10.04.2018

PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA

DIVULGACAO PPM 2018 PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA

Na semana de aniversário de Brasília, a 4º edição do evento receberá profissionais de todo o país e também do exterior, ocupando vários espaços da cidade como o Pier 21

O Prêmio Profissionais da Música (PPM), idealizado pelo músico e produtor  Gustavo Ribeiro de Vasconcellos, acontecerá em Brasília de 16 a 21 de abril. Ao longo de seis dias, ocupará vários espaços da cidade como o Cota Mil Iate Clube, Câmara Legislativa do Distrito Federal e Pier 21, sendo o shopping, parceiro institucional do evento desde 2017, o palco de boa parte da programação aberta ao público. Em sua 4ª edição, a premiação contemplará representantes de 53 categorias do mercado profissional da música e homenageará Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova e personalidade atuante no mundo da música ainda hoje aos 80 anos de idade.

Se todos os estados brasileiros tivessem um prêmio como o PPM, nossa cultura musical seria uma das três maiores do mundo, sem nenhuma dúvida. Fico muito feliz em ser homenageado por este evento que, por suas características, é único no Brasil”, Roberto Menescal.

Contando, também, com o apoio institucional do Sebrae-DF, a programação será extensa e composta de 15 palestras, 11 showcases, 9 painéis, 1 pitching, sessão solene e cerimônia de premiação. De fora do Brasil estão confirmadas quatro atrações: palestra com o produtor norte-americano Allen Johnston e shows com a norte-americana Layla Khepri, a uruguaia Alfonsina e o sul-africano Mphuzi Chauque. Paralelamente, casas de tradição musical da cidade como o Bar Brahma, Galeria Mundo Vivo, Café Savana, O’Rilley e Eye Patch Panda incrementarão suas programações com atrações do Curto Circuito (1ª edição aconteceu em 2008), um braço do PPM para difusão do talento dos participantes.

Os vencedores, que receberão o troféu A Parada da Música, serão revelados no dia 21 de abril durante cerimônia realizada no Cota Mil. O processo de votação durou cerca de dois meses e considerou votos atribuídos pelos próprios inscritos, público e júri–, com pesos 1, 1/2, e 2, respectivamente. Ao todo, foram 328 finalistas a partir de 988 inscritos (provenientes de 17 estados e 44 cidades brasileiras), 18 jurados e mais de 53 mil votos divididos entre os finalistas. Em relação a este último dado, nada menos que um aumento de 400% em relação a 2017.

O PPM tem como objetivo expor e reconhecer a contribuição dos diversos profissionais envolvidos na criação, produção e circulação de obras e produções musicais e audiovisuais dentro dos mais variados setores. Buscamos colaborar para o desenvolvimento de oportunidades e novos negócios deste grande setor que é a música a partir da convergência com outros segmentos. Assim, podemos expandir fronteiras ao promover intercâmbios e disseminar legados, compartilhando experiências e emoções ”, explica Gustavo.

SHOWCASES PPM

A programação 2018 ganhou um reforço e tanto na parte musical, ampliando-se de modo a se aproximar do público. A partir de artistas da cidade e finalistas que se inscreveram (73 inscrições), também, para se apresentarem durante o evento, foram escolhidas atrações que movimentarão a cidade entre 16 e 21 de abril.

Para o Pier 21 – o shopping abrigará a maior parte da programação do evento– tal como em uma praça democrática, a curadoria foi feita de modo a prestigiar o máximo de variedades e estilos, passando pela viola caipira, rock nacional, música erudita e outros. Entre atrações nacionais e internacionais, serão 11 apresentações: Tarot (DF); Lupa (DF); Joana Bentes (ES), Natália Carreira (DF) e Adriah (DF), com o projeto Canta que nem Mulher; Chico Lobo (MG); Káthia Pinheiro (Toccata); Estrela Leminski e Téo Ruiz (PR); Alfonsina (Uruguai); Craca e Danni Negra (SP), Noite Catarina com John Müeller e Sarau Afro-Açoriano (SC) e Estela Ceregatti (MT).

