanish
19.07.2019

POSE DE ARRASA-QUARTEIRÃO

POST 09 02 POSE DE ARRASA QUARTEIRÃO

Autor: MARCUS LIGOCKI JR

“As Vidas de Maria” dirigido por Renato Barbieri é um filme que conta a história de uma mulher que nasceu no mesmo dia da inauguração de Brasília e teve eventos como o afastamento de seu pai, seu casamento e sua separação coincidindo com eventos marcantes na história da cidade como as comemorações da Copa de 70 e as manifestações da Era Collor.

Este filme foi minha porta de entrada no mundo do cinema.

Um ano antes da produção, eu estava em casa lendo o jornal Correio Braziliense quando vi anunciada a abertura da primeira formação executiva em cinema e televisão em terras brasileiras. O ano era 2002 e o curso liderado pelo Leo Monteiro de Barros, produtor sócio da Conspiração Filmes, ocorreria no início de 2003 na Fundação Getúlio Vargas, sediada no edifício Luis Simões Lopes em Botafogo no Rio de Janeiro.

Meu entusiasmo foi instantâneo. Entendi de imediato que esta seria a forma de eu entender as regras desse jogo que eu queria jogar. Precisava saber que leis regiam a atividade cinematográfica, como era estruturado um projeto, quem financiava e por que, e quais eram os interesses principais dos negócios de distribuição e de exibição, e este curso no Rio de Janeiro, que duraria um ano, parecia ser a maneira mais rápida e qualificada de eu aprender tudo isso.

Mas eu morava em Brasília, trabalhava para me manter, tinha um carro uma bicicleta, alguns pequenos objetos e nenhuma reserva financeira. Na época estava trabalhando como roteirista em uma série institucional para Furnas. Já tinha produzido oito roteiros e a remuneração que estava por vir poderia garantir minha manutenção por alguns meses no Rio.

Então decidi. Vendi o carro e a bicicleta, peguei um dinheiro emprestado com meus pais e me mudei para o Rio de Janeiro. Arrumei um apartamento para ficar em Botafogo mesmo e comecei a frequentar as aulas com sede de aprendizado. Meus professores eram executivos da ANCINE recém instituída, socios de grandes produtoras, presidentes dos principais grupos distribuidores e exibidores. Estava ávido por informação e entrei numa campanha para ser o representante da turma, pois assim conseguiria ter comunicação direta com os professores e organizar visitas dos alunos às suas respectivas empresas além de programas de estágio.

Para minha surpresa fui eleito o representante e comecei a realizar tudo que tinha planejado. Tudo parecia estar funcionando, mas aquele dinheiro que eu tinha a receber começou a atrasar. Preocupado com as contas que viriam, comecei a ligar regularmente para o produtor que havia me contratado para saber das perspectivas para o pagamento. Liguei até o ponto em que ele parou de me atender.

Em 2003 havia mudado o Governo e, por algum motivo decidiram não cumprir os contratos assumidos pelo Governo anterior. Não recebi o que me deviam e, de uma hora para outra percebi que não teria dinheiro suficiente para me manter no Rio até o final do curso. Comecei um processo radical de redução de custos, tive a ajuda de primos que me ofereceram casa para ficar sem custos e, felizmente, consegui concluir o curso.  Meu projeto final foi sobre o financiamento do Cidade de Deus e me rendeu entrevistas históricas com o Fernando Meirelles e muitos dos envolvidos com a realização desta que o tempo consagrou como a obra mais bem sucedida do cinema brasileiro no mercado internacional.

Quando voltei à Brasília, me tornei sócio do Renato Barbieri na produtora que se chamava Videografia e mergulhei de cabeça na realização do filme “As Vidas de Maria” que já estava com a produção a todo vapor. Estava ansioso para botar em prática tudo que havia aprendido durante minha formação executiva e meu prêmio foi ver estampado na capa do Caderno de Cultura do Correio Braziliense uma grande matéria sobre filme onde dizia que “As Vidas de Maria” estava sendo lançado com pose de arrasa quarteirão.

icon fc 50x50 POSE DE ARRASA QUARTEIRÃO icon ig 50X50 POSE DE ARRASA QUARTEIRÃO

 

 

POST 09 02 150x150 POSE DE ARRASA QUARTEIRÃO POST 09 150x150 POSE DE ARRASA QUARTEIRÃO

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!