EnglishJapanesePortugueseSpanish

PROJETO ALQUIMA


%name PROJETO ALQUIMACurso de biojoias e ourivesaria expõe peças criadas por alunos surdos

 O Projeto Alquimia, curso de Ourivesaria e Biojoias para pessoas surdas, terá momento especial neste 16 de novembro, com a abertura de uma mostra no centro de ensino da Aruc, local que abriga as aulas ministradas pela designer Suzana Rodrigues e pelo ourives Celso Grecov, idealizadores do projeto. Na ocasião, na presença de convidados, professores, alunos, e intérpretes de libras participarão de um café da manhã festivo para celebrar a evolução de todos e comemorar a forte liga que se formou entre eles.  35 peças expostas também estarão à venda. Parte do valor será utilizado para ajudar nas despesas com a matéria prima e parte será dividida entres os alunos.

A exposição, que poderá ser conferida até 03 de dezembro, apresentará as peças produzidas pelos alunos do curso. Com os ensinamentos de Celso e Suzana, apoiados por uma intérprete de libras, eles confeccionaram colares, brincos e pulseiras, num total de 20 biojoias e 15 peças mesclando ourivesaria e biojoias, combinando Latão Brass, Alumínio, Cobre, Solda de Prata e Estanhos com sementes de jarina, paxiubão, açaí, inajá, baru e muito talento. Não há nada que pague ver o brilho nos olhos de quem aprende. Para mim, não há joia mais bela”, afirma o mestre Grecov, sobre o desenvolvimento dos aprendizes.

Apoiado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Economia Criativa do Governo do Distrito Federal, o Projeto Alquimia apresentou aos participantes um meio de se desenvolverem profissionalmente e artisticamente, descobrindo um ofício. Já iniciados em várias técnicas, agora eles lapidam seus conhecimentos e talentos. “Uma ideia transformada em ação, um sonho transformado em realidade. É sabido que sempre que somos privados de algum sentido, desenvolvemos os outros com maior intensidade. Ainda assim, o resultado é surpreendente. O aprendizado foi mútuo e o sentimento é de enorme realização”, revela Suzana.

Ao longo do curso que se estende até 03 de dezembro, os alunos vêm aprendendo sobre projeto de peças com desenhos técnicos, ferramentas e equipamentos, noções de segurança básica em ateliê de ourivesaria, dimensões e cálculos, uso de serra, corte, soldagem, laminação, trefilação, desbaste com limas, uso de lixas, polimento, pesagem, pontos de macramê, costura com linha e agulha e princípios éticos na profissão. Do aprendizado até a produção das peças para a exposição, os aprendizes produziram 120 peças.

 Serviço

Mostra Alquimia

De 16/11 a 03/12

Abertura: 16/11, às 10h

Centro de Ensino da Aruc

www.alquimiajoias.com

Fonte: Donna Mídia Comunicação

Fotos: Divulgação

Por: visitebrasilia
Data: 17/11/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!