EnglishJapanesePortugueseSpanish
04.05.2020

Professores, estudantes e fazedores da cultura maker produzem máscaras faciais para doar a profissionais de saúde

casa thomas 1024x576 Professores, estudantes e fazedores da cultura maker produzem máscaras faciais para doar a profissionais de saúde

Projeto é uma iniciativa do Laboratório Aberto da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília e conta com apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, da Casa Thomas Jefferson e de outras instituições para a produção temporária e emergencial de equipamentos

Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, o número de infectados pelo novo coronavírus já passa de 20 mil. Com a grande quantidade de novos casos, as internações dispararam e os hospitais sofrem com a falta de estoque de equipamentos de segurança. Para minorar este cenário, a Universidade de Brasília (UnB) criou, com o apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), um projeto de produção e distribuição gratuita de protetores faciais, conhecidos como Face Shields. A Casa Thomas Jefferson une forças à iniciativa de produção com a tecnologia já utilizada em seu espaço Maker, localizado na unidade da asa norte, ao produzir um dos componentes da máscara utilizando uma cortadora a laser. Entre os beneficiados até o momento, estão o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Hospital Regional do Gama (HRG) e o Hospital Odontológico de Taguatinga.

A máscara tipo Face Shield (protetor facial) cobre toda a parte frontal e lateral do rosto para proteger os profissionais de doenças que podem ser transmitidas por substâncias corporais, como respingo de sangue, saliva e outras secreções. A produção do equipamento de segurança (EPI) ocorre no Laboratório Aberto de Brasília, orientada pela professora de Engenharia de Produção da UnB e coordenadora do projeto, Andréa dos Santos. No local, a equipe produz o suporte da máscara em impressora 3D e finaliza o equipamento com a peça transparente (feita de material PETG), produzida e cortada a laser no laboratório do Thomas Maker, na Casa Thomas Jefferson. Todo o processo segue as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fabricação

O Laboratório Aberto da UnB funciona como uma base de operações. Todo o material produzido pela Casa Thomas Jefferson é encaminhado, seguindo o protocolo de prevenção, higienização e segurança, para ser finalizado e adicionado à estrutura das máscaras. Mais tarde, esses equipamentos de segurança são distribuídos gratuitamente a hospitais do Distrito Federal e Entorno. O objetivo do projeto é doar mais de 25 mil máscaras até o final do projeto. As equipes trabalham de forma reduzida, com apenas dez bolsistas e voluntários, em três turnos, com acesso controlado aos ambientes.

Para os organizadores do projeto, o momento é de reforçar laços com a comunidade, validando a iniciativa de cooperar com a causa e contribuindo de maneira comprometida com este momento delicado. “Atuar como fazedores que somos, colocando nossa expertise, equipamentos e espaço à disposição para produzir soluções necessárias destes problemas reais, em um momento tão delicado e único como desta pandemia, tem total relação como o que acreditamos ser o papel e a missão de um espaço maker, na sua essência. Desejamos ajudar e estávamos ansiosos para tanto”, afirma Soraya Lacerda, professora e coordenadora do Thomas Maker.

Contribuição
Em razão da escassez de matéria prima, como filamento para a impressora 3D e placas de PETG transparente, a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos lançou uma campanha para receber e gerenciar doações de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e empresas. Interessados em apoiar a iniciativa devem entrar em contato pelo e-mail doacaovida2020@finatec.org.br ou pelo site www.finatec.org.br/doacao, descrevendo sua forma de contribuir, e informando nome e número de contato para maiores orientações.

Outra forma de contribuição é colocar à disposição do projeto a cortadora a laser do seu espaço maker, caso ela possua área de corte mínima de 50×50 cm. Para isso basta cadastrar-se junto ao projeto pelo formulário disponível em http://gg.gg/vida2020_cadastro_laser.

SERVIÇO:
Laboratório Aberto de Brasília
www.laboratorioaberto.com.br

Thomas Maker
www.thomas.org.br/makerspace

Para doações de matéria prima contatar diretamente a FINATEC:
Email: doacaovida2020@finatec.org.br
Site: www.finattec.org.br/doacaowww.finattec.org.br/doacao

Para cadastro de cortadora laser preencha o formulário abaixo:
http://gg.gg/vida2020_cadastro_laser

Sobre a Casa Thomas Jefferson – A Casa Thomas Jefferson é um Centro Binacional Brasil-Estados Unidos sem fins lucrativos, fundado em 1963. Com o objetivo de promover um intercâmbio cultural, a escola se tornou uma das referências no ensino de língua inglesa em Brasília. Em mais de cinco décadas de atuação, a instituição construiu sua tradição com o diferencial de unir educação e cultura para promover experiências singulares que impactam e transformam a vida das pessoas, criando oportunidades para evolução pessoal, social e profissional. Hoje são seis unidades por todo o Distrito Federal, além de parcerias com conceituadas escolas e a nova expansão em Uberlândia/MG.

Serviço:
Casa Thomas Jefferson
SEPS 706/906 – Conjunto B CEP: 70390-065
Asa Sul – Brasília, DF
Telefone: (61) 3442-5501
Site: www.thomas.org.br
Facebook: www.facebook.com/CasaThomasJefferson
Instagram: www.instagram.com/ctjonline/

casa thomas 150x150 Professores, estudantes e fazedores da cultura maker produzem máscaras faciais para doar a profissionais de saúde casa thomas1 150x150 Professores, estudantes e fazedores da cultura maker produzem máscaras faciais para doar a profissionais de saúde casa thomas2 150x150 Professores, estudantes e fazedores da cultura maker produzem máscaras faciais para doar a profissionais de saúde

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!