             A grade de showcases do PPM 2018 se estenderá por casas noturnas de Brasília com a mostra Curto Circuito Independente e contará com Cesinha Rodrigues, Tex Quarteto, Ray Tito e os Calabares, Seu Preto e Dhi Ribeiro, todos do Distrito Federal. A única que virá de fora será Camila Lopez, responsável pelo tributo a Elis Regina, atração da noite Happy-Hour com Menescal, no Bar Brahma.

O HOMENAGEADO

Com uma carreira de mais de 50 anos, o violonista, compositor e produtor Roberto Menescal, autor de clássicos como “O Barquinho”, “VocêNós e o Mar” e “Rio”, é o homenageado da 4ª edição do PPM e estará em Brasília entre 18 e 20 de abril para participar do evento.  O artista capixaba, que também é a cara do Rio de Janeiro, participou de trilhas sonoras de filmes como Joana FrancesaBye Bye Brasil e Sabor da Paixão, e tem quatro livros biográficos publicados. Aos 80 anos, ele continua se apresentando ao redor do mundo, além de atuar como produtor musical.

Na 1ª edição (2015), o homenageado foi o poeta e artista Renato Russo. Na 2ª (2016), o autor e compositor mineiro Fernando Brant foi a personalidade reverenciada. Já a 3ª (2017) focou no coletivo a partir do argumento de que uma associação é resultado de união e colaboração, permitindo expansão e evolução. Assim, a homenagem foi para os 15 anos da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), tendo como símbolos, três de seus fundadores: o músico e maestro Benjamim Taubkin, o produtor Pena Schmidt e o autor e publicitário Thomas Roth. Para este ano, Roberto Menescal, um dos ícones da Bossa Nova, estilo musical que completa 60 anos. Através deles, importantes movimentos musicais brasileiros foram relembrados como o rock de Brasília, Clube da Esquina, MPB e, agora, a Bossa Nova.

BRASÍLIA MARCA FORTE PRESENÇA NA COMPETIÇÃO

Desde a primeira edição, Brasília, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, é uma das cidades a marcar mais presença no PPM, tanto em número de inscrições como de finalistas. Na edição do PPM 2018, o Distrito Federal está em 33 das 55 categorias, com 43 concorrentes. São eles: Programa Face Musical (Canais de Divulgação de Música, Programa de WebTv); Alex Maraskin e Gustavo Fk (DJs); Instituto EMP – Educação Musical Personalizada (Escola de Música); Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia (Festivais de Música); Deguste Cultura e Programa Pauta Musical – Um Passeio pela Magia da Música Erudita (Programa de Rádio); Radio Federal (Web Rádio); Ademir Junior (Arranjador); Zé Mulato e Cassiano (Autor); Sandra Duailibe (Autora); Bloco Fio Desencapado e Bloco Pagode em Brasília – Carnaviola (Bloco de Carnaval); Alysson Takaki (Cantor); Dhi Ribeiro (Cantora, Samba); Luciana Oliveira (Cantora); Choro na Rua e Choro pra Cinco (Choro); Karen Parreira (Cultura Popular); 2Live (Eletrônico); O Tarot (Groove & Pop); Grupo Gente de Casa (Grupo Vocal); Never Look Back (Hardcore); Banda US Blacks (Hip e Hop & Rap); Gabriel Grossi e Tex Quarteto (Instrumental); Kathia Pinheiro (Instrumentista Erudito); Carlos Pial e Gabriel Grossi (Instrumentista Popular); OBACH- Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História, Orquestra JK e Orquestra Juvenil da UnB (Orquestras); Caminhos da Improvisação por Ademir Junior e Instituto EMP – Educação Musical Personalizada (Projeto Especial Educativo); Idelbrando e Barcellus e Zé Mulato e Cassiano (Raiz Regional); Banda Rocan e Lupa (Rock); Território Cultural Assessoria de Comunicação e Um Nome Produção e Comunicação (Agências de Comunicação); Grillo Rocha (Engenheiro de Gravação); Carolina Villa Lobos, Karen Parreira e Kathia Pinheiro (Produtor de Evento); Joana Bentes (Produtor de Trilhas Sonoras para Cinema) e Carolina Villa Lobos (Produtor Executivo).

