? Primeira edição do ?Encontro Terapêutico? recebe Wander Pereira, professor da UnB que criou a disciplina ?Felicidade? na instituição
? Pandemia e enfrentamento de adversidades estarão entre os temas abordados na palestra que será transmitida nas redes sociais da BDB Cultural


O professor Wander Pereira conhece os caminhos para a felicidade e ele quer compartilhá-los com a BDB Cultural. O psicólogo abre a série ?Encontros terapêuticos?, que mensalmente receberá especialistas em equilíbrio pessoal e emocional nos canais da iniciativa, com uma palestra que mostra que a jornada para a felicidade não é tão difícil quanto parece ? mas nem tão fácil assim. O seminário com o professor será transmitido ao vivo no dia 10 de fevereiro, quarta-feira, às 19h, nas redes sociais da BDB Cultural.

Os ?Encontros Terapêuticos? são um ciclo de formação e educação emocional que realizará atividades mensais ao longo dos próximos 14 meses da BDB Cultural. Quem começa essa jornada pelo aprendizado dos sentimentos é a ?Felicidade?, tema em que o professor de psicologia da UnB Wander Pereira é especialista. Há dois anos, ele criou uma disciplina dentro da universidade com esse tema e desde então estuda as relações sociais com a felicidade.

O isolamento social no divã

Para o coordenador de atividades formativas da BDB Cultural, Fernando Vieira, o workshop chega em hora oportuna, já que é importante que, em um momento como o da pandemia do coronavírus, a BDB Cultural invista em atividades não só para a formação artística, mas também para auxiliar no desenvolvimento pessoal do público. "O ano de 2020 foi duro para todos: enfrentar o distanciamento e o adoecimento nos obrigou a tornar a reflexão um exercício mais cotidiano. A programação, como um todo, tenta abarcar os mais variados aspectos e públicos. Esse curso proposto pela BDB Cultural nos leva a repensar a felicidade como um caminho de autoconhecimento e de agradecimento que é fundamental para o momento que vivemos", diz.

A questão da pandemia será tratada também ao longo do seminário do professor Pereira. ?A pandemia é um momento de investir na mudança efetiva na própria vida, mas muita gente se engajou em promessas muito grandes e acabou se frustrando. A gente tem a oportunidade de mudar em pequenas coisas, o que é determinante é que sejam permanentes os nossos investimentos em uma vida mais saudável física e mentalmente. A pandemia não acabou com as relações, ela potencializou ou evidenciou rachaduras que já tínhamos, coisas que vínhamos construindo como prioridades e que tiveram de ser reavaliadas. Mas é perfeitamente possível ser feliz neste cenário. É um desafio e também é uma oportunidade?, diz.

Jornada para a felicidade

O caminho, porém, passa longe de ser uma receita de bolo, reproduzível para todos. ?Autoestima, autoconhecimento, experimentação, se conhecer é um clichê, mas é colocar isso em prática, desenvolver seus ?músculos emocionais?, isso depende de exercício, de se engajar na proposta de ser feliz. As pessoas esperam uma mágica para tudo, como se as coisas fossem acontecer do nada?, convida o professor.

E para ele, ?Felicidade? é um conceito que as pessoas costumam confundir com excitação e alegria, mas são coisas diferentes. ?Para saber diferenciar tudo muito bem, tem que assistir o workshop na BDB Cultural (risos). Mas de fato ser feliz é diferente de estar feliz. Ser feliz é ser capaz de lidar com as experiências significativas da sua vida, as positivas e as negativas. Ganhos ou perdas emocionais. A felicidade não está só no positivo. Ela é um estado subjetivo, individual, uma compreensão de que minha vida, em geral, é boa e deixar fluir as emoções. Alegria eterna não é felicidade. Felicidade é abraçar todas as emoções e tornar elas vivências significativas para chegar a outro patamar da sua existência?, resume ele.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue ainda pelos próximos 14 meses.

?Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços?, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCDKEJjxob9YrWy0B7isNeaA), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) da iniciativa.

Sobre Wander Pereira

Paraense de Bujaru, Wander Pereira cursou história, filosofia e psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Fez mestrado e doutorado em psicologia na Universidade de Brasília (UnB), onde hoje atua como professor da Faculdade de Engenharia. É o criador da disciplina ?Felicidade?, que foi disponibilizada no calendário acadêmico da UnB pela primeira vez em 2018 e desde então é uma das mais procuradas pelos alunos. Inspirada em estudos de Harvard e Yale, foi a primeira matéria centrada no tema a ser ofertada por uma instituição de ensino superior pública no Brasil.

Serviço:

BDB Cultural ? Fevereiro de 2021

?Encontro Terapêutico: Felicidade?, com o psicólogo Wander Pereira.

Transmissão no YouTube e Facebook, às 19h, de graça.

10/02, quarta, 19h = ?Felicidade? um Encontro Terapêutico com o especialista no tema, o psicólogo Wander Pereira.

Outras informações:
Facebook.com/bdbcultural
Instagram - @bdbcultural

Fonte: BDB Cultural

Fotos: Acervo Pessoal