EnglishJapanesePortugueseSpanish

Programação de Julho: Programa CCBB Educativo – Arte e Educação


Lugar de Criacao e1625150058220 Programação de Julho: Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

Um mergulho na arte e em suas tantas manifestações: artes plásticas, escrita, música… A programação digital do CCBB Educativo de julho se aprofunda em várias dessas temáticas, abordando a forma como a arte afeta de forma diversa o ser humano.

Em Com a Palavra (12/07), Vitor Pordeus faz “Um percurso pela exposição Nise da Silveira: A Revolução pelo Afeto”. Claudinei Roberto da Silva, em Transversalidades (14/07), investiga o que os museus comunicam através de seus “Acervos Falantes”. No Lugar de Criação Digital (16/07) a proposta é responder à pergunta “O que é Patrimônio Cultural?”. Amaro Freitas, no Múltiplo Ancestral (24/07), comanda a conversa sonora apresentando “Baquaqua Sankofa”. Em 25/07, uma conversa sarau festeja a Data Comemorativa Dia Nacional do Escritor. E Brisa Flow, em mais um Múltiplo Ancestral (31/07), propõe um “Canto para tecer a Memória”. Entremeando a programação digital, o Lugar de Criação realizará cinco encontros presenciais.

O acervo do Museu Banco do Brasil e a exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade também poderão ser acessados presencialmente através das Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras. Já a modalidade Visitas para Escolas e Instituições, realizadas mediante agendamento, permanecem em modo on-line.

Com atenção às medidas de contenção do coronavírus e número de participantes reduzido, o CCBB Educativo voltou a oferecer algumas atividades presenciais nas instalações do CCBB Brasília. São elas Lugar de Criação, Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

VISITAS MEDIADAS
O que é: Visitas à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade. Nessas visitas, educadores e público dialogam, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.
Serviço:
Terças, quartas, quintas e sextas, às 10h, às 12h e às 18h.
Classificação indicativa: a partir de 5 anos
Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM
Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS
O que é: Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.
Serviço:
Quintas e sábados, às 18h.
Duração: 1 hora.
Classificação indicativa: a partir de 5 anos.
Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.
www.ccbbeducativo.com/visitas.
https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

LUGAR DE CRIAÇÃO
O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.
Serviço:
Sábados às 15h
Duração: 1h
Classificação indicativa: a partir de 3 anos
Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso.
Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

03/07 – OFICINA DE SABERES
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.

10/07 – JOGOS DE ARTE
Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

17/07 – OFICINA DE ARTES
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

24/07 – OFICINA DE HISTÓRIAS
Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

31/07 – OFICINA DE SABERES
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES
O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.
As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.
Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.
As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.
Serviço:
Durante todo o mês de julho
Duração: de 50min a 1h30min
Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.
Classificação indicativa: a partir de 5 anos.
Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

12/07 – COM A PALAVRA – Um percurso pela exposição Nise da Silveira: A Revolução pelo Afeto, com Vitor Pordeus
O que é: Visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda as exposições a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.
Serviço:
Segunda, às 10h
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos
Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo
Acesso: Evento gratuito

14/07 – TRANSVERSALIDADES – Acervos Falantes, com Claudinei Roberto da Silva

Serviço:
Quarta, às 15h
Duração: 2h
Encontro em formato Webinar
Vagas: 500
Inscrições: 500
Classificação Indicativa: a partir de 16 anos
Inscrições: www.ccbbeducativo.com
Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

16/07 – LUGAR DE CRIAÇÃO DIGITAL – O que é Patrimônio Cultural?
Serviço:
Sexta-feira, às 10h
Classificação Indicativa: a partir de 3 anos
Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

24/07 –MÚLTIPLO ANCESTRAL – BAQUAQUA E SANKOFA, com Amaro Freitas
O que é: O Múltiplo Ancestral são trocas ligadas a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o patrimônio material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade. Mensalmente, um novo episódio disponível em vídeo sobre saberes ancestrais, contação de histórias, brincadeiras, cantigas e outras manifestações da cultura brasileira.
Serviço:
Sábado, às 10h
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 6 anos
Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

25/07- DATA COMEMORATIVA – DIA NACIONAL DO ESCRITOR
Serviço:
Domingo, às 14h.
Duração: 1 hora e 30 minutos
Encontro em formato webinar.
Vagas: 100
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos.
Acesso: Evento gratuito.
Inscrições: www.ccbbeducativo.com

31/07 – MÚLTIPLO ANCESTRAL CANTO PARA TECER MEMÓRIA, com Brisa Flow
Serviço:
Sábado, às 10h
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 6 anos
Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

PERCURSO – PODCAST CCBB EDUCATIVO
O que é: Percurso é um podcast mensal, de caráter cultural, realizado pela equipe Programa CCBB Educativo – Arte & Educação. Com previsão de dez edições lançadas entre janeiro e outubro de 2021, seu conteúdo articula entrevistas e comentários críticos a partir de atrações da programação do Centro Cultural Banco do Brasil, além de memórias recentes de atividades realizadas pelo Programa CCBB Educativo. A cada edição, o programa aborda atrações de cinema, teatro, música e artes visuais em diálogo com um tema específico, articulando-se ainda aos eixos temáticos que atualmente orientam as atividades do Programa CCBB Educativo: Cultura de acessibilidade, Recursos digitais em aulas nas artes, Educação, cultura e processos decoloniais, e Natureza e Cultura. Partindo de abordagens reflexivas e pedagógicas, Percurso destaca caminhos, processos, conceitos e contextos relacionados à programação cultural e educativa do Centro Cultural Banco do Brasil.
#6 – FUTURO*
Neste programa, conversamos com as curadoras Analu Bambirra e Carol Almeida sobre a “Mostra de Cinema Árabe Feminino”, convidamos a atriz Clarice Niskier para uma conversa crítica a partir do espetáculo “Coração de Campanha”, falamos sobre a exposição “Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade” em uma conversa de mediação com o educador Tiago Cruz e trazemos uma reflexão sobre a atividade “Desenho Vivo”, realizado no CCBB Brasília
Serviço:
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos
Local: redes do CCBB, BB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação
*(tema e conteúdo sugeridos, aguardando envio e/ou atualização da programação dos CCBBs)

SERVIÇO 
Assessoria de imprensa CCBB: Bárbara Lusieux Dias Burnier – barbaraburnier@bb.com.br  – (11) 98968-4586
CCBB Brasília
Aberto de terça a domingo das 9h às 21h
SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura
Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia, twitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasil

Claudinei Roberto em Transversalidades e1625150337808 Programação de Julho: Programa CCBB Educativo – Arte e Educação Brisa Flow em Multiplo Ancestral cred Larissa Machado Programação de Julho: Programa CCBB Educativo – Arte e Educação Amaro Freitas em Multiplo Ancestral Programação de Julho: Programa CCBB Educativo – Arte e Educação Com a Palavra com Vitor Pordeus Programação de Julho: Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

Fonte: Conteúdo Comunicação

Foto: Divulgação

Por: Lilian Mendes
Data: 01/07/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!