CONHEÇA OS SEGMENTOS E CATEGORIAS DO PPM

CRIAÇÃO:

Autor; Autora; Cantor; Cantora; Instrumentista Popular; Instrumentista Erudito; Arranjador; Artistas/Intérpretes; Hip Hop & Rap; Instrumental; Rock; Blues; Hardcore; Groove & Pop; Raiz Regional; Cultura Popular; Samba; Choro; Eletrônico; Projetos Musicais Especiais (shows, álbuns digitais, CDs, DVDs ou projetos); Infantil; Educativo; Bloco de Carnaval; Som de Rua; Orquestras; Grupos Vocais e Trilha de TV e Cinema.

PRODUÇÃO:

Editora (Pessoa Jurídica); Produtor Musical; Produtor Artístico; Produtor Executivo; Produtor de Trilhas Sonoras para TV e Cinema; Selos e Gravadoras; Engenheiros de Gravação; Engenheiros de Mixagem; Engenheiros de Masterização; Designer; Fotógrafo; Agência de Comunicação; Diretores de Vídeo Clips; Produtor de Evento; Escritórios de Agenciamento de Artistas; Estúdios de Gravação e Mixagem e Estúdios de Masterização.

CONVERGÊNCIA:

Festivais de Música; Start Ups; DJs; Projetos Culturais Musicais; Canais de Divulgação de Música; Programas de WebTV; Web Rádio; VJs; Rádios Públicas e Privadas; Programas de Rádio; Canal de YouTube; Plataformas de Negócios e Escolas de Música.

CONHEÇA O JÚRI DO PPM 2018

O júri do PPM 2018 é composto por 18 pessoas, entre produtores, jornalistas, músicos, diretores artísticos e tantos outros profissionais relevantes para o universo musical. São eles Thomas Roth, produtor musical, compositor, músico, cantor, ator, apresentador e jurado de televisão; Bruno Boulay, diretor-fundador da TOTEM Records e desenvolvedor de produções artísticas a nível internacional; Marinilda Boulay, produtora e diretora artística de diversas turnês de artistas brasileiros e internacionais no Brasil desde 2000; Fernando Anitelli, ator, instrumentista e compositor e responsável pela criação do projeto  O Teatro Mágico que mistura arte circense, cultura, poesi a e discussões políticas; Flávio de Abreu, produtor executivo e booker que já trabalhou para várias empresas multinacionais em diferentes áreas e realizou projetos em mais de 15 países da África, Médio Oriente, Europa e América do Sul; Manno Góes, compositor, escritor, cantor e baixista brasileiro; Monique Dardenne, uma das criadoras da plataforma Women’s Music Event; Claudia Assef, atora do único livro escrito no Brasil sobre a história do DJ e da cena eletrônica nacional; Pedro Valli, profissional e pesquisador da área de inteligência musical e co-fundador da incubadora de artistas Pac Music; Eron Quintiliano, idealizador e Diretor do MATE (Música, Arte, Tecnologia e Educação), encontro internacional que re&uacut e;ne profissionais do mercado da música e economia criativa da América do Sul; Mariana Guel, gerente de marketing do shopping Pier 21 e uma das idealizadoras do projeto musical Selva; Fabiana Batistela, diretora geral da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo); Renata Gomes, gestora de Comunicação e Marketing há 15 anos, desenvolvendo estratégias para marcas internacionais do segmento de equipamentos musicais, artistas e eventos da área de música e entretenimento; Daniel Domingues, pesquisador do Mapa Musical RJ e coordenador de música da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro; Pena Schmidt, produtor musical; José Carlos Camapum Barroso, jornalista, poeta, compositor e autor do blog cultura Zeca Blog; Laura Lopes, diretora do encontro internacional Música Mundo e da Disco Produções e por Gustavo Goldschmidt, co-fundador e CEO do Superplayer, um serviço de streaming de música com mais de 4 milhões de downloads no Brasil.

APOIADORES DO PPM 2018

Os apoiadores do PPM dividiram-se entre três pilares. Parceiros Institucionais, Parceiros Estratégicos e Apoiadores Culturais. Na Parceria Institucional, o PPM conta com a colaboração do Sebrae DF e Shopping Pier 21. Os Parceiros Estratégicos são: Midem, Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Música Mundo, MATE, FIMS, Prêmio Nacional da Viola, Cultura de Portas Abertas, Prefeitura de Mauá, UBC, Cascelli e a WME. O Apoio Cultural conta com Bar Brahma, Clube do Violeiro Caipira de Brasília, VBS, Cota Mil Iate Club, CD Baby e Habro Music.

 

PROGRAMAÇÃO (painéis, palestras, showcases e pitching)

PAINÉIS (PIER 21)

 

19/04 | das 10h às 11h00

Roberto Menescal 80 anos. E aí, Qual É a Sua Bossa?

PAINELISTA: Roberto Menescal

MEDIADOR: Gustavo Vasconcellos

 

19/04 | das 16h30min às 17h30min

A Renda do Autor na Era Digital e no Audiovisual

PAINELISTA: Manno Góes | Chico Ribeiro

MEDIADOR: Marcelo Carvalho de Oliveira

 

19/04 | das 18h às 19h

A Viola, o Brasil e sua Cultura Popular. Para onde vamos?

PAINELISTA: Chico Lobo | Volmi Batista | Estela Ceregatti

MEDIADOR: João Araújo

 

20/04 | das 10h às 11h

Instrumentos e Equipamentos

PAINELISTA: Renata Gomes e convidados

MEDIADOR: Marcelo Carvalho de Oliveira

 

20/04 | das 16h30min às 17h30min

A Distribuição Digital em tempos de crescimento do mercado latino

PAINELISTA: Jaime Costa | Marcos Chomen | Sandra Gama

MEDIADOR:

 

20/04 | das 18h às 19h

Novas Plataformas de Circulação de Música ao Vivo

PAINELISTA: Cláudia Assef | Laura Lopes | Téo Ruiz

MEDIADOR: Marinilda Boulay

 

21/04 | das 10h às 11h

A Música é Independente?

PAINELISTA: Alfonina (URU) Brian Collins (EUA) | Flávio Scubi Pena Schmidt

MEDIADOR: Bruno Boulay

 

21/04 | das 16h30min às 17h30min

A Economia é Criativa?

PAINELISTA: Décio Coutinho | Saulo Camarotti | Thomas Roth

21/04 | das 18h às 19h

Iniciativas Públicas que Contribuíram para a Música em 2017

PAINELISTA: Adriana Belic | Leonardo Feijó | William Mendonça

 

PALESTRAS (PIER 21)

 

19/04 | das 11h às 12h15min

Musicoterapia para Músicos

PALESTRANTE: Isabella Paz

 

19/04 | das 12h30min às 13h45min

Saúde Vocal para Cantores de Música Popular: Conceito, Exercícios e Patologias

PALESTRANTE: Elen Lara

 

19/04 | das 14h30min às 15h45min

Arte no Áudio: O Pensamento Musical na Mixagem

PALESTRANTE: Rodrigo Lopes

 

19/04 | das 16h às 17h15min

Difusão da Música Instrumental Contemporânea no Mundo

PALESTRANTES: Débora Venturini | Mariana Sayad

 

19/04 | das 17h30min às 18h45min

Violão Brasileiro – Sete Cordas Técnica e Estilo

PALESTRANTE: Rogério Caetano

 

20/04 | das 11h às 12h15min

Sincronização – Como Não Transformar Sua Arte em Commodity

PALESTRANTE: Maurício Tagliari

 

20/04 | das 12h30min às 13h45min

DIY – Drive It Yourself. As novas oportunidades para artistas independentes no mundo digital

PALESTRANTE: Marcos Chomen

 

20/04 | das 14h30min às 15h45min

Introdução à Produção Musical: Arte, Tecnologia e Mercado

PALESTRANTE: Marcelo Fruet

 

20/04 | das 16h às 17h15min

A Música em Festas e Festivais de Rua

PALESTRANTES: Adriana Belic | Fernando Calvozo | Luiz Delfino Cardia | Vander Lins | José Mauro Gnaspini

 

20/04 | das 17h30min às 18h45min

As Biografias Musicais

PALESTRANTE: Deborah Sztajnberg

 

21/04 | das 11h às 12h15min

Novo Cenário Musical

PALESTRANTE: Jacques Figueras

 

21/04 | das 12h30min às 13h45min

O Brasil no Midem 2018

PALESTRANTE: Marinilda Boulay

 

21/04 | das 14h30min às 15h45min

Fenômeno Anitta – Como Construir Marcas Impossíveis de se Ignorar na Música

PALESTRANTE: Pedro Valli

 

21/04 | das 16h às 17h15min

Novas Ferramentas de Comunicação

PALESTRANTE: Vinícius Soares

 

21/04 | das 17h30 às 18h45min

From the Song to the Bank (Da Canção para o Banco)

PALESTRANTE: Allen Johnston (EUA)

 

*Entrada franca, porém sujeita à lotação (50 pessoas)

 

SHOWCASES (PIER 21)

 

16/04 | das 20h às 21h15min

ARTISTA: Tarot (DF)

 

17/04 | das 20h às 21h15min

ARTISTA: Lupa (DF)

 

18/04 | das 20às 21h15min

Projeto: Canta que nem Mulher

ARTISTAS: Natália Carreira (DF) | Joana Bentes (ES) Adriah (DF)

 

19/04 | das 19h às 19h45min

ARTISTA: Chico Lobo (MG)

 

19/04 | das 20às 20h45min

Projeto: Toccata para Menescal

ARTISTA: Kathia Pinheiro e convidados (Toccata)

 

20/04 | das 19h às 19h30min

ARTISTA: Estela Ceregatti

 

20/04 | das 20h às 20h30min

ARTISTAS: Estrela Leminski e Téo Ruiz (PR)

 

20/04 | das 21h às 22h

ARTISTA: Alfonsina (URU)

 

21/04 | das 12h às 13

ARTISTA: Mphuzi Chauque (RSA)

 

21/04 | das 19h às 19h45min

Projeto: Noite Catarina

ARTISTAS: John Mueller & Sarau Afro-Açoriano (SC)

 

21/04 | das 20h às 20h45min

ARTISTA: Craca e Dani Nega (SP)

 

21/04 | das 21h às 22h

ARTISTA: Layla Khepri (USA)

 

*Entrada Franca

 

PITCHING (PIER 21)

 

20/04 | das 16h às 17h15min | Espaço Estúdio

Oficina de capacitação para os 10 primeiros concorrentes mais votados pelo público

COORDENADOR: Bruno Boulay

 

21/04 | das 12h às 13h | Espaço Estúdio

Apresentação dos 10 primeiros concorrentes mais votados pelo público para a banca do Pitching

COORDENADOR: Bruno Boulay

 

*Reservado para os 10 concorrentes mais votados pelo público

 

EVENTOS E CERIMÔNIAS EM HOMENAGEM A ROBERTO MENESCAL

 

18 de abril de 2018 | 18h | Local: Bar Brahma CLS 201

Coquetel de boas-vindas e apresentação da programação do PPM 2018

*Apenas para a imprensa credenciada mediante apresentação de convite

 

18 de abril de 2018 | 19h | Local: Bar Brahma CLS 201

Show com Tributo à Elis Regina com Camila Lopez (RS)

*Couvert: R$10

 

19 de abril de 2018 | 20h | Local: Shopping Píer 21

Toccata para Menescal: homenagem musical da violinista Kathia Pinheiro e convidados (Orquestra Toccata) interpretarão clássicos do ícone da Bossa Nova.

*Entrada Franca

 

20 de abril de 2018 | 9h | Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal

Solenidade Pública de Entrega de Moção de Louvor para todos os finalistas da 4ª edição do Prêmio Profissionais da Música, com a presença de Roberto Menescal.

*Entrada Franca

 

21 de abril de 2018 | 21h | Local: Cota Mil Iate Clube

Cerimônia de Premiação das 53 categorias concorrentes no Prêmio Profissionais da Música 2018

*Reservado para os finalistas da 4ª edição do Prêmio Profissionais da Música 2018 mediante apresentação de credencial

PPM 2018
De 16 a 21 de abril de 2018
www.ppm.art.br

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!